Trabalhando com LCD gráfico 128x64 - MikroC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Trabalhando com LCD gráfico 128x64 - MikroC

Mensagempor alexhnunes » 22 Ago 2008 15:52

Pessoal, estou com mais uma dúvida aqui. Preciso fazer funcionar um LCD gráfico 128x64, tenho dois aqui disponíveis (marcas Tech12864G verde ou AGM-12864K azul, ambos com BL). Eles estão conectados corretamente (pelo menos de acordo com o DataSheet de cada um) e trabalhando com um PIC18F452 e o programa em MikroC de acordo com o exemplo da ajuda. O circuito possui alguns periféricos que estão funcionando normalmente, o que me leva a crer que o programa esteja rodando perfeitamente. Só que, usando um ou outro LCD, não há nenhuma resposta, caracter, linha ou qualquer coisa que me diga que eles estão funcionando. Existe algum segredo milagroso nestes componentes ou então eles estão danificados (minha suspeita)? São componentes novos que já possuo a algum tempo e não tinha ainda os utilizado.
Notei que eles têm um pino VEE que tem tensão negativa, então não conectei nada ali. Seria o caso de conectar algo ali? O que seria?

Obs sobre o programa: simulando no Proteus, funciona maravilhosamente bem, pra variar...
Alexandre Nunes
alexhnunes
Nibble

Mensagempor Sergio38br » 22 Ago 2008 16:15

vc deve ter um terminal ( Vo) para contraste, vc deve ligar um trimpot entre o VCC e o VEE e aplicar na entrada Vo, e ajustar o contraste do display neste trimpot.

Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor alexhnunes » 22 Ago 2008 16:17

Sergio38br escreveu:vc deve ter um terminal ( Vo) para contraste, vc deve ligar um trimpot entre o VCC e o VEE e aplicar na entrada Vo, e ajustar o contraste do display neste trimpot.

Sergio

Mas não seria no VCC e GND que eu deveria conectar esse trimpot? É onde ele está atualmente, com a saída em Vo. Já regulei de tudo quanto foi jeito e nada apareceu no LCD. Eu normalmente utilizo o LCD 2x16 e nunca tive problemas assim...
Alexandre Nunes
alexhnunes
Nibble

Mensagempor renatokodaira » 22 Ago 2008 16:30

Na datasheet que eu tenho, Vo deve estar entre Vss (0V) e Vee (-5V que é gerado internamente no LCD e disponível no pino Vee para ajuste de contraste via trimpot com o cursor no Vo). O display é o KS108 de 128x64.
renatokodaira
Byte

Mensagempor alexhnunes » 22 Ago 2008 16:39

renatokodaira escreveu:Na datasheet que eu tenho, Vo deve estar entre Vss (0V) e Vee (-5V que é gerado internamente no LCD e disponível no pino Vee para ajuste de contraste via trimpot com o cursor no Vo). O display é o KS108 de 128x64.

Acabei de fazer isso aqui, estou usando o Tech12864G, ao ligar ele faz um "iihhhhh". Aí eu desligo, pois tenho receio de queimar algo...

Meu colega aqui acabou de ligar o outro LCD seguindo a dica do Sergio38br e funcionou... :)
Alexandre Nunes
alexhnunes
Nibble

Mensagempor alexhnunes » 22 Ago 2008 17:14

LCD's funcionando! Realmente não dá para seguir o datasheet (ou seria datachit) de alguns componentes eletrônicos. Valeu pela preciosa dica do amigo Sergio38br e do Renatokodaira...
Alexandre Nunes
alexhnunes
Nibble

Mensagempor alexhnunes » 06 Set 2008 22:42

Olhaí, olhaí... :)

Essa é uma das artes que estou fazendo com o GLCD:
Imagem
As barras estão funcionais, trabalhando com 2 AD's do PIC16F877. Agora quero fazer o "velocímetro" e o "conta-giros"... Vai ser um bom desafio, viu...

A máscara eu desenhei em .bmp e gerei o códico com o editor gráfico do MikroC...

Ah, essa é outra opção de máscara:
Imagem
Alexandre Nunes
alexhnunes
Nibble

Voltar para PIC