Dica sobre outro tipo de microcontrolador

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Dica sobre outro tipo de microcontrolador

Mensagempor alex1000 » 25 Abr 2009 07:59

Olá pessoal.
Depois de um tempo trabalhando com os PIC eu queria aumentar meus conhecimentos sobre outros tipos de controladores.
Vejo aqui no forum Holtek, 8051,etc mas não sei qual escolher sem fazer uma burrada ou dar um passo grande demais.
Eu gostaria que voces me indicassem uma nova familia de microcontroladores para eu começar a brincar com algumas condições:
- que fossem baratos(logico :D ) e faceis de conseguir.
- que tenham compilador em linguagem C
- boa documentação
- diagrama de um gravador disponivel na rede
Não sei se aqui é o lugar ideal para postar essa mensagem, se não for minhas desculpas.
.
alex1000
Byte

Mensagempor B-EAGLE » 25 Abr 2009 10:17

uma alternativa legal pode ser a família HCS08 da Freescale, tem "gravador na internet", compilador em C, é barato, sem falar na documentação freescale que é show de bola, você pode pegar o livro do Fábio Pereira sobre esta família também que é bem interessante...

há diversos 8051 no mercado que são interessanets também...
B-EAGLE
Word

Mensagempor _blackmore_ » 25 Abr 2009 11:24

alex1000

não tenho larga experiência com PIC mas já fiz alguns trabalhos e já penso em "ver" como são as coisas com outros tipos de microcontroladores igual a vc.
Como o colega B-EAGLE fez a sugestão do Freescale (pretendo fazer algum estudo dentro em breve) então eu lhe sugiro que procure o AVR, também tém bastante informação disponível, centenas de projetos com AVR´s também disponíveis na net, tem gravador seriais aos montes e até USB! e claro ace$$o a eles!
Estes 2 tipos de micro estão nesta ordem na minha lista de aprendizagem só me falta saber o quando poderei começar !

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 25 Abr 2009 11:45

E complementado a msg do B-Eagle

Estes uC possuem um set de instruções amplo, sem as limitações do PIC

Além do mais a familia 8051 possue também a alternanita de Processador
Booleano, onde o Carry é o Acumulador de um bit, ideal para contrôle discreto.

Aqui mesmo no Fórum coloquei as Instruções de um bit do 8051 ver em:
http://asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php ... c&start=15

Vale a pena conhecer a Linguagem Booleana ou o interessantíssimo Grafcet
com o conceito de Etapas e Transições.
Ambos dos franceses.

Atmel é um importante fabricante de uC.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 25 Abr 2009 11:52

Bom e barato é o pic mesmo, sem dúvida, velocidade ficou melhor com a linha 24F e os dspics da vida...sem falar no mostro 33,

Porém eu pensei também em aprender ou melhor dizendo mexer com outras familias, mas o tempo é curtinho também...Mas se eu fosse mexer sem duvida iria para os AVRs da atmel, pelo simples fato de serem MCUs com grande alcance de escala, tanto de velocidade quanto de processamente e também por serem bem utilizados no mundo e portanto o preço deles é competitivo em comparando-se com os pics...os quais sou fã..

Inclusive existem ferramentas gratuitas como GCC para os avrs, tanto em assembler quanto em C....Entro outros programas,

Eu particulamente quanto intencionei inciar o aprendizado em outra familia, iniciei comprando uns kits para o core 8051 (linha flash da atimel AT 89c8252), até agora ainda não mexí neles, por falta de tempo, mas me senti mais avontade nas IDEs de desenvolvimento e por se tratar de um processador "EXPETACULAR", depois iria pular para os avrs da vida...eu pensei em iniciar assim para se ter uma familiarização com outro tipo de sistema....

Eu particulamente aconselharia atmel, em se tratando de texas, freescale, sony, entre outros fabricantes: Não aconselharia para você, pelo fato de não existir ferramentas FREE e mesmo as que são compradas tem um prazo de validade (no caso da texas) isso pude perceber quando começamos um projeto utilizando ferramentas da texas para os seus DSPs....A coisa é muito agarrada.....

Por esse motivo empresas como a microchip e atmel vem se destacando no mercado, eles são mais competitivos em tudo, preço, qualidade de atendimento e conhecimentos principalmente junto ao consumidor de seus produtos, coisa que já mais elitizada quando se fala em outros fabricantes...

No caso da microchip eles vem se destacando muito, nos quisitos que tinham deficiencias, tais como velocidade e poder de processamento, hoje eu avalio a microchip como uma boa parceira para nós projetistas e também são faceis de lidar....por isso estão crescendo,

Boa sorte,
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor turuna » 25 Abr 2009 13:00

Estou de olho na linha msp430 da ti, pelo seu baixo consumo.............vamos ver, mas sem dúvida a Microchip está superando as espectativas, mas os controladores de melhor desenpenho me parece poibitivos para pojetos de alta eficiência e baixo custo.

