Controle de lâmpada...

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Controle de lâmpada...

Mensagempor Blew » 17 Nov 2008 12:33

Olá amigos...
Estou com um problema aqui e gostaria de saber se alguem pode me ajudar. Fiz um controle de intecidade de uma lampada com o Pic16F628A, um dimmer digital na verdade,que varia de 0 a 100%, e funcionou muito bem, com detector de passagem de zero e tudo mais. Mas o problema é que tenho que ligar mais lampadas, pra ser mais preciso, 3 em cada fase, e é ai que surge o problema, quando eu ligo mais de uma fase bagunça tudo, o controle enlouquece. Tenho um detector de passagem por zero para cada fase tu funcionado, Já medi com o osciloscopio e o sinal chega perfeito ao circuito de disparo, é ali que está o erro, talvez por gerar muito ruido ou sei lá, medindo com o osciloscopio fica meia onda correta na próxima pega a meia onda inteira e vai assim...estou usando um BT16-600, as lampadas são de 1600W. Alguem saberia um circuito de disparo melhor? o problema é maior quando as lampadas estão na fixa dos 35% de luminosidade...
Obrigado...
Blew
Bit

Mensagempor MOR_AL » 17 Nov 2008 16:17

Olá Blew.

Coloque o diagrama esquemático desde a saída do PIC até as 3 lâmpadas. Assim fica mais fácil te ajudar.
Porém, está parecendo ruído mesmo. Por acaso tem snubber e filtro RF entre as lâmpadas e a rêde?

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Blew » 17 Nov 2008 17:23

não tenho o diagrama desenhado aqui, vou pegar amanhã novamente e desenho. Mas basicamente é o pic acionando um transistor, que aciona um MOC 3020, que aciona o BT...
Blew
Bit

Mensagempor Muga » 24 Nov 2008 17:56

voce esta jogando as 3 fases na mesma interrupcao??
posta ai seu codigo...
Muga
Bit

Mensagempor otavio luiz » 25 Nov 2008 07:07

voce não vai poder usar a interrupção externa a não ser que utilize somente uma fase pra sincronismo assim voce sabe que as outras vão estar cada uma a 120graus da outra ou 0,0056ms, melhor forma é utilizar um detetor de passagem por 0 para cada fase, cada uma delas devem ter um contador para fazer o seu disparo no momento correto e controlar cada uma das lampadas.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor Blew » 27 Nov 2008 14:06

não galera, tenho um pic para cada lampada, e tres detectores de zero, um pra cada fase, cada um enviando um sinal para tres pics que acionam cada um uma lampada em sua respectiva fase...todas com seus circuitos de acionamento independentes...
Blew
Bit

Mensagempor Washburn » 10 Dez 2008 07:17

Blew,

Voce esta usando algum filtro na rede (bobina, capacitor)?
Porque quando o seu triac "liga e desliga" ela pode gerar ruidos na rede, talvez com um circuito esse ruido nao seja suficiente para instabilizar o PIC mas com 3 circuitos o ruido é multiplicado por 3 certo?...
Il capolavoro...
Washburn
Bit

Mensagempor Blew » 10 Dez 2008 08:30

na verdade o sinal fica perfeito até a saida do MOC, de acordo com as medições que fiz com o osciloscopio. Eu acho que o ruido gerado por um triac não deixa o outro desligar no momento devido, por que medin do a saida uma onda fica perfeita, depois pega uma onda inteira e fica alternando, coisa que não acontece se ligar apenar uma fase. O filtro que estou usando é um resitor e um capacitor...
Blew
Bit

Mensagempor RobL » 12 Dez 2008 17:47

Não pode deixar de funcionar. Tres pics um para cada fase tem que funcionar.
O seu problema é ruído gerado pela linha que está entrando por condução ou irradiação ou os dois.
Em cada pic coloque todas as portas não usadas como saida. Tem muita porta aí num 16F628A.
Use um filtro no MCLR.
Tem capacitor de desacoplamento entre Vdd e Vss de 100nF?
Seu impresso tem um bom plano de terra?
Qual o tipo de oscilador usado, interno ou cristal (deve ser interno)?
Use a frequencia de clock mais baixa possível.
Qual o tipo de fonte de alimentação para o pic que está usando? Capacitiva (se for pode parar) ???
Se for fonte capcitiva, tem que filtrar bem a entrada com um MOV (melhor ainda um tranzorb) e capacitor X2 após o resistor que vai em série com o capacitor que dá a reatência para o valor de tensão calculado.

