por Vonnilmam » 25 Abr 2009 11:52
Bom e barato é o pic mesmo, sem dúvida, velocidade ficou melhor com a linha 24F e os dspics da vida...sem falar no mostro 33,
Porém eu pensei também em aprender ou melhor dizendo mexer com outras familias, mas o tempo é curtinho também...Mas se eu fosse mexer sem duvida iria para os AVRs da atmel, pelo simples fato de serem MCUs com grande alcance de escala, tanto de velocidade quanto de processamente e também por serem bem utilizados no mundo e portanto o preço deles é competitivo em comparando-se com os pics...os quais sou fã..
Inclusive existem ferramentas gratuitas como GCC para os avrs, tanto em assembler quanto em C....Entro outros programas,
Eu particulamente quanto intencionei inciar o aprendizado em outra familia, iniciei comprando uns kits para o core 8051 (linha flash da atimel AT 89c8252), até agora ainda não mexí neles, por falta de tempo, mas me senti mais avontade nas IDEs de desenvolvimento e por se tratar de um processador "EXPETACULAR", depois iria pular para os avrs da vida...eu pensei em iniciar assim para se ter uma familiarização com outro tipo de sistema....
Eu particulamente aconselharia atmel, em se tratando de texas, freescale, sony, entre outros fabricantes: Não aconselharia para você, pelo fato de não existir ferramentas FREE e mesmo as que são compradas tem um prazo de validade (no caso da texas) isso pude perceber quando começamos um projeto utilizando ferramentas da texas para os seus DSPs....A coisa é muito agarrada.....
Por esse motivo empresas como a microchip e atmel vem se destacando no mercado, eles são mais competitivos em tudo, preço, qualidade de atendimento e conhecimentos principalmente junto ao consumidor de seus produtos, coisa que já mais elitizada quando se fala em outros fabricantes...
No caso da microchip eles vem se destacando muito, nos quisitos que tinham deficiencias, tais como velocidade e poder de processamento, hoje eu avalio a microchip como uma boa parceira para nós projetistas e também são faceis de lidar....por isso estão crescendo,
Boa sorte,
VonNilmam "Assembler" e agora "C"