PIC 32 - quais as vantagens?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PIC 32 - quais as vantagens?

Mensagempor _blackmore_ » 12 Set 2009 17:26

Bom pessoal, eu não sou conhecedor mas andei vendo no site da MicroChip e também já a algum tempo vejo e ouço falar sobre os PIC 32.
Estou pensando em fazer alguma aplicação, mesmo que simples para ter alguma noção nestes xipins.
Eu vi algo sobre os encapsulamentos, sobre os recursos, e até algo sobre os compiladores e sobre os gravadores.
Mas claro, as dúvidas sempre aparecem e logicamente pelo nível báááásico que não tenho eu pregunto:

-Se o nome é PIC³² , pq é tão "difundido" a facilidade de trabalhar como os PIC´s de 8 e 16 bits?
-Compliador, vi que tem o C32 C compiler, mas existe algum outro que alguém conheça e indique?
-Literatura, além dos datasheets existe alguma literatura em português?

Qualquer informação referente ao assunto do tópico será bem vindo.

anrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 12 Set 2009 18:18

MPLAB , Debuguer, Gravadores etc. compatíveis.

Mas, parece que no momento a "bola" esta com a NPX (Philips) com seus LPCxxx
Núcleo Arm Cortex-M3
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 12 Set 2009 19:25

terminei por encontrar um artigo da revista saber eletronica que fala algo.

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/504

De acordo com uma parte do artigo, os PIC32 tem uma taxa maior de instruções maior do que ARM´s ... mas esta parte eu não entendi muito bem ... vou procurar mais sobre a taxa de Dhrystones pois é neste ponto onde é dito que o PIC32 é superior ao ARM 7 e 9 (será verdade? :shock: )
Voltando ao DMIPS, essa velocidade maior do processador ou processamento, é mesmo garantia de maior velocidade no resultado? ou apenas mais "facilidade" no processar ou "pensar" do microcontrolador? :?
Que negócio doido é esse hein?

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor tcpipchip » 14 Set 2009 09:57

Outra coisa do PIC32 é "USB On-The-Go"

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor xultz » 14 Set 2009 10:43

Numa apresentação da Microchip eles disseram que optaram pelo core MIPS porque ele consegue mais Dhrystones que ARM. Pode até ser. Mas a Microchip não tem bala na agulha prá fazer micros com mais MHz de clock, então se o sujeito precisa de processamento no pau, prá aplicações de interface potente ou processamento digital de sinais, o PIC32 quebra as pernas do sujeito.
Eu ainda sou muito mais os ARMs.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor proex » 14 Set 2009 10:54

ARM cortex é mais poderoso e mais barato que PIC32.
proex
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 14 Set 2009 13:01

xultz e proex

Microchip não tem bala na agulha prá fazer micros com mais MHz de clock
então bixo, nisso eu fiquei confuso ... se não me engano o clock máximo é 80MHz ... mas as instruções (ou Dhrystones) não é maior do que um ARM com as mesmas características?comparativamente se eu usar um PIC com 60MHz de clock e um arm com 80 ou 90MHz de clock, não teremos resultados próximos de processamento?
É importante dizer que estou com uma dúvida quanto as qualidades e vantagens de se usar um PIC32 ou um ARM, tudo quanto a material didático, apoio técnico, curso, acesso a componentes e periféricos ...
Gostaria de fazer um curso nesta área, mas preciso de um pouco mais de informações para decidir (ARM ou PIC32, de longe muito longe, talvez um dsPIC).
Confesso que tenho mais vontade de aprender ARM, mas não tenho qualquer base comparativa e tenho medo de não aproveitar nada.

obrigado pelo retorno!
_blackmore_
Dword

Mensagempor xultz » 14 Set 2009 13:39

Blackmore, pode ser que você esteja certo. Porém, hoje temos ARM com mais de GHz de clock. Sem contar que Dhrystone faz um teste de velocidade restrito ao core. Porém, existem aplicações que podem ter gargalos na parte de transferência de informações, entre memórias, por exemplo, daí os MIPS não são a coisa mais importante a se levar em consideração.
É óbvio que tudo vai depender da tua aplicação, e pode ser que um PIC32 rodando a 60MHz seja mais eficiente que um ARM a 80MHz, e pode ser que tua aplicação precise desse poder, e pode ser que o preço deste PIC seja menor que todos os ARM da concorrência com este poder e tamanho.
Então, existe uma chancezinha de o PIC32 ser a melhor opção para tua aplicação. Entende onde quero chegar?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 14 Set 2009 13:56

