por MOR_AL » 03 Mai 2009 20:55
Olá _blackmore_
Por acaso eu estava mexendo com isso.
Vamos às respostas:
1 - Será que neste fórum alguém pode me dizer porquê não é bom utilizar Vref com valor menor que 3 volts?
Cada vez que você reduz o valor de sua referência, a contribuição do seu bit menos significativo também é reduzida.
Ex.: Para 8 bits e Vref = 5,00V, a contribuição é de 5 volts / 255 intervalos = 19,607mV/intervalo. Caso a tensão de referência fosse 2,5V, a nova contribuição seria de 19,607mV / 2 = 9,804mV/intervalo.
Como todo o sistema elétrico apresenta ruído, quanto menor for a sua referência menor fica a razão Sinal Útil / Nível de Ruído. O que queremos é que o ruído não interfira na nossa medida, logo, quanto maior for a referência, maior será a relação sinal/ruído.
2 - Posso fazer um Vref com diodo zener e resistor, ou existe componente específico para essa função?
Pode, porém, na prática sua precisão vai variar com a variação da temperatura. Você deve escolher tensão de referência que seja mais estável, tanto com relação à temperatura, como com relação a outros fatores que contribuem para alterar a tensão de refrência. Ex. A variação com a tensão de alimentação, que alimenta o circuito, que gera a tensão de referência. A Atenuação do ruído proveniente da tensão de alimentação do circuito que gera a tensão de referência. A variação da tensão de referência com o tempo (envelhecimento dos componentes), etc.
Um bom integrado que garante a tensão de referência para um CAD de 8 bits é o TL431. Esta garantia é tipicamente desde -25 a 85 graus Célcios. Para variações menores de temperatura, acredito que possa até usar com CAD's de 10 bits. A sua fonte de referência, com o TL431, deve possuir um trimpot para ajuste correto da tensão de referência.
Para um cad com 10 bits, a menor contribuição (do bit menos significativo), com VRef = 5,00V é de
5 V / 1023 intervalos = 4,88758...mV/intervalo. Ora este número pertence ao conjunto dos Reais. Isso quer dizer que você terá que fazer as contas usando mais bytes para não perder precisão.
Uma dica. Altere a sua tensão de referência de 5V para:
(5/1023)*1000 = 5,115. Aí a menor contribuição passa a valer:
5,115 / 1023 = 5mV (redondinho). Para representar os valores você não precisará de muitos bytes para representar números reais, pois os possíveis valores pertencerão a um sub-conjunto dos números naturais (0, 5, 10, 15, 20, ..., 5000, 5005, 5010, ..., 5110 e 5115).
Você poderá até perder os 23 últimos valores, que sua precisão ainda fica alta.
3 - existe alguma vantagem técnica em utilizar a tensão de alimentação como Vref para o AD?
A única que me vem à cabeça é para ver se o seu programa está funcionando, parcialmente, até você colocar a tensão de referência correta.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain