Conexão Wireless entre PICs

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Conexão Wireless entre PICs

Mensagempor Felipe » 23 Nov 2006 09:09

dae pessoal, blz?!

seguinte, eu estou querendo fazer uma conexão Wireless entre PICs, mas não sei por onde começar...

estou pensando num projeto em que 1 PIC controle vários outros PICs menores, mas somente com conexão Wireless...
esses PICs menores não precisam se conectar entre si, somente com esse PIC que seria uma forma de servidor...

a única transmissão entre eles seria 1 pulso, nada mais...

o meu problema é que eu não sei o que usar para essa transmissão...
será q 1 transmissor consegue saber pra qual receptor enviar o sinal?

por exemplo, tem 50 outros PICs menores que estão esperando receber um sinal, mas eu só quero enviar um sinal para o 32º PIC, como vou enviar um sinal somente pra ele?
como ele vai saber que o sinal é pra ele?

será q alguém pode me dar uma luz?

muito obrigado,
Felipe
Felipe
Bit

Mensagempor jean » 23 Nov 2006 10:13

Felipe, pra começar vc deve criar um protocolo em que vc vai "conversar" com cada uC. Criado esse protocolo, vc identifica cada uC da sua rede com uma ID, ao transmitir seu protocolo, vc envia para todos os uC mas como neste seu protocolo vc colocou a ID do uC que vc deseja receber ou enviar um comando, somente ele vai atuar de acordo com sua lógica.
Qto a sua idéia de 1 pulso é inviável, pois não tem como vc definir pra quem é o comando. Vc pode comparar essa idéia como o correio..ou seja, vc envia uma carta para uma pessoa que acabou de se mudar pra essa rua, e vc não coloca o número da casa.. aí o coitado do carteiro sai na rua perguntando pelo fulano e ninguém conhece, ou seja, sua carta não será entrege, e no seu caso será o sua informação que não será interpretada.
Não sei se ajudei ou atrapalhei..mas se precisar de mais dicas é só falar.
[]
Jean

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Mensagempor Felipe » 23 Nov 2006 12:17

jean escreveu:Felipe, pra começar vc deve criar um protocolo em que vc vai "conversar" com cada uC. Criado esse protocolo, vc identifica cada uC da sua rede com uma ID, ao transmitir seu protocolo, vc envia para todos os uC mas como neste seu protocolo vc colocou a ID do uC que vc deseja receber ou enviar um comando, somente ele vai atuar de acordo com sua lógica.

eu imaginei que tem que ser alguma coisa assim, mas como não sei como colocar uma ID num uC, não sabia se dava pra fazer isso mesmo, daí tava mais perdido...

jean escreveu:Qto a sua idéia de 1 pulso é inviável, pois não tem como vc definir pra quem é o comando. Vc pode comparar essa idéia como o correio..ou seja, vc envia uma carta para uma pessoa que acabou de se mudar pra essa rua, e vc não coloca o número da casa.. aí o coitado do carteiro sai na rua perguntando pelo fulano e ninguém conhece, ou seja, sua carta não será entrege, e no seu caso será o sua informação que não será interpretada.
Não sei se ajudei ou atrapalhei..mas se precisar de mais dicas é só falar.

não consegui me explicar direito...

eu disse que queria só mandar 1 pulso pois transmitir informações muito grandes pode ser problemático...
eu não penso em mandar 1 pulso "jogado" na rede, penso em mandar só 1 pulso pra cada uC, nada mais que isso, pois com esse pulso o uC já vai executar a ação, não precisa mandar pacotes grandes de dados...
pensei nisso pra fazer uma coisa mais simples, pelo menos no início...

mas valeu ae a explicação!!!

outra coisa, que eu to mais perdido (essa parte aí em cima eu já entendi), eu não sei como fazer essa comunicação Wireless, nunca mexi com nada Wireless, daí eu gostaria de saber se alguém tem alguma coisa pra indicar, se você já fez um projeto parecido, usou o que pra fazer essa comunicação?
será que os transmissores e receptores são muito caros?
alguém tem uma idéia de preço?

desde já, muito obrigado!!!

até mais,
Felipe
Felipe
Bit

Mensagempor Tronic » 23 Nov 2006 13:18

Dá uma olhada neste site http://www.rogercom.com/
Deve te ajudar
Tronic
Bit

Mensagempor lpagano » 23 Nov 2006 13:55

Felipe,

Não sei se você já tem em mente o transmissor. Eu usaria o PIC com transmissor e receptor integrados. Veja o rfPIC12F675 que é um transmissor em FSK.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor Felipe » 23 Nov 2006 14:07

Tronic escreveu:Dá uma olhada neste site http://www.rogercom.com/
Deve te ajudar

ae cara, valeu pela lembrança...
eu fiz um projetinho através desse site, liguei um lampada através da paralela, mas naquela época eles não tinham nada sobre Wireless ainda...
valeu ae!!!

lpagano escreveu:Felipe,

Não sei se você já tem em mente o transmissor. Eu usaria o PIC com transmissor e receptor integrados. Veja o rfPIC12F675 que é um transmissor em FSK.