Turuna
turuna
Nibble

Mensagempor fabim » 25 Abr 2009 13:35

uns carinhas que eu estou brincando, e achei muito interessantes.
São os ATMEGA16 32...

Olha pode até parecer bobagem, mais eu abri o datasheet dos mesmos, e não vi muita diferença para os pic.
Digo no nivel de aprendizado.

Coisa besta...

O melhor,,, ATMEGA é mais barato que pic, e tem atmega de 8 pinos, com USB 2.0...

Eu compri 3 na farnell, ja tem 2 meses, deste com 8 pinos e usb..
MAis ainda não chegou. é para fazer um keylock de software para um amigo meu...

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 25 Abr 2009 14:12

Se vocẽ quer evoluir, vai pros ARM. A linha da NXP são um bom começo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 25 Abr 2009 16:14

xultz escreveu:Se vocẽ quer evoluir, vai pros ARM. A linha da NXP são um bom começo.

MEU, NUM CHUTA O PAU DA BARRACA.

Vai pra cortex intão.....

Tipo. PAra projetos simples, coisa e tal´s.
motorola, pic, atmega.. vai tudo lindamente..

MAis como o XÚ disse, se qusier dar um passo enorme, pule para o arm7. da nxp...

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 25 Abr 2009 16:22

nxp eh os caras do TBD no manual neh? se vc quer algo com qualidade, parte logo para um powerpc octo-core da freescale, nao vale a pena perder tempo com coisa miuda q nao funciona direito.

fabim escreveu:
xultz escreveu:Se vocẽ quer evoluir, vai pros ARM. A linha da NXP são um bom começo.

MEU, NUM CHUTA O PAU DA BARRACA.

Vai pra cortex intão.....

Tipo. PAra projetos simples, coisa e tal´s.
motorola, pic, atmega.. vai tudo lindamente..

MAis como o XÚ disse, se qusier dar um passo enorme, pule para o arm7. da nxp...

fabim
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 25 Abr 2009 16:26

Marcelo...
a não ser que esteja sendo sarcastico.
Apague isso aí, caso contrário, este tópico vai virar um vietinan...

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 25 Abr 2009 17:46

fabim escreveu:Marcelo...
a não ser que esteja sendo sarcastico.
Apague isso aí, caso contrário, este tópico vai virar um vietinan...

fabim

que venham entao os malditos americanos! eu estou com milhares de chinas com AK47 esperando para banhar as selvas vietnamitas com o sangue dos malditos capitalistas! :D

te digo mais, os caras da nxp veem todo felizes oferecer o produto que *eles* querem te vender (um arm bichado com datasheet eternamente em versao preliminar), dae vc se interessa por outro produto deles q tem potencial, eles dizem q nao rola, pq o produto soh eh usado apenas em produtos philips e nao pode ser alterado para o que vc quer (nao dah para alterar o software ?!?). dae vc pede uma unica feature que interessaria... mas os caras nao tem! para fechar, vc pergunta sobre tempo de vida dos componentes, os caras falam extra-oficialmente em 10 anos falando q eh o maior do mercado (a freescale mantem o 68000 em producao continua faz 30 anos). quando vc pergunta pq tiraram certos componentes de linha, o cara chora e pede a conta.

dae realmente fica *dificil* fazer negocios com os caras.

e com os outros fabricantes de arm eh meio parecido, mas enfim, se os caras nao tem capacidade para projetar os proprios cores, pq teriam capacidade para fabricar com um core licenciado? fala serio.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 25 Abr 2009 18:47

intão tá intão..
PIC32...

pode ser ?rsrs

To até sonhando pra chegarem os meus 3, que o edu esta trazendo. :)

quero botar fogo pra ver se ele não é pouca shit mesmo..

quando chegar eu vou até manda 1 pro proex, pra ele botar fogo e ver se presta ou não...

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor proex » 25 Abr 2009 18:57

Estranho Marcelo, vc dizer tudo isso do Arm da Nxp. Tenho usado ele intensamente esses ultimos 2 anos em projetos complexos e nunca encontrei problema algum, nenhma dificuldade com esse core.

Mas nao é coisa pra quem esta começando.
Editado pela última vez por proex em 26 Abr 2009 05:57, em um total de 1 vez.
proex
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 25 Abr 2009 19:34

proex escreveu:Estranho Marcelo, vc dizer tudo isso do Arm da Npx. Tenho usado ele intensamente esses ultimos 2 anos em projetos complexos e nunca encontrei problema algum, nenhma dificuldade com esse core.

Mas nao é coisa pra quem esta começando.

Digo o mesmo, não encontrei problema nenhum até agora.
Rodrigo_P_A
Dword

Próximo

Voltar para PIC