Fraco,fraco em C !!!!

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fraco,fraco em C !!!!

Mensagempor ribeiro220 » 27 Jul 2009 15:35

Boa tarde,companheiros de eletrônica!!
Bom,estou aprendendo a programar em C e de cara já estou com dúvidas,alguem poderia me ajudar?
Fiz um programa abaixo só para exemplo não sendo portanto algo real

void teste()
{delay_ms(500);
output_low(pin_B3);
delay_ms(500);
}

void main()
{ if (input(pin_B0)) //se for 1 b0
output_low(pin_B4);//seta baixo b4
teste();//chama rotina teste
}

Minhas dúvidas?

1)Quando eu ligar o microcontrolador pic,a primeira função que ele vai e na MAIN,correto?
Dentro da função main,chamo uma rotina(função) TESTE.
2)Após a execução desta função(rotina sei la),o programa volta para função MAIN NOVAMENTE?Seria como um:
call teste em ASM?
3)O que tenho que fazer para,ao ligar o pic o programa faça o que tem que fazer em MAIN e quando for verdadeiro o if(teste do pino B0),saia da função MAIN e não volte mais até que seja desligado o pic.

Desculpe-me pela pergunta que acho que deve ser bem básica,porem estou lendo o livro do Fabio pereira,pois só programo algumas coisas em ASM.
grato
ribeiro
ribeiro220
Bit

Mensagempor Francesco » 27 Jul 2009 15:48

Ribeiro,

Respondendo suas perguntas:
1) Sim, inicia pela função main(). Ele executa uma condição (if) antes, e pode ou não executar a função output_low(). Só depois ele executa teste().
2) Isso é uma questão de conceito, normalmente quando main() termina, o programa termina. Você poderia imaginar que o microcontrolador travaria. Isso é verdade em alguns casos, no Z80 por exemplo ele pode entrar em HALT e parar. Mas normalmente ele reinicia.

Se você realmente quer que ele reinicie após o fim de teste(), o mais correto é colocar um loop infinito. Não que da outra forma não funcione, mas fica mais bonito assim:

Código: Selecionar todos

void main()
{
     while( 1 )
     {
          if (input(pin_B0)) //se for 1 b0
     }
}