Comunicação entre PICs

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Comunicação entre PICs

Mensagempor mamga » 22 Out 2008 08:22

Olá pessoal, estou com o seguinte problema: resumindo de uma forma genérica, estou desenvolvendo um módulo com um PIC que recebe dados por uma serial e envia para um outro PIC. Nesse caso somente um microcontrolador com 2 usarts resolveria meu caso ou teria como eu fazer a comunicação entre os dois microcontroladores por SPI ou até I2C?

Obrigado
mamga
Nibble

Mensagempor xultz » 22 Out 2008 08:35

Sim, sim e sim.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mamga » 22 Out 2008 09:06

Saberia me indicar um PIC facil de comprar com 2 usarts, uso muito aqui na empresa o 18F8720 (TQFP), mas como esse serviço é particular queria um DIP para facilitar a montagem.

Agora entre SPI e I2C para essa aplicação saberia me dizer também qual seria mais simples?

Obrigado novamente...
mamga
Nibble

Mensagempor Sergio38br » 22 Out 2008 09:48

bom dia mamga, olha DIP com duas seriais na linha 18F eu desconheço, pelo que li no site da microchip esta coisa só pega nos involucros de 64 pinos para cima e nem todos os modelos. Não da para emular uma serial por software?

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor mamga » 22 Out 2008 10:48

Olá Sergio, então, até eu sei tem como emular sim... mas nesse caso acredito que utilizar SPI ou I2C seria menos trabalhoso... O que acha?
mamga
Nibble

Mensagempor Sergio38br » 22 Out 2008 10:54

O unico inconveniente de usar a emulação seria no caso de ocorrer um interrupção ( se for usar), nos outros dois casos vc pode usar a interrupçãp para não cair no mesmo caso da emulação da uart.

O outro pic vai estar próximo??
[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor fabim » 22 Out 2008 11:00

olha.
não sei se vem ao caso.

TIPO. PIC1 ( camarada que vai ficar escutando a 232)
PIC2 ( macarada que vai receber os dados do pic1 via SPI)

Funcional:
PIC1 na troca de idéia, recebe dado que é para serem enviados para pic2.
colocou os N bytes no bufer, levantou um pino a 1 avisando o pic2 que tem dados para ele.

Descritivo.
PIC1 com SPI SLAVE
PIC2 com SPI master

....

Acho que fica bom assim, até porque o SPI pode trabalhar com frequencia de transição de até 1/4 do CK do cristal..

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor mamga » 22 Out 2008 15:40

Sergio:
Sim o outro pic vai estar proximo. Mas em outra placa, ligado através de um flat provavelmente.

fabim:

Seria mais ou menos isso mesmo que estou precisando... estou meio perdido pq nunca usei SPI. Preciso dar uma boa estudada nele antes de mais nada.

Obrigado...
mamga
Nibble

Comunicação entre PICs

Mensagempor compredosul » 23 Out 2008 11:18

mamga escreveu:Sergio:
Sim o outro pic vai estar proximo. Mas em outra placa, ligado através de um flat provavelmente.

fabim:

Seria mais ou menos isso mesmo que estou precisando... estou meio perdido pq nunca usei SPI. Preciso dar uma boa estudada nele antes de mais nada.

Obrigado...

Olá “manga”!!

Não sei se esta opção seria adequado para o seu caso, porém segue outra sugestão...

Se você trabalhar com RS485 a dois fios poderá colocar todos os periféricos, tanto o Master como Slave, na mesma rede em paralelo sem stress, depois é só gerenciar via software, inclusive no próprio computador, através de algum protocolo bem simples, tipo o primeiro byte a ser enviado na rede (PIC1) é o endereço do periférico que deverá considerar esta informação (PIC2).

Espero ter colaborado, boas sorte!!
Everton Machado... www.compredosul.com.br
compredosul
Bit

Mensagempor mamga » 23 Out 2008 21:43

Olá, é talves seja uma opçao, esse fim de semana vou tentar estruturar certinho o projeto ai será mais facil escolher como resolver isso, levando em consideração as informações obtidas aqui... vlw
mamga
Nibble

Mensagempor mamga » 31 Out 2008 22:32

Olá pessoal, como preciso projetar esse modulo o mais generico possível, decidi deixar comunicação com o microcontolador via SPI e também pela usart, nesse caso emulada, mas não tenho nem noção de como começar isso, alguem sabe onde posso achar informações sobre serial emulada assim?

obrigado...
mamga
Nibble

Voltar para PIC