Fórum sobre desenvolvimento de sistemas embarcados: Hardware e Software, Tecnologias: Eletrônica digital e analógica, Microcontroladoras, Microprocessadores, Sistemas *NIX (Linux, BSD), Software embarcado Baremetal. Sem fins lucrativos.
Eu uso um Windows 98 em um computador velho + o Icprog para enviar programas Hex (através de uma LPT) para um gravador de PIC.
Este micro já está caindo aos pedaços e logo, logo vai me deixar na mão.
Gostaria usar um micro mais novo que já possui Windows XP ou Vista e enviar o arquivo hex pela USB para o Gravador.
Tem jeito?
Depois de um tempinho consegui montar um circuito do pickit2 da Microchip e gostaria de tirar umas duvidas com voces.
Instalei o pickit2 programmer mas não consegui comunicação via usb com a placa. Pelo que li na internet para isso eu devo gravar previamente o firmware no meu pic18f2550. Depois disso o pIc faria outras gravações. Esta interpretação está correta?
Eu não instalei o arquivo NET.frame. Ele é necessário?
Se o pic do pickit2 nao tiver o firmware, vc nao poderá achar o pickit no programa de gravacao da microchip. Note que o gravador tem umas memorias 24C que até agora nao sei o que fazem.
sobre esta memoria eeprom ela é utilizada para vc levar o .hex, para fazer gravação em campo, carrega na eeprom o hex e depois naum necessita do micro em campo.
Tentando enviar o arquivo .hex do firmware para o PIC 18f2550 e tentando gravar com o ICprog verifiquei que este pic não esta relacionado para gravação. como poderia ser feito isso?Tenho que gravar o firmware primeiro para usar o programa de comunicação do pickit2. Estou numa sinuca de bico se não puder usar meu velho gravador de porta paralela com o ICprog.
Comprei um desses na Cerne-tec.com.br. Apesar de ser um pouco mais caro do que este que podemos fazer, achei muito robusto (resistiu muito bem ao meu projeto final da faculdade !!!) e grava muitos modelos de PIC inclusive de 40 pinos.
Compare com as opções dos demais amigos e veja o que mais te interessa.
Depois coloquei um conector zif e ficou bem operacional.
Fabio, me desculpe em não dar atenção a sua ajuda mas só pude ve-la hoje.
Obrigado.
Continuo tendo problemas com o pIC2.
Meus problemas são de gravação e depois não manter contacto com o PIC.
Depois de gravado uma unica vez o firmware conecto o cabo USB do PIC no computador, o computador reconhece o USB, vou ao gerenciador de hardware do computador, e vejo a tela piscando varias vezes( acho que esperando uma resposta do USB) depois ocorre o desligamento do computador.
Uma duvida : se eu colocasse o firmware em um pendriver serviria para testar se houve uma comunicação?