Como cobrar por um projeto com PIC ?!!

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Como cobrar por um projeto com PIC ?!!

Mensagempor Andre_Cruz » 30 Jun 2009 21:42

Sou iniciante na área e gostaria de saber, como vocês profissionais com mais experiência, cobram por um projeto (Hardware e software) envolvendo PIC.
Gostaria de saber para não cobrar abaixo e nem acima, cobrar o preço justo.

Você cobram:

* Por hora de desenvolvimento ?
* Por dia ?
* Pela complexibilidade do projeto ?
* Por sua aplicação ?
* Pela área em que será usado o projeto?
* Por linhas de código ?

Aguardo a ajuda de todos.

Abraço
André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor AGO » 30 Jun 2009 23:14

André, sua pergunta é muito interessante, eu tbm sou iniciante no mundo PIC, faço por hobbie mesmo, e outro dia conversando com um amigo o mesmo perguntou como seria a cobrança por um projeto de PIC, uma vez que alem de desenvolver o hardware, vc desenvolveria o software.

Só que ao meu ver, vai além, você geralmente desenvolve a solução para um problema, não desenvolve apenas um hardware e um software.

Cada caso é um caso, e todas essas considerações que você ctou devem ser levadas em conta.

Vamos ver o que os profissionais da area tem a dizer.

Abraços!
AGO
Bit

Mensagempor Andre_Cruz » 01 Jul 2009 08:07

AGO

Gostaria te ter uma idéia do peso/valor de cada consideração que eu citei e se tem mais algumas a ser levada em conta.

Vamos aguardar os mais experientes.

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor EDSONCAN » 01 Jul 2009 08:18

Cada um vai ter dar uma resposta diferente e todas estarão certas, pois não existe respostas erradas nesse caso.
Existem regras heuristicas, sabe que da certo, mas não existe um comprovação absoluta.

Se o projeto é quase que totalmente dominado, voce pode estimar as horas e passar um valor fechado.

Se o grau de incerteza é grande, voce pode cobrar por hora trabalhada.