Dúvida com Motor e PIC !!!

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Dúvida com Motor e PIC !!!

Mensagempor Andre_Cruz » 13 Jan 2009 16:31

Estou trabalhando em um aquecedor!
E cheguei no motor que vai empurar o AR quente !

Ai esta o meu problema, nunca trabalhei com nem um motor nem AC nem DC, queria algumas informações como alguns fabricantes, e qual tipo de motor é mais facil de se encontrar, trabalhar e como acionar e variar sua velocidade.

Creio que o motor precise de mais velocidade (rotação) do que torque, isso porque um cooler de PC, não tem quase torque, você para ele fácil com o dedo.

A hélice também não sei onde encontrar, acredito que uma com uns 15Cm seja suficiente.

Pesquisei no google e vi os motores DC brushless, gostei mais não encontrei, nem um fabricante que venda, um no tamanho que eu preciso, a maioria que encontrei foi em site de aeromodelo, e os motores são muito pequenos, será que eles suportam uma, hélice de 15 Cm a rotação suficiente ?

Aguardo opiniões dos mais experientes.

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 14 Jan 2009 06:58

Antes vc deve saber qual o Fluxo de Ar necessário , m³ por minuto.
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 14 Jan 2009 20:21, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Washburn » 14 Jan 2009 07:07

Caro André, os motores DC teem a vantagem da possibilidade de se controlar sua rotação por PWM (o que seria facil fazer com PIC). No caso de motor AC (rotor de gaiola) o controle de velocidade é mais dificil, acho mais viavel voce comprar um Inversor de frequencia, por outro lado, este tipo de motor é mais robusto, exige o minimo de manutenção.

Se mesmo assim voce quiser usar motor DC de uma olhada no site da Crouzet.
Il capolavoro...
Washburn
Bit

Mensagempor Andre_Cruz » 14 Jan 2009 07:58

Djalma Toledo Rodrigues, bem observado, eu não tinha pensado nisso.

Tem como você me dar mais informações de como calcular ?

Washburn, eu ja trabalhei com PWM.
A possibilidade de instalar um inversor de frequência não pode existir, porque o PIC deve gerenciar tudo.

Estou vendo o site que você me indicou !

Obrigado
Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Re: Dúvida com Motor e PIC !!!

Mensagempor andre_luis » 14 Jan 2009 08:37

Motor DC, esquece.
Usa soluçoes prontas; tem muitas empresas especializadas em exaustores.
Pro controlar, Triac, via Dimmer.
Pode controlar a fase, ou os ciclos, que acho mais recomendável, pela utilizacao de opto zero-crossing.

att.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 14 Jan 2009 09:02

andre_teprom

O que você me indica ?
Motor bifasico??
Controla com um DIMMER igual uma lâmpada ?

Desculpe, se as perguntas são muito básicas eu realmente não me lembro dessas aulas.

Se puder indicar algo pra eu ler, a respeito fico grato.

Obrigado

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor andre_luis » 14 Jan 2009 13:15

tipo ventilador de teto.
Já tá pronto.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor DEJANO » 14 Jan 2009 19:58

Ola Pessoal!!
Ola Andre_Cruz

Veja bem. A nao ser como aprendizado, acho que voces estao gastando tempo atoa em tentar controlar a velocidade de motores para o fim que voce pretende.Quando se controla a temperatura do ar que circula , quanto mais o ar circula melhor. Isso porque o sensor de temperatura que voce for usar tem que perceber a variacao da temperatura o mais rapido possivel. Nesse caso é muito complicado ficar tentado controlar varias coisas ao mesmo tempo. O mais pratico é o seguinte. voce fixa uma e controla a outra. Por exemplo, quando voce vai controlar temperaturas baixas , voce deixa o compressor da refrigeracao ligado constantemente e controla a temperatura pela resistencia que é muito mais facil. No seu caso, (eu penso assim) voce deve fixar a ventilacao com um motor. pode ser um de gailoa de esquilo ou outro motor ac qualquer e fixar o controle na resistencia que vai fornecer o calor, o que e muito mais facil de controlar.
os motores AC sao muito dificeis de ser controlados a nao ser com inversores de frequencia como foi citado acima.
Mas veja bem, se voce liga a fonte de calor e a velocidade do ar esta lenta, como o sensor de temperatuta vai perceber que o ar aqueceu? Quando isso acontecer voce terá uma enorme energia termica no ambiente e assim vai gerar uma enorme inercia termica. Ou seja a sua temperatura vai subir mesmo que voce desligue a carga.
Pense nisso.
Até +
Dejano
DEJANO
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 14 Jan 2009 20:06

Andre_Cruz escreveu:Djalma Toledo Rodrigues, bem observado, eu não tinha pensado nisso.Tem como você me dar mais informações de como calcular ?

Facil :
Fluxo de Ar (m³/min.) = Área do ducto, ou da Mangueira, vezes Velocidade do Ar

O comprimento do Ducto, ou da Mangueira, é perdas - No caso perda de pressão.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 15 Jan 2009 00:39

Melhor e' usar motores sem escovas. Duram muito mais.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 15 Jan 2009 08:44

Olá DEJANO,

Realmente você tem razão, fixar a velocidade do motor e controlar a temperatura pelo aquecimento da resistencia é mais, simples e funcional.
Vou fazer dessa maneira !

Obrigado pela dica.

Djalma Toledo Rodrigues, eu vou medir os tubos para ter certeza de seu diametro real.

jorgeluiz, tem razão os motores motor brushless "sem escova", duram muito mais, mas eu não achei para vender um motor, em um tamanho razoavel, achei somente os usados em aeromodelos, muito pequenos.

Por favor me indiquem empresas que fabricam e comercializam motores elétricos.

Agradeço pelas dicas

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor andre_luis » 15 Jan 2009 09:53

Andre_Cruz escreveu:Por favor me indiquem empresas que fabricam e comercializam motores elétricos.

Rapaz,

Voce está falando de motores, mas num contexto de exaustão de ar.
Afinal, voce está precisando de motor + helice ?

Existem empresas especializadas nisso, vendem exaustores de tudo que é tamanho. Seria o caso ? ( pergunto porque voce está focando a pergunta em 'motores' )

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 15 Jan 2009 10:19

andre_teprom

Desculpe estou realmente focando em motores elétricos, que eu deveria perguntar como você disse, exaustor (motor + hélice) é realmente isso que eu preciso !

Valew pelo toque !

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Voltar para PIC