por reinaldoaf » 07 Out 2009 16:01
Vamos ver se consigo ajudar ou complicar mais as coisas...
há algum tempo que estou mexendo com motores de passo, e já até montei uma cnc que desmontei e estou iniciando outro projeto..
Obs.: se vc usa em um driver comercial, provavelmente sabe que motor de passo é pra posicionamento e não carga, é o primeiro erro da maioria e já deixo explicito isso para os que forem ler, no seu caso acho que vai ser desnecessário.
Bem, como eu faria, o micropasso puramente é tecnicamente simples, eu faria com 2 PWM de um PIC um comparador AND pra 4 portas, ande no passo A e B o PWM Pa e C e D o PWM Pb,
Bem estamos falando de acionamento unipolar.
ai funciona da seguinte forma, sempre se têm duas bobinas acionadas porem elas estão em lados diferentes, conectadas pelo comum, então eu faço a variação do PWM Pa e Pb por exemplo em intervalos de 5% ou 10% de forma que eu suba o Pa a 100% depois inicie a subida de Pb até 100% isso me daria o centro entre as duas bobinas e depois diminuo o Pa até 0%, troco o A para B e começo a subir o Pa... a orden de ligação é A C B D então teria micropassos...
O problema é o seguinte, não basta você controlar o PWM do micropasso, você tem que controlar também o PWM de corrente do motor e esse é o cara chato, porque na verdade não compensa usar motor de passo sem driver chopper, eu mesmo usaba 80V 3A em um motor nominalmente 6v 3A isso me dava um ganho assombroso na rampa de torqueXfrequência, já que o PWM faz a corrente do item imediatamente acionado subir rápidamente rompendo mais facilmente o campo magnético gerado pela bobina que acabou de ser desacionada... porém chega uma hora que a força é insuficiente para manter o movimento..
O bom driver de motor de passo depende basicamente de:
Um excelente controle de corrente nas bobinas (PWM)
Um excelente sistema de tratamento de corrente reversa, reaproveitando-a ou escoando-a o mais rápido possível.
Ótima proteção contra transientes, e o sistema gera bastante mesmo.
Micropasso é para remediar um problema mecânico ou para evitar um trabalho da mecânica, pois é muito mais eficiente e confiável uma redução planetária zero folga 1:200 que um microstep 1:200.
Att,
Reinaldo