Página 1 de 1

indicação pic comunicação

MensagemEnviado: 21 Ago 2008 15:58
por SoMeWhErE
Olá, pessoal.

Mais uma vez recorro a vcs para um HELP.

Então vamos ao problema. Tenho um leitor RFID, que transmite os dados via serial, e preciso levar esses dados a um pc que esta há uma certa distância, aproximadamente 20m.

Estava pensando, em colocar um pic ler via serial, e transmitir via ethernet para o pc, porém como esta em outro tópico, fiquei na dúvida entre os pics que citei lah (PIC18F66J60...) e o ENC28J60? só pra mencionar nunca trabalhei com eles...mas se alguem tiver uma sugestão, só dizer, pois unica comunicação que trabalhei eh USB .

Se alguem que trabalhou com esses componentes tiver algum material ae que possa estar disponibilizando, agradeço.

Outra coisa, só pra aproveitar esse tópico, que lugar vocês sugerem para comprar módulos ZigBee.

OBRIGADO ......

Re: indicação pic comunicação

MensagemEnviado: 21 Ago 2008 17:07
por Jorge_Francisco
Nunca trabalhei com ethernet, mas se fosse trabalhar compraria uma placa em algum desses:

http://www.2ei.com.br
http://www.cerne-tec.com.br/

Ou com o nosso amigo do fórum Rodrigo PA.

Os dois sites acima vendem também XBee. Mas me parece que na Multicomercial é mais barato. Tem no site do rogercom também:

www.rogercom.com

Abraço

MensagemEnviado: 21 Ago 2008 17:09
por Cláudio
Dependendo da taxa de tx, 20 m é fichinha...
Já fiz (a 9600bps) comunicação serial a quase 50 metros.

MensagemEnviado: 21 Ago 2008 17:36
por xultz
Ou então coloca dois conversores RS232 x RS485 e estende o cabo por quase 1 km...

MensagemEnviado: 21 Ago 2008 17:41
por Jorge_Francisco
485 é uma boa!!!

MensagemEnviado: 22 Ago 2008 08:20
por SoMeWhErE
xultz escreveu:Ou então coloca dois conversores RS232 x RS485 e estende o cabo por quase 1 km...


Seira isso xultz:


PIC ----- Conversor RS 232xRS485 ----- Conversor RS485xRS232 ----- PC

Só há um pequena problema, os conduites estão superlotados, praticamente impossivel passar cabos por eles.

via Ethernet eu iria ligar em um HUB próximo para enviar ao PC, será que é possivel???

Qual a distância máxima para Bluetooth???

Outra coisa, alguem sabe há curso de XBee em São Paulo, eu sei que tem na Cerne-Tec mas é no Rio de Janeiro, neh.

Desculpem tantas dúvidas, é que faz praticamente 1 ano que estou nessa área, e muito à aprender ainda.

VALEWSSSS

MensagemEnviado: 22 Ago 2008 08:36
por fabim
tão usa um conversor serial/ethernet.

Novacom.com.br

FAbim

MensagemEnviado: 22 Ago 2008 08:38
por Djalma Toledo Rodrigues
"os conduites estão superlotados, praticamente impossivel passar cabos por eles.


:idea: Remove tudo do conduite, deixa apenas um par de fio e coloca um MULTIPLEX .

:lol: Lógico que é gozação :lol:
.

MensagemEnviado: 22 Ago 2008 08:53
por xultz
Somewhere, a idéia que eu passei é esta que você exemplificou.
Eu não sabia que já tinha cabeamento ethernet passado, por isso sugeri o 485. Tem uma porrada de soluções de conversor serial x ethernet, é o caminho mais suave para o teu caso.

MensagemEnviado: 22 Ago 2008 11:16
por SoMeWhErE
Olá, pessuar.

Estive conversando com pessoal aqui, vamos fazer via 485 e passar tudo por uma canaleta por fora, issu é aqui pra empresa mesmo, do controle de acesso dos carros da empresa.

Vocês já conhecem o ditado, casa de Ferreiro espeto de pau. uhuhauhauh

Mas não deixarei de aprender sobre ethernet, vamos comprar o ENC28J60.

e Jorge_Francisco já entrei em contato com algumas empresas forncedores de XBee e muito em breve iremos adquirir uns módulos.

Valew.....xults...fabim....Joge......Claudio....e o engraçadinho do Djalma...heheheh

BRIGADAUM......

MensagemEnviado: 22 Ago 2008 12:44
por Jorge_Francisco
SoMeWhErE escreveu:Olá, pessuar.

Estive conversando com pessoal aqui, vamos fazer via 485 e passar tudo por uma canaleta por fora, issu é aqui pra empresa mesmo, do controle de acesso dos carros da empresa.

Vocês já conhecem o ditado, casa de Ferreiro espeto de pau. uhuhauhauh

Mas não deixarei de aprender sobre ethernet, vamos comprar o ENC28J60.

e Jorge_Francisco já entrei em contato com algumas empresas forncedores de XBee e muito em breve iremos adquirir uns módulos.

Valew.....xults...fabim....Joge......Claudio....e o engraçadinho do Djalma...heheheh

BRIGADAUM......


Opa, de nada. Implementar 485 é mais barato, R$5,00 no máximo, já Ethernet sai um pouquinho mais caro, mas dependendo do caso é mais eficiente, principalmente se quiser acessar os dados pela internet ou por Wi-Fi. Sobre o XBee não tem muita complicação, na verdade é só espetar na serial nos dois pontos(no caso de ponto a ponto) e está funcionando, claro que tem que modificar o endereço deles e o baud rate, o resto vem pré configurado(O da Maxstream). Caso queira mais firulas do XBee é só ler o datasheet ou me perguntar,hehehe.

Abraço.