Dicas para iniciante em Pic

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Dicas para iniciante em Pic

Mensagempor marcelo_dpo » 29 Mai 2009 15:46

Amigos,

Sou engenheiro eletronico formado já há algum tempo, e gostaria de me atualizar na tecnologia Pic. Mas estou um pouco confuso quanto ao que adquirir pra iniciar meus estudos.

Tenho o básico em casa, protoboard, fontes, multimetro, etc, mas me falta o programador de pic. Tenho visto vários modelos anunciados na internet:

* http://circuitshop.com.br/loja/product_ ... e860112b9f

* http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... f-icd2-_JM

* http://roboticasimples.com/catalog/prod ... abac0f3c79

* Microgenios

A primeira opção me parece boa, porque grava e tem opção de debugar o código (não sei se é um bom debuger).

Preciso de algo já com com algum potencial, pq desejo partir para aplicações com conversão A/D e provavelmente alguma comunicação de dados.

Vcs poderiam opinar? Obrigado.

Marcelo
marcelo_dpo

Mensagempor guest2003 » 29 Mai 2009 17:31

Por esse preço da Circuit Shop seria mais negocio comprar o PicKit2 original da microchip...

http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.ap ... ro=MC00027

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor RobL » 29 Mai 2009 18:43

Se você está decidido a usar PICs, pois tem suas fortes razões para isso, pois já trabalha com microcontrolador, nada a acrescentar.
Mas se estiver iniciando em microcontrolador o mundo AVR é bem melhor para começar e fazer projetos mais complexos com alto desempenho baixo custo.
Há um gravador com debug em torno de R$100,00 na CNCompectron (segundo foristas). Este, além de gravador é um debug e até tem JTAG.
O ATmega8 é um chip fácil de encontrar e com bom potencial. Seu irmão mais novo é o ATmega88.
RobL
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 03 Jun 2009 02:51

Caro colega,

Use pic sim...não sei porque existe essa coisa de achar que AVR é melhor...todas as tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, os pics além de serem baratos, possuem grande concentração de perifericos e é muito utilizado no mundo, logo é facil de achar tudo sobre eles, inclusive exemplos na net, ok...

A microchip possui chips velozes também e com grande poder de processamento, agora se vc estiver interessado em projetar "satelites, modulos veiculares, controladores de voô etc" aí então nem usa AVR, usa logo DSPs de ponto flutuante e coisa semelhante.

Use pic sim, são faceis de manusear, custam pouco e deixam o projeto muito enxuto e são faceis de se migrar (isso deve ser levado em conta).

Existem vasta literatura e software gratuitos e de custo muito acessivel....
Uma certa vez me interessei pelos DSPs da texas, bom pra começar os software começam lá pela casa dos 5mil doletas e tem prazo de validade a coisa é séria, o mesmo ocorre com a logica programavel, tipo altera, vc compra uma licença e ela tem prazo de validade....

Eu sou a favor da liberdade de expressão no mundo virtual, essa coisa de amarrar o projetista é de doer...

Já chega como nossa classe é desvalorizada, ok.

Olha só eu aconselho vc a utilizar (comprar) um debugador/gravador, dou como exemplo o ICD2 da mosaico-eng.com.br, o preço é justo e funciona muito bem, tem certificação da microchip, ok...nele vc poderá gravar quase ou toda a linha de pics e debugalos diretamente no circuito, entendeu..., possui comunicação usb...

Segue esse caminho que vc estará começando muito bem...ok, espero ter ajudado....
Outra coisa se precisar de ajuda, por favor não faça serimonias, principalmente se form assembler....hehehe via ao ASSEMBLER, nada de pessoal contra o C,,,,,também gosto dele, de vez em quando é claro,
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor proex » 03 Jun 2009 09:37

Marcelo, quer ver o pessoal aqui cair de pau sobre mim? (literalmente)

Antes de tudo, Voce precisa descobrir pra que vc quer aprender PIC.

