Andre_Cruz escreveu:MOR_AL,
Com o furo é feito na ranhura, supondo que o sensor fique exatamente na posição 0 hora, para mostrar o ponteiro nessa posição, toda vez que chegar o sinal do sensor, deve ser acionado o led, e pra eu fazer o ponteiro movimentar ?
Até chegar na posição 4 horas ?
Para eu mover o ponteiro em 1 segundo ou 6º basta eu esperar 1/(60 RPS * 60) = 0,0000278 S ou 27.8 uS ?
Agradeço a ajuda de todos
André.
O sensor só serve para manter a rotação do disco correta e sincronizá-la.
Um timer mede o período de rotação. O correto, por exemplo é de 60rps, ou T = 1/60 = 16,7ms. Este período foi escolhido para que a vista humana não perceba as piscadas dos leds.
Para poder identificar os segundos.
Sabe-se que cada rotação possui 60 segundos. Então o período correspondente a cada segundo seria de:
Ts = período de uma rotação, dividido pelo número de segundos por rotação. Ts = (1/60) / 60 = 1/3600 = 278us e não 27,8us como você calculou.
Faz-se um contador de períodos de 278us. Inicía-se a contagem cada vez que o risco do disco passar pelo sensor, em zero graus. Ao final de uma volta, o período deveria ser T (16,7ms). O contador deveria medir 60 períodos de 278us. Digamos que o contador mede 61 (períodos). Logo a rotação do motor está lenta. O controle deve aumentar a rotação.
Se o contador medir 59 períodos de 278us, a rotação do disco está rápida, devendo ser reduzida.
Com isso você acerta a velocidade de rotação do disco, ok?
Repare que o contador inicia em zero graus, por exemplo na posição 0 horas, ou 12 horas, ou 0 minutos, ou 60 minutos, ou 0 segundos, ou 60 segundos. O sensor deve estar lá.
Como na velocidade correta (uma rotação em cada 1/60 de segundo), o contador deve contar 60 períodos para cada rotação, significa que cada valor do contador corresponderá a uma posição do ponteiro dos segundos.
Para marcar a posição de 18 segundos, bastaria acender o led quando o contador chegar a 18 e apagá-lo quando chegar a 19.
O mesmo procedimento seria usado para indicar os minutos e horas. No caso das horas, cada 5 contagens corresponderia a uma hora (60/5 = 12 horas).
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain