Protocolo Miwi , documentação portugues, eu tenho

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Protocolo Miwi , documentação portugues, eu tenho

Mensagempor HC908 » 17 Set 2009 17:43

Bom amigo tenho um material sobre o protooclo Miwi em portugues caso os amigo queira colocar em um site para downloads. pode manda um e-mail pra mim. wellington.messias@gmail.com
HC908
Byte

Mensagempor tcpipchip » 17 Set 2009 19:37

Com certeza eu quero colocar :):):)

Sempre é bem vindo mais documentacao MIWI, já que só temos da TEXAS e MICROCHIP :(

tcpipchip@hotmail.com

Aproveitando, posso te fazer umas perguntas sobre MIWI da MICROCHIP ??? Tenho 5 duvidas apenas :)

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor HC908 » 18 Set 2009 09:00

Acabei de enviar a documentação, favor disponibiliar para todo mundo ok? a respeito das pergunta pode pergunta fica a vontade.
HC908
Byte

Mensagempor tcpipchip » 18 Set 2009 10:03

http://www.basic4ever.com/pdf/ProtocoloMiWi.pdf

Voce quer que eu divulgue algum produto teu, como exemplo, a pilha com comandos AT para MICROCHIP ou TEXAS ?

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 18 Set 2009 10:15

HC

Voce é um dos poucos no Brasil que conheço que domina o MIWI, mas para dominar, tenho certeza que não foi muito fácil...são mais de 5000 linhas de código em C para se estudar e mais 4 ou 5 datasheets, e nenhum grupo de discussao específico.

Ai vao algumas duvidas que tenho...quanto ao MIWI...quanto ao P2P, está tudo OK.

-O que é, e para que serve o indice de conexão?

-Tem como saber os long address dos dispositivos conectados ao PAN ou outro FFD?

-Quando o dispositivo recebe um pacote, existe algum meio de saber se ele era o destinatario do pacote?

-Como obter o long address de destino do pacote?

-Pode ter um dispositivo atuando em mais de uma rede simultaneamente?

-Tem como determinar um tempo para o dispositivo dormir?

-No que difere usar o AddConnection do CreateNewConnection?

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 18 Set 2009 10:18

Foram 7 duvidas ... e não 5.
Favor excluir duas...

rs
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor barboza » 18 Set 2009 15:54

Incluo outras......

É possível usar a pilha MiWi para obter informações de RSSI e LQI ou similar para estimativa de posição física?

Conhecem alguma aplicação com este fim?

Quais kits ou HW usam? Fractum?

Existem simuladores desse tipo de rede?
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor tcpipchip » 18 Set 2009 17:00

É possível usar a pilha MiWi para obter informações de RSSI e LQI ou similar para estimativa de posição física?

SIM!

Conhecem alguma aplicação com este fim?

RASTREAMENTO DE PESSOAS SEM USO DE GPS (TRIANGULACAO)

Quais kits ou HW usam? Fractum?

FRACTUM, TEXAS, MICROCHIP E ALGUNS NA CHINA (EM MÉDIA U$11,00 O MÓDULO)

Existem simuladores desse tipo de rede?

SIM, A MICROCHIP TEM UM .HEX QUE VOCE GRAVA EM UM DOS MODULOS PARA FAZER SNIFFER
tcpipchip
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 21 Set 2009 07:48

Ola a todos
Estava lendo esse documento da rede MIWI e fiquei com uma duvida entendo que uma rede Mesh tem as seguintes caracteristicas:

O protocolo de roteamento, que faz a varredura das diversas possibilidades de rotas de fluxo de dados, com base numa tabela dinâmica, onde o equipamento seleciona qual a rota mais eficiente a seguir para chegar ao seu objetivo, levando em conta a maior rapidez, com menor perda de pacotes, ou o acesso mais rápido à Internet, além de outros. Esta varredura é feita diversas vezes por segundo, sendo transparente ao usuário, por exemplo, quando o nó que estava sendo utilizado para de funcionar e o sistema se rearranja automaticamente.

Outra característica importante das redes mesh é o roaming, característica das redes que permitem ao usuário o trânsito entre nós da rede sem perder a conexão no momento da troca. A consequência prática é a mobilidade geográfica que o sistema permite.

Outro ponto interessante é que apenas um ou mais destes nós precisam estar conectados à Internet. Os outros apenas precisam de alimentação de energia. O sistema sempre saberá quais saltos serão necessários para que a requisição de um cliente em qualquer ponto da rede, chegue da forma mais eficiente possível à Internet http://pt.wikipedia.org/wiki/Redes_Mesh

E esse protocolo a define como:

"Uma rede MESH é similar a uma rede CLUSTER, exceto pelo fato de que
os dispositivos FFD podem rotear mensagens diretamente para outros dispositivos FFD. As
mensagens para os dispositivos RFD devem ser encaminhadas para seu “Pai”
(Coordenador). A vantagem é que reduz latência e aumenta-se a confiabilidade. Assim
como nas redes CLUSTERS, as redes MESH são de múltiplos-saltos (Multi-hop)."