Valeu!

eu não tinha nada em mente não, nem sabia que existe PIC com transmissor e receptor integrados...
vou dar uma olhada nesse aí que indicasse...

valeu ae!!!

até agora, muito obrigado pelas ajudas...

até mais,
Felipe
Felipe
Bit

Mensagempor fabim » 23 Nov 2006 15:59

mais fácil impossivel..

TX 433mhz = por exemplo..
RX433MHZ = por exemplo...

1 transmissor 30 receptores...

O TX manda pulsos variando de 100uS a 3mS, espassamento de 100 uS.

Todos recebem o pulso contam a duração deste pulso e comparam com uma variação de 10uS <> com um valor X....
Bateu.
Faz bla bla bla...
Agóra.. se vai sobrer interferências de controles e outros meios.. são outros 500...

Abraços.
Espero ter lhe ajudado.
Fabim.
fabim
Dword

Mensagempor Felipe » 23 Nov 2006 16:12

fabim, não entendi esse "TX" e "RX"...
terias como me explicar melhor?

fabim escreveu:Agóra.. se vai sobrer interferências de controles e outros meios.. são outros 500...

pois é, esse problema de interferências vai incomodar o meu projeto, mas... vamos ver no que dá...

muito obrigado,
Felipe
Felipe
Bit

oi...

Mensagempor tcpipchip » 23 Nov 2006 21:39

Oi...use o LAIPAC.
A TATO.IND.BR tem
Funcioooona!
tcpipchip
Dword

Re: oi...

Mensagempor Felipe » 23 Nov 2006 23:24

tcpipchip escreveu:Oi...use o LAIPAC.
A TATO.IND.BR tem
Funcioooona!

não achei esse LAIPAC q indicasse...
teria como você ser mais específico?

eu poderia usar o "Módulos de RF On-Shine" q tem ali?
Módulos de RF?

desculpa tantas perguntas, é que fiquei meio perdido...

até mais,
Felipe
Felipe
Bit

Mensagempor tcpipchip » 24 Nov 2006 10:05

Transceptor de 2.4Ghz

Agora, se voce quiser fazer via serial...(BAUD,N,8,1) e bem rapido....mas caro....

use RX Linx

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 24 Nov 2006 11:09

www.dhay.com.br
Eles comercializam transmissor e receptor de 292 a 433 mhz e receptor tambem.

No caso será 1 transmissor e n receptores na mesma frequencia...
O módulo 433 funciona assim.
Pino data in. Se vc jogar 1 ele habilita a transmição e os receptores ficam com suas saidas a 1 tambem.

O master que irá controlar os outros... Vc criara uma rotina simples...
q entra com valor entre 1 a 30 X 100uS. (os valores entre 1 a 30 são referentes ao pic que vc quer que incherge o pulso) e faça determinada coisa. simples.
Agóra pra evitar que aconteça algum tipo de interferência pode criar um preambulo tambêm.
TIPO |'''|__|'''|__|'|
ele compara se os tempos a 1 e a zero tem exatamente X uS...
Se sim ok faça tal coisa...

Qualquer coisa tamos aí.
Abração.
Fabim.
fabim
Dword

Mensagempor zielpunkt » 24 Nov 2006 12:44

E aeh, Felipe!

Seguinte, essa idéia de selecionar um dispositivo via RF por meio de largura de pulso não é nada boa, pra não dizer uma m**da. Isto porque, mesmo em repouso, os módulos de recepção ficam sujeitos a receber 'lixo' (a RF está no ar, certo?) e na saída deles vc encontra uma série de pulsos os quais podem ser, em algum momento, interpretados como válidos pelo dispositivo escravo. Uma verdadeira festa de acionamentos indesejáveis! Ai, então, vc criou uma roleta russa :( !

Procura os módulos RX/TX na CIKA, que são relativamente baratos (liga pra lá que eu não sei o preço) e fáceis de utilizar. Agora, se quiser fazer alguma coisa proveitosa, trate de elaborar um protocolo mínimo para comunicação. Sofra um pouco agora (pesquise, tem muita coisa por ai) e sinta-se recompensado depois.

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Felipe » 24 Nov 2006 12:54

fabim, muito obrigado pelas dicas, pelas explicações e pelo site que vende esses transmissores e receptores

zielpunkt, também te agradeço muito pela dica de que dá bastante interferência e por indicar os módulos RX/TX da CIKA.
vou fazer uma pesquisa de preço e ver qual a melhor relação custo x benefício.
de repente monto um "pré-projeto" com dispositivo RF e depois, enquanto deixo em fase de teste, melhoro ele com os módulo que você indicou.

muito obrigado por tudo até agora!!!

até mais,
Felipe
Felipe
Bit

Mensagempor zielpunkt » 24 Nov 2006 14:37

Os módulos RX/TX da CIKA que te indiquei são justamente pra RF...
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Próximo

Voltar para PIC