Eu prefiro ARM.

ainda mais se for pensar em usar ICD2 e MPLAB, afff

não mexi ainda com o PIC32, e se os preços praticados aqui no Brasil seguirem a política dos outros pics, eu não acho muita vantagem, à não ser que a MCHP lance algum PIC32 dip.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 14 Set 2009 14:12

xultz

acredito que entendo sim ... os pesos e medidas uma hora ficarão mais claros.

Rodrigo_P_A

se for pensar em usar ICD2 e MPLAB, afff
não entendi ...
_blackmore_
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 14 Set 2009 14:53

_blackmore_ escreveu:xultz

acredito que entendo sim ... os pesos e medidas uma hora ficarão mais claros.

Rodrigo_P_A

se for pensar em usar ICD2 e MPLAB, afff
não entendi ...

eu não gosto do mplab e acho o icd2 ruim.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 14 Set 2009 15:43

nao fique preso apenas ao que o povao usa (PIC e ARM), abra sua mente para novos horizontes:

- coldfire
- blackfin
- powerpc

os tres sao processadores de 32 bits para diferentes faixas de mercado. jah comeca com o coldfire menorzinho oferecendo 50MIPS em um encapsulamento compativel pino a pino com um HCS08 de 8 bits, enquanto o coldfire maiorzinho chega perto dos 400 MIPS. daih vc tem o blackfin em faixas de 600 a 2400MIPS, inclusive com opcao dual-core, sendo um excelente processador para processamento de audio e video. e por fim vc tem os powerpcs cobrindo faixas de 50 a mais de 30 mil MIPS (isso o q estimei, se bobear vao acima disso).

isso soh para falar dos caras que possuem suporte facil com gcc e linux.

alem disso, nao tem pq descartar DSPs, FPGAs e processadores bizarros, como aquele de 1500 MIPS que o proex curte. nao que eu recomende, mas nao custa nada dar uma olhada e eh melhor conhecer meia duzia de arquiteturas para poder comparar do que ficar sempre nas mesmas... mesmo se vc optar por PIC ou ARM, pelo menos vc vai poder defender o seu ponto de vista melhor.

_blackmore_ escreveu:xultz e proex

Microchip não tem bala na agulha prá fazer micros com mais MHz de clock
então bixo, nisso eu fiquei confuso ... se não me engano o clock máximo é 80MHz ... mas as instruções (ou Dhrystones) não é maior do que um ARM com as mesmas características?comparativamente se eu usar um PIC com 60MHz de clock e um arm com 80 ou 90MHz de clock, não teremos resultados próximos de processamento?
É importante dizer que estou com uma dúvida quanto as qualidades e vantagens de se usar um PIC32 ou um ARM, tudo quanto a material didático, apoio técnico, curso, acesso a componentes e periféricos ...
Gostaria de fazer um curso nesta área, mas preciso de um pouco mais de informações para decidir (ARM ou PIC32, de longe muito longe, talvez um dsPIC).
Confesso que tenho mais vontade de aprender ARM, mas não tenho qualquer base comparativa e tenho medo de não aproveitar nada.

obrigado pelo retorno!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 14 Set 2009 16:22

XMOS.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 14 Set 2009 16:41

nussa veio, agora tem uC de 30.000.000.000. bom melhor que o do proex de 2.5 quadrilhões de ciclos por segundo..

pômeu.
Terminologia mip do inglês
MIPS = Milion of instructions per second

Arquitetura MIP do português
MIP = Mideixa Indamais Puto// cada nome sô..

ninguém vai corrigir nada aí não ?

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 14 Set 2009 16:51

Marcelo Samsoniuk escreveu: ... novos horizontes:

- coldfire
- blackfin
- powerpc

A desvantagem é que se postar algo aqui no Fórum terá que aguardar o
Marcelo Samsoniuk aparecer. :D :D
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword