Centarlizar texto no LCD

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Centarlizar texto no LCD

Mensagempor welltom » 30 Mai 2009 09:03

Olá Colegas, peço a ajuda de todos, estou usando o bibliteca escreta em C (Livro do Fábio Pereira), gostaria de saber como limpar a linda
2 do (LCD 16x2), e escrever o texto centralizado nesta linha, ou
alinhado pela direita do mostrador.
Anselmo
welltom
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 30 Mai 2009 11:49

veja se ajuda ...

Código: Selecionar todos
   lcd_ini();                   // Inicia display
   lcd_escreve ('\f');   // Apaga o display
   lcd_pos_xy(1,1);   // Posiciona cursor linha 1
   printf (lcd_escreve,"   Iniciando    ");

outra forma é trocando ao lugar de 1,1 no comando de posicionar esquecer os espaços em branco e colocar a posição que deseja iniciar a escrita ... veja que Iniciando possui 9 caracteres ... deixando 3 espaços limpos a esquerda no display então iremos escrever a partir do 4 espaço, então fica:

Código: Selecionar todos
   lcd_pos_xy(4,1);   // Posiciona cursor linha 1
   printf (lcd_escreve,"Iniciando");

Veja que não é necessário colocar os espaços em branco do diplay.

abrax.
_blackmore_
Dword

Centarlizar texto no LCD

Mensagempor welltom » 31 Mai 2009 22:19

Valeu colega, Obridgado!
Anselmo
welltom
Bit

Mensagempor ze » 01 Jun 2009 11:52

se quiser um desafio menos fácil, faça uma rotina genérica que centraliza a string independente de seu tamanho e do display. tipo
...
...
...//limpe
texto="centro";
y=1;
lcdposxy((16-(sizeof(texto))/2,y); //centraliza texto
lcdprint(texto);
...
pode ser que eu esteja certo.

desafios seguintes: justificar a direita/esquerda
abç
ze
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 01 Jun 2009 19:50

lellis

questão de tempo neh? mas isso é bacana ... vai que o cabra precisa de fazer os digitos correrem pela tela ou coisa parecida .. hehe
bacana a idéia!

abrax!
_blackmore_
Dword

Desligar o cursor no LCD!

Mensagempor welltom » 07 Jun 2009 10:08

Colegas, como faço para desligar o cursor no LCD, usando a biblioteca do livro do Fábio Pereira, e tambem gostaria de aprender a apagar e escrever nas cinco primeiras posições da linha 2 do LCD e nas 5 ultimas posições (ou seja na posições de 1 a 5, e de 11 a 16, na linha 2 do LCD,
Obs: sendo que o texto das primeiras posições seja independentes do texto das ultimas, um não poderá apagar o outro?
Anselmo
welltom
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Jun 2009 11:18

Você dominaria isso muito mais facilmente, e em profundidade, se estivesse
programando em Assembler.

De qualquer modo parece que ainda não baixou o Data sheet do Display.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 07 Jun 2009 14:07

e o que isso teria a ver com assembler?

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Você dominaria isso muito mais facilmente, e em profundidade, se estivesse
programando em Assembler.

De qualquer modo parece que ainda não baixou o Data sheet do Display.
.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Jun 2009 15:38

Porque o Assembler te obriga a se aprofundar no sistema.

É muito comodo localizar uma biblioteca do C e usar o Display mas, em essência o que aprende com isso ?

Fica coisa de um "imediatismo", nem o Data Sheet do Display se faz necessário.

Não nego as vantagens da Linguagem C (embora não me simpatize com ela) já que programas grandes em Assembler ficam bem complicados.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor EvandroPic » 07 Jun 2009 16:27

sugiro que vc encontre o datasheet do display ou um tutorial do protocolo HD44780A da Hitachi... Dessa forma você saberá tudo que é permitido fazer com esse display (comandos, endereçamentos...)
Basicamente você terá uma tabela com comandos para o que você quer fazer.
Cada posição do display possui um endereço

Dê uma lida nesse tutorial:
http://www.adororobotica.com/Tutorial_LCD_em_4_vias.pdf
EvandroPic
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 07 Jun 2009 22:12

nao vejo como a linguagem pode influenciar neste aspecto.

eu ateh concordo que o cara deve aprender assembler, para ele ver como o codigo dele fica mais desorganizado, complexo, pobre em termos de resultados e para entender para que servem 90% das instrucoes e modos de enderecamento que normalmente sao usados apenas pelos compiladores C.

no caso do microcontrolador, o acesso as portas de GPIO esta lah na linguagem C tal como no assembler, nao tem diferenca. se vc quiser, vc faz a sua biblioteca ou usa uma pronta. a maioria prefere nao ficar reinventando a roda e copia um codigo pronto, seja em assembler, seja em C, portanto a influencia nao existe influencia da linguagem.

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Porque o Assembler te obriga a se aprofundar no sistema.

É muito comodo localizar uma biblioteca do C e usar o Display mas, em essência o que aprende com isso ?

Fica coisa de um "imediatismo", nem o Data Sheet do Display se faz necessário.

Não nego as vantagens da Linguagem C (embora não me simpatize com ela) já que programas grandes em Assembler ficam bem complicados.
.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 07 Jun 2009 22:35

EvandroPic

bixo ... muito bom este tutorial que tu passou .. gostei mesmo

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Jun 2009 23:43

Marcelo Samsoniuk escreveu:...eu ateh concordo que o cara deve aprender assembler, para ele ver como o codigo dele fica mais desorganizado, complexo, pobre em termos de resultados.../ / ...se vc quiser, vc faz a sua biblioteca ou usa uma pronta. a maioria prefere nao ficar reinventando a roda e copia um codigo pronto

Quem vai estudar Física ou Mecânica começa com a Alavanca, isto quem quer realmente ensinar ou quem quer realmente aprender.

Agora para quem raciocina "para que reinventar a roda" tem rodas ou engrenagens prontas.
Para que estudar as Alavancas ?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Jun 2009 01:12

pois eh, vc estuda alavancas para quando sair da faculdade saber que elas jah foram inventadas e poder inventar algo novo baseado nelas, ao inves de perder 20 anos tentando reinventar elas.

eh questao de bom senso, embora o proex afirme que isso nao existe.

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:...eu ateh concordo que o cara deve aprender assembler, para ele ver como o codigo dele fica mais desorganizado, complexo, pobre em termos de resultados.../ / ...se vc quiser, vc faz a sua biblioteca ou usa uma pronta. a maioria prefere nao ficar reinventando a roda e copia um codigo pronto

Quem vai estudar Física ou Mecânica começa com a Alavanca, isto quem quer realmente ensinar ou quem quer realmente aprender.

Agora para quem raciocina "para que reinventar a roda" tem rodas ou engrenagens prontas.
Para que estudar as Alavancas ?
.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 08 Jun 2009 09:55

Marcelo Samsoniuk escreveu:pois eh, vc estuda alavancas para quando sair da faculdade saber que elas jah foram inventadas e poder inventar algo novo baseado nelas, ao inves de perder 20 anos tentando reinventar elas.

(reinventa-las você quiz dizer.)

Eu me permito me aprofundar mais no raciocínio.
Sei que assim como a Reta é uma sucessão de pontos, a Roda é uma sucessão de alavancas.
E issso faz toda a diferença porque me permite ter uma concepção filosófica que vai muito além da Física, muito além de inventar ou não uma aplicação .
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Próximo

Voltar para PIC