Eis as opçoes:

A- Vc é dono da empresa e quer desenvolver seus próprios produtos, coisa bem simples, sem se preocupar muito com os custos. Ok, vá em frente.

B- Vc quer aprender PIC pra trabalhar como Free Lancer, desenvolvendo projetos pra empresas. Caia fora de PIC, vc vai viver na pindura, vai trabalhar muito e ganhar pouco pois empresa que desenvolve com PIC não tem grana pra investir em projeto (com rarissimas excessões) ou o custo final do produto tem que ser muito barato, consequentemente o custo do projeto também.

C- Vc é empregado de uma empresa e seu chefe falou pra aprender PIC.

Conclusão de quem tem 17 anos de experiencia: Eu só comecei a ganhar dinheiro com projetos quando abandonei PIC e investi na arquitetura ARM.

São baratos e com melhor desempenho possibilitando projetos mais complexos, que dão mais lucro.

Outra arquitetura que vale a pena aprender é o Coldfire, excelentes chips e muito baratos. O unico problema é a maldição do ColdWarrior ehehehhe.

Graças ao Rodrigo PA, que me introduziu o ARM, (literamente), hoje eu vivo feliz e ganhando bem.

Pronto, podem cair de pau agora. :lol:

.
proex
Dword

Mensagempor KrafT » 03 Jun 2009 11:11

Proex,

Gostei da parte do CF e concordo que o empecilho é o CW.

Na linha de baixo custo, abandonei totalmente os PIC e só uso Freescale.

é outro nível desenvolver com um mcu que tem Debug de verdade. E preços muito competitivos...

Pic é como a primeira namorada, os inseguros casam com a primeira e não enxergam mais nada além.
KrafT
Dword

Mensagempor chipselect » 03 Jun 2009 12:37

eu gosto muito da Freescale e do AVR, mas ainda faço algo com PIC porque é a única tranqueira que tem pra comprar aqui na cidade, tirando a linha 8051 que aqui só tem o 8031... infelizmente.
chipselect
Word

Mensagempor RobL » 03 Jun 2009 15:19

O Proex colocou muito bem, não só para principiantes mas também para viciados em 8 bits. É uma boa aula, uma boa contribuição e vai ser difícil alguém se habilitar a baixar o pau. Melhor decorar, se não deu para entender, pois essa é a direção (32bits), especialmente ARM.

Os PICs, os mais básicos, tem futuro garantido, como os NE555, como periféricos para um micro ARM, ou outro de 32bits, ou seja, voltarão à sua função original (Peripheral Interface Controler) isto se seu preço ficar condizente como um chip de prateleira.
Mas se a tendência for chips 32bits com vários periféricos, para serem "montados, ligados, interligados, construído internamente pelo usuário", como se vê nos Renesas, aí pode nem ser necessário um periférico desses.
RobL
Dword

Mensagempor gastao » 03 Jun 2009 17:05

Prezados,

Não acreditem que o fato de utilizar um processador ou outro vai garantir o bom funcionamento de um equipamento, até porque os equipamentos não são constituídos somente de processador.

Da mesma forma não é o fato de se escrever um programa em assembler que dá a garantia do mesmo ser otimizado e principalmente de não conter erros.

Grande abraço,
Gastão.
gastao
Bit

Mensagempor marcelo_dpo » 08 Jun 2009 16:36

:lol: Bom, sempre é legal levantar polêmicas construtivas. Desclpe-me por responder somente agora, mas estive viajando.

Eu pretendo sim iniciar (reiniciar) no pic, pois é tranquilo pra desenferrujar meus conhecimentos e serve direitinho para os meus projetos no momento. Me reocupei em perguntar para começar comprando um gravador / debugador que valha a pena e não quebras a cara.

Valeu pelas ótimas dicas.

Grande abraço
Marcelo
marcelo_dpo

Voltar para PIC