Ou seja são coisa muito diferentes.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor tcpipchip » 24 Set 2009 08:12

HC908

Podes tentar resolver as nossas questoes ?

Tambem enviei estas questoes a MICROCHIP (SUPPORT) esta manha...

Abraços

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 24 Set 2009 21:39

Bom dia

A Microchip me respondeu as questoes do MIWI. Vou postar aqui para voces. Pq tava F. entender a documentação da MICROCHIP (AN e código fonte)

TCPIPCHIP
======================================

Hi XXXXXXXXXX

I am wonder about your Brazilian AT COMMAND set for MIWI protocol.

Here are the answers to the questions that you sent us.

- How to know the long address of the devices hardwired to the PAN or another FFD?

Depending on the short address of the device, you know whether it is joined to a PAN Coordinator or a Coordinator. Once you know the short address, you can request for the long address of the device and that way, you will be able to know which parent the device joined to.

- When the device receives a package, exists some way to know if it was the addressee of the package?

The packet header information has both the source and destination address and so you should be able to read the source address from the packet header to know the device address.

- How to get long address of destination of the package?

Either you have to manually enter the destination address or you can use the 'socket' connection between the source and destination - in order for you to not know the exact long address of the destination.

- Can have more than a device acting in a net simultaneously?

Multiple devices can communicate simultaneously as long as they are not in the radio range of each other. If the devices are in the same radio range, then only one device in the network can communicate at any one time.

- Has as to determine a time device to sleep it?
The sleep time is determined by the application and so you would have to set the watch-dog timer depending on your application requirements.

- Wich differs to use the AddConnection of the CreateNewConnection?
AddConnection is used for a Coordinator to add a node to the network. CreateNewConnection is used by a device which wants to join a network.

Regards
Microchip Support.
tcpipchip
Dword

FRACTUM (ainda não estão preparados ZIGBEE)

Mensagempor tcpipchip » 25 Set 2009 17:19

Pessoal,

Uma dica, nao se arrisquem a comprar os modulos FRACTUM, achando que é fácil, que tem comandos AT prontos. É ilusão...se voces mandarem um e-mail querendo tirar duvidas sobre o MIWI (principalmente sobre alguma função em C, não estou falando de lógica de programação) para a FRACTUM, voces ficarão a ver navios...se voce duvidar um pouco do profissionalismo deles...eles vao te lascar a seguinte frase:

-Sr .........., eu não te vendi o PROTOCOLO ZIGBEE/MIWI, eu vendi o módulo (ai voce fica sem ação)...eu concordo...mas te enrolarem vários dias é fogo...para vender...é rapidinho....

Bem, eles sao bons em Hardware...mas AINDA leigos sobre o Software que roda nos modulos deles...torço para que dominem um dia...mas...nao vou esperar este dia chegar...

Então,se voce espera algum suporte por parte deles em Software...ESQUEÇA...se vire sozinho e mande um TICKET para MICROCHIP...

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor KILB » 25 Set 2009 18:55

Oi TCP,

Gostaria de ter lido estas tuas linhas a uns dias atraz, porque eu acabei de receber o FBee kit, ou seja me fu....

Bom deixa eu te fazer só uma pergunta:

Vc tem o projeto compilado que ja vem gravado nas placas?

Isto simplismente pra mim tentar começar a enteNder alguma coisa, por que na propaganda do kit eles dizem o seguinte:

O FBee Kit é composto de duas placas de aplicação, duas placas FBee Wipe com adaptador,
um cabo de conexão serial RS232, duas baterias, dois conectores para bateria e um CD com
todas os documentos e exemplos de aplicações.

De tudo ai em cima só veio as duas placas com um programa ja gravado que apertando um botão de uma das placas acende o led da outra.

É comico, mas da vontade de chora :evil: :cry: :evil: :evil:

Voltando um poquinho TCP, se vc tiver o projeto do programa do botão e led e puder me mandar ficarei muito agradecido.

mcspv1@gmail.com

Obrigado

KILB
VENDO BRASILIA 78 - AZUL CALCINHA - RODA GAIUCHA, PNEU TALA LARGA E TOCA FITA RODSTAR, TRATAR NO BUTECO
KILB
Byte

Mensagempor tcpipchip » 26 Set 2009 11:04

Oi TCP,

HI

Gostaria de ter lido estas tuas linhas a uns dias atraz, porque eu acabei de receber o FBee kit, ou seja me fu....

