por Vonnilmam » 27 Jun 2009 00:56
Olha só,
Eu já tive esse tipo de problema, no meu caso se houve-se um simples acender de lâmpada já deixava o sistema em reset, no meu caso estava utilizando um DSP...
Analizando com o osciloscópio verifiquei que havia picos muito curtos da ordem de 4 mhz que atravessavam a fonte de alimentação, provocando uma "derribada" na voltagem de 5volts e posteriomente nos 3v3 também...
O problema é a tal da EMI, o que eu fiz, foi (vale lembrar que eu sempre costumo dar muita atenção a fonte de alimentação na hora de confeccionar as trilhas desta região, pretem muito atenção nos terrar "analogico" e "digitais", uma dica é fazer a ligação de terra sair do capacitor eletrolítico de filtro tomando duas direções uma para ligação de terra digital e outra para o analogico).
Eu resolvi o problema utilizando um pequeno nucleo de ferrite (utilizei aqueles ferrites usados na entrada de audio de amplificadores e mixer que eliminam os ruidos captados pelo pré) esse ferrite tem +/- 1 cm de comprimento por 1/2 centimetro de diametro e possui 6 furinhos que o atravessam, pois bem, nesse furinhos eu passei um pedaço de fio rigido fino, de forma a gerar 3 voltas, depois coloquei esse indutor na alimentação, após o regulador de voltagem, antes e após o indutor eu coloquei um capacitor de 100pf e outro de 1uF/40v...
Outra dica, coloque um capacitor de 100nf entre o reset do MCU e o vcc, isso faz com que ruidos expurios vindos atraves da alimentação consigam gerar um pulso de reset na MCU, a função do capacitor é atuar como um amostecedor deste impulsos...
O caminho é por aí...a dica dado pelos colegas de colocar um filtro na entrada de alimentação também é bom (utilize sempre uma bobina enrrolada num ferrite)....
Boa sorte,
VonNilmam "Assembler" e agora "C"