"ground" em comunicação serial?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

"ground" em comunicação serial?

Mensagempor PeterC » 11 Set 2008 09:57

Olá todos,

É uma pergunta de iniciante, mas preciso resolver esta dúvida antes de ligar tudo... Tenho, de um lado, o PC, e do outro, um circuito PIC que vai mandar dados de sensores através do cabo serial (com a ajuda de um chip MAX232). O esquema vem de um livro (Sistemas Microcontrolados, de Nardênio Almeida Martins), que não especifica muito sobre este interface. Presumo que seja uma conexão do tipo "null modem". Fiz um cabo serial que conecta pino 2 a pino 3 e vice versa, e pino 5 a pino 5. 1/4/6 e 7/8 são interligados separadamente em cada lado. A minha pergunta é sobre o que conecta ao pino 5 do lado do circuito PIC. A função é "terra" (signal ground) - mas isso quer dizer que devo realmente conectar este pino com o polo negativo da pilha que da energia ao circuito? Assim estabeleço uma linha direta entre o polo negativo do circuito e a terra da porta serial do meu PC - me parece muito estranho! Ou se trata de uma terra separada do resto do circuito, talvez junto com a terra do MAX232?

Muitos de vocês já devem ter passado por isso. Como vocês fazem?

Obrigado,

Peter.
PeterC

Mensagempor xultz » 11 Set 2008 11:00

A idéia é exatamente esta, ambos "negativos" devem ser interligados, assim ambos circuitos têm a mesma referência. Note que quando falamos de tensão, sempre precisamos de um ponto de referência, que quase sempre (mas nem sempre) é o terra, ou negativo, ou GND. Se você não ligar os terras, acontece que quando o computador enviar um sinal 0 na porta serial (que no RS232 é um sinal entre +3 e +12V) a outra placa vai receber esta tensão... mas em relação a quem? Se a tua placa não tiver ligação ao terra do computador, esse sinal pode representar nada. Se teu circuito tiver ligado ao terra do computador, os mesmos +12V que saem do computador são entendidos como +12V pelo teu circuito.

Me fiz entender?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor PeterC » 11 Set 2008 13:39

xultz escreveu:A idéia é exatamente esta, ambos "negativos" devem ser interligados, assim ambos circuitos têm a mesma referência. Note que quando falamos de tensão, sempre precisamos de um ponto de referência, que quase sempre (mas nem sempre) é o terra, ou negativo, ou GND. Se você não ligar os terras, acontece que quando o computador enviar um sinal 0 na porta serial (que no RS232 é um sinal entre +3 e +12V) a outra placa vai receber esta tensão... mas em relação a quem? Se a tua placa não tiver ligação ao terra do computador, esse sinal pode representar nada. Se teu circuito tiver ligado ao terra do computador, os mesmos +12V que saem do computador são entendidos como +12V pelo teu circuito.

Me fiz entender?

Entendi, mas... posso jogar todos esses grounds juntos, então? O GND da porta serial do meu PC, do MAX232, do PIC, da bateria, etc, tudo interconectado na mesma terra? Obrigado.
PeterC

Mensagempor xultz » 11 Set 2008 14:10

No teu circuito você já faz isso, usando um mesmo terra (ou referência, que seria o nome mais correto) para todos os sinais, sejam eles a bateria, o regulador, o MAX, o PIC, etc. E o PC também tem uma referência no pino 5 do conector serial (que, neste caso, é a única referência do PC inteiro, seja para a fonte, a porta USB, o processodar, etc), e você vai interligar estas duas referências (do PC e teu circuito), e no final, tá todo mundo ligado numa referência só.

Existem situações que você terá mais de uma referência, por exemplo, numa fonte chaveada com isolamento de entrada para a saída, você tem uma referência na entrada e uma na saída e elas não têm contato entre si. Isso é bastante comum em qualquer circuito que use transformador (mas não é uma regra).
xultz
Dword

Mensagempor turuna » 11 Set 2008 14:21

Pelo que sei nos Pcs o terra(caixa metálica) não tem nada a ver com o negativo.........pino 5 do db9 da serial.

Turuna
turuna
Nibble

Mensagempor xultz » 11 Set 2008 16:50

Cara, dar nome ao terra sempre gera esse tipo de confusão, mas você tem razão, por isso preferi chamar de referência para não confundir com o fio terra. Porém, negativo também não é um nome adequado, na minha opinião. Alguns tendem a chamar de GND (ou ground) enquanto a outra linha chamam de Earth, mas isso varia...
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 11 Set 2008 17:05

muitos sites de eletronica, em explicassões .."sites em portujêis".

Chaman o GND de MASSA.!

Acho mais facil a interpretação.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ze » 11 Set 2008 17:17

a última de hoje. estes circuitos funcionariam na lua?
agora é úrtima mesmo: não tinha entre nós um insignepartinte?
rs
témanhã.....
ze
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Set 2008 18:33

fabim escreveu:muitos sites de eletronica, em explicassões .."sites em portujêis".

Chaman o GND de MASSA.!

Acho mais facil a interpretação.

acho que resolveria o problema de nao funcionar na lua! mas massa demais engorda :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor microcontrolador.pic » 11 Set 2008 19:10

turuna escreveu:Pelo que sei nos Pcs o terra(caixa metálica) não tem nada a ver com o negativo.........pino 5 do db9 da serial.

Turuna

Olá amigo,

Você deve ligar o negativo da alimentação do seu projeto (GND) com o pino 5 da porta serial (GND). Com isso ambos terão a mesma referência de Terra.

veja o esquema de exemplo:

Imagem

Observe a utilização do CI MAX232 para converter os níveis de tensão do PIC serial para o RS232.

Espero ter lhe ajudado.
microcontrolador.pic
Nibble

Mensagempor Renato » 13 Nov 2008 14:01

turuna escreveu:Pelo que sei nos Pcs o terra(caixa metálica) não tem nada a ver com o negativo.........pino 5 do db9 da serial.

Turuna

Não.
O GND é ligado ao Terra (chassis).
Acredito que o motivo é descarregar todos desacoplamentos de sinais
nas placas, conduzidos ou irradiados, à terra.
Mas às vezes o preço que se paga é meio pesado:
- Queima de interfaces pelo loop de terra, interligando 2 equipamentos
com terra não equalizado,
- Ruídos da rede entrarem, fazendo caminho inverso, principalmente
quando o terra (3º pino) não é bom.

Aliás, já vi literaturas sobre aterramento recomendando fazer conexões
de terra distantes das paredes (separação galvânica) e outras teorias
dizendo que tem conectar tudo: Aterramento, estruturas metálicas do prédio, cabo do pára raios, etc... E aí ?!
Renato
Byte

Voltar para PIC