VOCE NÃO ESTÁ F. NÃO...APENAS COMPROU MÓDULOS DE ALGUÉM QUE NÃO TEM AINDA NÃO TEM COMPETENCIA PARA DAR SUPORTE AO SOFTWARE DOS MÓDULOS...ALGUÉM QUE APENAS SE RESPONSABILIZA PELO HARDWARE. QUANTO AO SOFTWARE...SE F. O USUÁRIO....
E OLHA, EU NÃO LIGUEI PARA TIRAR DÚVIDAS DE LÓGICA...APENAS DUVIDAS SOBRE O PROTOCOLO...

NUNCA VOU ESQUECER ESTA FRASE QUE O VENDEDOR ME DISSE:

"EU NAO TE VENDI PROTOCOLO, CONCORDAS ? EU NÃO TE VENDI SOFTWARE, CONCORDAS ? ENTÃO NAO POSSO FAZER NADA POR TI..."

Bom deixa eu te fazer só uma pergunta:

MANDA.

Vc tem o projeto compilado que ja vem gravado nas placas?

SIM TENHO. SÃO OS EXEMPLOS DA MICROCHIP. O CUIDADO QUE VOCE DEVE TER É QUE OS EXEMPLOS SÃO PARA O CRISTAL DE 16MHZ. EU NÃO SEI QUAL CRISTAL É O DA PLACA DA FRACTUM.

Isto simplismente pra mim tentar começar a enteNder alguma coisa, por que na propaganda do kit eles dizem o seguinte:

O FBee Kit é composto de duas placas de aplicação, duas placas FBee Wipe com adaptador, um cabo de conexão serial RS232, duas baterias, dois conectores para bateria e um CD com todas os documentos e exemplos de aplicações.

SIM, DEVEM SER PARES PARA VOCE FAZER A COMUNICAÇÃO ENTRE ELES VIA ZIGBEE, P2P OU MIWI.

OS DOCUMENTOS QUE ESTÃO NO CD SÃO OS AN DA MICROCHIP E OS CÓDIGOS EXEMPLOS TAMBEM SÃO DA MICROCHIP.

OU SEJA...ELES QUEREM QUE VOCE SE VIRE SOZINHO...QUERES SUPORTE TOTAL ? PAGUE ELES QUE ELES TE DÃO (ESTADIA, PASSAGEM, ETC)

De tudo ai em cima só veio as duas placas com um programa ja gravado que apertando um botão de uma das placas acende o led da outra.

SIM, É O EXEMPLO P2P. ELE FIXA UM CANAL NUM LADO, O OUTRO ACHA O CANAL, E ESTABELECE UM LINK P2P, COM OPCAO DE ENVIO UNICAST E BROADCAST.

É comico, mas da vontade de chora :evil: :cry: :evil: :evil:

POIS É...EU NÃO ME ARRISQUEI A COMPRAR OS KITS...EU MESMO FIZ O KIT (SIMPLES FACE) E SÓ COMPREI OS MODULOS (2 DE CADA MODELO, 150MT, 300MT E 5000MTS)

AI EU GRAVEI UM BOOTLOADER NO PIC PARA NÃO NECESSITAR DE UM GRAVADOR...PARA GANHAR TEMPO NOS ESTUDOS DOS PROTOCOLOS.

Voltando um poquinho TCP, se vc tiver o projeto do programa do botão e led e puder me mandar ficarei muito agradecido.

VAMOS LÁ....

http://www.inf.furb.br/~maw/zig/
Tens que ler todos estes AN

Agora, instale estes softwares
http://www.inf.furb.br/~maw/zigbee/

Ai voce deve conhecer o MPLAB C18, ai abra o projeto e edite o p2pdefs.h, com relação ao cristal e compile...(cristal) (e config fuses)

Ai é começar a analisar o código e o datasheet em paralelo...gravar...testar...e entrar num LOOP

mcspv1@gmail.com

me adicione no MSN no e-mail, tcpipchip@hotmail.com, na medida do possivel eu te ajudo nesta etapa inicial...

Obrigado

TCPIPCHIP

KILB
tcpipchip
Dword

Mensagempor KILB » 26 Set 2009 11:59

Oi TCP,

Muito obrigado por sua atenção e pronta resposta.

Bom eu vou dar uma olhada no links que vc indicou e ai a gente vai se falando.

Muito obrigado mesmo :D :D :D

Valeu

KILB
VENDO BRASILIA 78 - AZUL CALCINHA - RODA GAIUCHA, PNEU TALA LARGA E TOCA FITA RODSTAR, TRATAR NO BUTECO
KILB
Byte

Próximo

Voltar para PIC