Medição AC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Medição AC

Mensagempor Pask » 31 Ago 2008 19:36

Amigos, já sabemos que é possível medir tensão CC usando o conversor AD interno do PIC. Agora, eu perguntaria: como fazer a mesma medição quando se tratar de corrente alternada, ou seja, como fazer um voltímetro AC com o PIC? Eu imaginei o seguinte: primeiro se faz uma retificação em onda completa com ponte de diodos do sinal AC de entrada sem filtragem; depois, aplica-se o sinal AC presente entre o terminal positivo e o terminal negativo da ponte retificadora em divisores resistivos e submete-se à entrada do canal AD do PIC. Então, ele irá ler o valor rms ou eficaz da onda retificada.
Pask
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 31 Ago 2008 20:30

Faça a retificação com filtragem, ai vc obtem a tensão DC de pico.

Nos instrumentos mais baratos é feita retificação de meia onda.
Nos mais elaborados é feita retificação de onda completa com Amplificador Operacional (Diodo Ideal).
Nos instrumentos ainda mais elaborados é feita, através de um CI dedicado, a leitura RMS verdadeira.

Abraço e boa medição AC
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Pask » 31 Ago 2008 20:59

Eu fiz uma simulação utilizando uma ponte retificadora com 4 diodos e um capacitor eletrolitico de 100uF. O resultado ficou bem próximo do esperado (na simulação). Qual componente dedicado seria bom para isto?
Agora, eu pergunto: e no caso de eu querer desenvolver um amperímetro AC? A tensão que aparece nos shunts de corrente é muito baixa, da ordem de milivolts. Eu teria então que submeter esse nível de mV a um amplificador operacional para aumentar a sua amplitude e, em seguida, retificá-lo e enviá-lo ao conversor do PIC? Por exemplo: se em paralelo com um dado shunt eu obtiver uma tensão de 0,045V, eu poderia amplificar esse nível para conseguir 0,45V com AOP de ganho 10 ou mesmo 4,5V com ganho 100 e depois retificar tal valor para DC e aplicar no PIC. Seria isto?
Pask
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 31 Ago 2008 21:28

100 uF é muito C , como o circuito é alta impedância dará uma Constante Tempo* muito grande, isso significa que ao retirar a ponta de prova do ponto de medição seu Voltimetro continuaria medindo por longo tempo.

R(shunt): Exato amplificar é a solução.

Agora veja bem se vc usar tensão de referência de 4.096 Vdc , para ADC de 10 bits, facilitará a conversão bin/dec . 4 mV por bit
5Vdc como referência dará fração de mV ---4.8828 mV por bit
Existe até CI Reg. com essa tensão de referência.

Eu sugiro que antes vc monte seu protótipo de fórma mais simples possível, depois post aqui os resultados obtidos, porque existe ainda detalhes que seria prematuro abordar agora.

Certo ?

(*) Constante Tempo e não 'constante De tempo' como muitos professores ensinam. PI é uma Constante, Logo: Constante PI, e não de PI
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 31 Ago 2008 22:46

módique eu num sei, mais taí.
Só ler e loo...

E aprenderaz sobre RMS Médio demais...

http://www.proenergysafety.com.br/arqui ... imetro.pdf
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Pask » 01 Set 2008 08:44

Bem Djalma, na simulação, foi o capacitor de 100uF que proporcionou uma estabilidade melhor na indicação no display. Valores abaixo de 100uF como 47uF, 22uF ou mesmo 1uF, fizeram com que os valores ficassem se alterando rapidamente, impedindo a sua leitura. Mas, eu sei que, no circuito real, valores menores para C darão um resultado já satisfatório.
Com relação ao amperímetro AC, essa referência de tensão de 4,096V é uma ótima idéia, pois será possível obter valores redondos para cada bit convertido. Então, seria assim:
0 = 0V (valor minimo)
1023 = 4,096V (valor máximo)
1 bit corresponde a 0,004V ou 4mV.

Bem, encontrei uma ref. de voltagem da Maxim que é o MAX6220ASA41, que gera uma ref. de exatamente 4,096V, possuindo apenas 8 pinos e de fácil utilização. Sua faixa de tensões de alimentação está dentro do range de 8 a 40V.
Agora, precisaria conseguir um shunt de 1m ohm. Será que é facil conseguir esse componente aqui no Brasil?
Pask
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Set 2008 11:11

Quanto a instabilidade de leitura. Existe uma técnica de Amostragem / Retensão. Veja o Data Sheet do 7106 da Intersil tem muita info.
Shunt. Tenta Farnell
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Voltar para PIC