LCD não inicializa

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

LCD não inicializa

Mensagempor Doglao » 04 Ago 2009 08:39

Falae pessoal!
faz tempo que não entro no forum muito atarefado e até então não tinha tempo nem mesmo pra respirar, mas estou de volta com uma pergunta pra variar.
Todos meus projetos com LCD display sempre funcionavam bem, mas este que estou fazendo agora esta me dando dor de cabeça, fiz um modulo com 4 amplificadores de instumentação para tratar sinais de sensores e disponibilizei nas saidas dos amplificadores uma barra de pinos para eu interfacear nas entradas analógicas de um pic16f877 em conjundo com vcc e terra, este pic esta em um placa separada com um display lcd 4x20 na porta B, e tem uma barra de pinos femea com as entradas analogicas , vcc e terra. Fiz os testes com a placa do pic e funciona toda as funções de escrita no display, eu posso navegar pelas telas que criei numa boa mas quando eu ligo o conjunto junto com a placa dos amplificadores aparece bloquinhos pretos no display, hmm. mas isso é somente colocar tempos grandes na inicialização do display e etc.. verdade, porém nao funciona, fazendo testes de varias formas reparei que quando vou espetar a placa analogica com o modulo do pic colocando primeiramente o vcc e terra e depois os pinos analogicos dai funciona, posso ler as entradas do AD e tudo funciona bem, pra eu chegar até aqui e postar esta dúvida eu tinha feito um último teste, fiz um while(true) com um pisca led logo depois de toda inicialização do display e quando ligo o conjunto aparece os bloquinhos mas o pica led funciona ou seja o pic não trava.
alguém ja passou por uma cituação parecida?
gostaria de uma ajudinha, estou tendo dores de cabeça com este problema.
Muito obrigado a quem pode me ajudar!!!
null
Doglao
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Ago 2009 12:07

O PIC16F877 embora possua oito entradas Analógicas possui apenas um ADC.
Isto significa que essas entradas são multiplexidas 8 ---> 1

Como estão sendo usados quatro canais a multiplexação é de 4 ---> 1

Introduza um Delay, um tempo, a cada canal .
Então ficará assim:
Seleciona o Pino ADC
Desperdiça tempo (pode ser uma Sub Rotina)
Faz a Converção A / D
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Doglao » 04 Ago 2009 13:35

Opa obrigado Djalma por responder, oque acontece é que posso ler normalmente as entradas do AD faço a leitura dos sinais nas quatro entradas e mostro no display os valores que quero, só estou com problema na inicialização do display, quando ligo todo conjunto conectado o display não inicializa, de outro modo quando primeira mente alimento somente o pic com o display o display inicia ok, dai conecto as entradas do AD faço a leitura normal dos sinais no display mostrando os valores que espero.
null
Doglao
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Ago 2009 15:28

Em quais pinos estão ligadas as Entradas Analógicas?

Já esperimentou ligar apenas uma Entrada Analógica por vez?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Doglao » 04 Ago 2009 15:45

Então... eu estou usando AN1 AN2 AN4 AN5 para entradas analogicas do pic16f877 e ja fiz testes de uma por uma e sempre aparece quadrinhos pretos no display quando ligo o circuito.
estes amplificadores estão ajustados para receber sinais de 4 a 20ma, e na saida deles eu vejo o valor no pic, tem dois diodos protegendo a saida o amplificador em uma tradicional configuração anodo no terra catodo na saida e outro diodo anodo na saida e catodo no vcc.
null
Doglao
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Ago 2009 16:47

Certamente existem Capacitores de Desacoplamento junto ao PIC, quanto na placa onde estão os Amplificadores de Instrumentação. Certo ?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Doglao » 04 Ago 2009 17:35

bem no pic sim tem capacitores mas nos amplificadores não, estou usando um dc dc com voltagem simetrica regulada para +12 e -12
null
Doglao
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Ago 2009 18:19

E o Comum do +12 Vdc e - !2Vdc ligado ao Vss do PIC ?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Doglao » 05 Ago 2009 10:15

ok dessa forma que está
null
Doglao
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 05 Ago 2009 11:57

Pode ser que os Amplificadores Operacionais iniciam com Tensão de Saída muito superior
a 5 V e estão sobre elevando, através dos Diodos, a Tensão de Alimentação do PIC / LCD,
já que aparecerá na saída do regulador do PIC como tensão reversa.

E provávelmente sejá o motivo porque se ligar apenas a alimentação dos Amplificadores
Operacionais, e após um tempo conectar ao PIC, o LCD inicializa normalmente.

Verifique isso.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Doglao » 05 Ago 2009 12:05

Opa Dijalma valeu as dicas mas a sequencia que funciona é quando eu coloco primeiro o vcc no display e no pic e somente depois conecto os amplificadores. mas vou verficar as tensões e posto aqui os resultados.
null
Doglao
Byte

Mensagempor Jeovadj » 11 Ago 2009 02:02

Olá Doglao,

Estou com um problema parecido com o seu.
1. Utilizo um LCD 4X20;
2. PIC18F452;
3. 05 entradas analógicas - ref. +5V;
4. MIKROC Version: 8.2.0.0

O problema:

Algumas vezes - intermitente - na inicialização do LCD, somente as linhas 1 e 3 são ativadas, misturando o que deveria ser mostrado nas linhas pares com as das linhas ímpares.

Já tentei:
1. aumentar o tempo de delay na inicialização;
2. Ligar primeiro o LCD e depois o circuito;

Qdo aparece esta "falha", o PIC continua processando todas as informações sem problemas, somente o LCD não apresenta corretamente os dados.

Percebi que após alguns reset contínuos, ou desligar a fonte, o LCD inicializa corretamente.

Também estou tentando resolver.

E aí, você conseguiu?
Jeovadj
Bit

Mensagempor Doglao » 13 Ago 2009 08:22

Opa Jeovadj
Ainda não, estou fazendo uma modificação no circuito vou cortar a pista que alimenta o circuito analógico e ligar o conjunto pra ver se funciona danto certo colocarei um circuito temporizador pode ser com 555 dai ponho tensão no módulo com o display e a cpu com pic primeiro, depois de um tempo ajustado no 555 vou colocar tensão no circuito analógico. pelomenos para funcionar até descobrir como fazer ele funcionar sem gambiarra. Se descobrir algo por favor me avise também.
null
Doglao
Byte

Mensagempor Doglao » 13 Ago 2009 10:38

Opa Solucionado mas me tirou minha estratégia, eu estava controlando o pino R/W do display pelo pic para rastrear a presença do display caso ele ficase sem comunicação, antes de uma função de escrita eu mandava para o display uma sequencia de string e depois lia essa sequencia no display colocando o pino R/W para leitura, se oque li era igual ao que mandei então o display está conectado e partia para a as funçoes normais do meu projeto, caso a string lida seja diferente então eu chamava a rotina de inicialização. Eu não uso isso nos projetos finais, uso para debugar o hardware, caso eu queira tirar o display enquando ele funciona para regular ou testar algo no hardware que o display esteja na frente atrapalhando e quando coloco de volta ele funciona sem problemas, mas para este projeto o negocio nao funcionava , entao aterrei o pino R/W , tirei minhas rotininhas de procurar display e tudo funciona bem, mas deveria funcionar ainda esta um mistério a minha inicialização nao conseguir zerar direito o R/W do display.
null
Doglao
Byte

Voltar para PIC