buffer circular

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

buffer circular

Mensagempor cristian » 29 Mai 2009 22:40

galera blza

fiz uma matriz de led e estou me batendo pra fazer uma seta ficar passando como seria isso ja tenho a seta parada

estou usando um 4094 para controlar as colunas
cristian
Word

Mensagempor Beto_s » 30 Mai 2009 05:28

Fiz um display de leds , porém com 74154 acionando as colunas .

Para correr o texto ( pode não ser a maneira mais criativa...), uma vez armazenado em posições da memória todas as colunas a serem exibidas , criei uma rotina que lia o conteúdo da posição de memória da segunda coluna , escrevia sobre a primeira , lia da terceira , escrevia sobre a segunda , assim por diante até o fim das colunas , então mostra durante o tempo que determina a velocidade com que o texto vai correr . Chama a rotina quantas vezes forem necessárias para correr todas as colunas .
Pode-se criar um buffer para as colunas do próximo caractere que será mostrado no caso de um texto corrido que excede a capacidade do display . Quando chega na transição da última coluna , puxa a primeira do caractere que está na vez .
No meu caso , que só montei um caractere da matriz , 7 x 5 (35 leds) foi muito útil para ler toda a mensagem desejada, já que o programa previa 80 colunas . O famoso display de uma letra só ...rsrsrs

Espero que ajude...

Beto_S
Beto_s
Bit

Mensagempor jorgeluiz » 30 Mai 2009 22:54

coloca um delay no inicio, e vai aumentado coforme a velocidade desejada, via comparaçao com clock, por exemplo.
jorgeluiz
Byte

Voltar para PIC