Hipótese apenas: Funciona com um só pois os ruídos ficam em sincronismo com ele mesmo, exatamente quando desliga e liga são gerados. Quando entra um segundo pic, gera em tempo diferente e aí contamina os outros dois.
Teste: Se ligar os 3 na mesma fase deve funcionar.
RobL
Dword

Mensagempor anderson » 12 Dez 2008 20:51

na verdade o que passa eh uma defasagem entre tensao e corrente a borda de descida ou de subida no zero crozz naum eh real
vc deve fazer eh fazer um desconto por soft

pra provar isso deixa as lampadas ligada por hard, coloca uma ponta do ociloscopio na rede e outra no zero-crozz vc vera a defasagem
anderson
Bit

Mensagempor RobL » 13 Dez 2008 06:56

Faltou no teste:
Ser na mesma fase e exatamente no mesmo ângulo elétrico de disparo.
Desta forma as 3 devem funcionar.
Posteriormente defase uma delas que todas devem dar pau.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 13 Dez 2008 06:59

Supondo que sua lâmpada seja de filamento, portanto pouco indutiva, não creio que você esteja tendo problema por desligamento no triac devido à defasagem entre corrente e tensão, ou dv/dt ou ainda di/dt.
RobL
Dword

Mensagempor Roco » 13 Dez 2008 07:57

Tenho o mesmo problema com Triac, tenho três Lâmpadas cada uma delas ligada a uma fase e ocorre o mesmo poblema, o equipamento que controla estes triac e analogico e não foi construido por mim, no entando observei no momento qdo apareçe oscilações apareçe uma tensão do Terminal Gate do Triac .

Possivelmente um ruído, no entanto ainda não consegui eliminá-lo tb.

estou pensando em inserir um filtro nas fases de cada equipamento.

Boa sorte.... se obtiver resultados antes post aki..
Roco
Nibble

Mensagempor RobL » 13 Dez 2008 08:55

Controle analógico!! Está dando o mesmo problema?
Diante destas informações vamos focar no triac e a carga. Temos que começar tudo do zero.

Vamos fazer uma experiência:
Se sua lâmpada for de grande potência, acima de 1000W.

1-Coloque uma indutância em série com a lâmpada e informe o resultado.
Para experiência use um indutor qualquer que tenha a mão, mas que torne possível acender a lâmpada.
Improvise um indutor qualquer com umas voltas de fio em torno de um ferro ou ferrite qualquer.
Não tendo um indutor, colque um resistor de baixo valor acima de 1 ohm e que resista a potência pelo menos para o tempo de teste.

2- Aumente ao máximo que puder a corrente no gate, sem danificar o triac.

3 - Por via das dúvidas e por último, coloque um snubber sobre o triac, um C em torno de 100nF x 400V poliester em série com um R em torno de 47 ohm para cargas em torno de até 2KW.

Pode acrescentar um ítem por vez, ou finalizar com os tres.

O porque:
1-Devido a baixa resistência da lâmpada a frio, especilamente a primeira partida, pode estar super aquecendo uma micro região no triac e com certo ângulo, pode não dar tempo de recuperar, modificando as características do mesmo.
O objetivo do indutor é limitar a corrente inicial a frio que pode ir muito acima de uns 200A por meio ciclo (depende da indutância da linha) e também a repetitiva.

2-O aumento da corrente do gate, reduz o calor gerado nessa região de partida, pois aumenta a área de condução inicial até o espalhamento final.

3- Este é mais um chute para ver no que dá, mas sempre é bom um snubber para evitar partida por transiente de tensão na linha (dv/dt). Neste caso vamos tentar evitar problemas que podem estar sendo gerado na linha pelas outras lâmpadas (cargas), uma carga realimentando a outra com ruído na linha.

Nota: Uma lâmpada halógena de 500W tem um R inicial em torno de 3 Ohm. Se desprezarmos a indutâcia da linha e pegar o pico da tensão de 220Vca dará uma corrente inicial em torno de 100A. Isto depende do comprimento do fio, etc (indutância da linha). Em regime a corrente cai muito, em torno de 2,5 A.

Poste o resultado.

Se der certo é só calcular o indutor e o snubber mais econômico.
RobL
Dword

Mensagempor Blew » 15 Dez 2008 22:05

Obrigado pela ajuda pessoal. No momento não posso fazer os testes pois o tive que devolver as lampadas, mas logo pegarei de volta e faço os testes.
Mas já posso adiantar, pelo que medi o erro está realmente no circuito triac, medindo com o osciloscopio o pic não altera em nada com as tres fases juntas, o mesmo para o detector de passagem por zero que funciona beleza, o erro começa apartir do triac.
infos:
A lampada é uma halogena de 1600W.
Já testei usar uma indutancia mas não obtive resultado.
Já estou usando um snuber, e isso foi interessante, funcionou durante algum tempo, pouco tempo, mas logo voltou o problema.
Quanto a filtros no pic, não acho necessario acrecentar mais, medindo com o osciloscopio está tudo normal nessa parte.
A fonte que estou usando é chaveada.
Blew
Bit

Próximo

Voltar para PIC