DESAFIO - 18F452 + INT0 + 8ADC + 2PWM -> eu não consegui

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

DESAFIO - 18F452 + INT0 + 8ADC + 2PWM -> eu não consegui

Mensagempor behnkebr » 20 Ago 2008 15:31

Pessoal:

Preciso de um "Parpite" (um não, vários ...)

Na universidade onde trabalho, fui incumbido de montar um sistema
que monitora um eletro-estimulador.

A parte analógica está show, mas a CPU ... Ah a CPU ...

Fui inventar de usar um PIC 18F452 rodando a 10MHz com o prescaler interno x1, aliado ao "mágico" compilador CCS (uma b$#@a, mas é o que tenho e "maizomeno" sei usar) ...

Em resumo, o Hardware que necessito controlar é o seginte:

AN0 => Lê 0 a 5V -> Escala o valor -> Seta o duty-cycle do PWM 1 para ser usado (frequência FIXA em 400 Hz - duty-cycle VARIÁVEL continuamente de 0 a 100%, aproximadamente) e mostra o valor no display LCD

AN1 => Lê 0 a 5V -> Escala o valor -> Seta a frequência do PWM 2 e para ser usado (duty-cycle FIXO de 50% - Frequência VARIÁVEL continuamente de 50 a 1000 Hz, aproximadamente) e mostra o valor no display LCD

AN2 => Lê 0 a 5V -> Escala o valor -> Seta o tempo "Ligado" de um para ser usado pino "RXX" qualquer do PIC (0,1 a 2 segundos, aproximadamente) e mostra o valor no display LCD

AN3 -> Referência fixa de 2,5V para o AD do PIC

AN4 => Lê 0 a 5V -> Escala o valor -> Seta o tempo "Desligado" do mesmo para ser usado pino "RXX" do PIC (1 a 10 segundos, aproximadamente) e mostra o valor no display LCD

AN5 => Lê 0 a 5V -> Escala o valor -> Calcula o valor do Voltímetro 1 para ser usado e mostra o valor no display LCD

AN6 => Lê 0 a 5V -> Escala o valor -> Calcula o valor do Voltímetro 2 para ser usado e mostra o valor no display LCD

AN7 => Lê 0 a 5V -> Escala o valor -> Calcula o valor do Voltímetro 3 para ser usado e mostra o valor no display LCD

INT0 => Contador de pulsos externo -> Escala o valor -> Calcula o valor e mostra no Display LCD para ser usado

Todas as Entradas analógicas devem ser de 10 bits, e os valores de equência e duty-cycle dos dois PWM devem ser CONTINUAMENTE VARIÁVEIS entre os limites estabelecidos ... E todos os valores finais devem ser escritos em um display LCD 20x4 ...

Então "PRIGUNTO":

1-) É possível implementar este hardware com o PIC proposto ?

2-) Alguém teria uma sugestão de código básico ???

OBS: Já fiz alguma coisa nos pinos AN0 e AN1, se quiserem avaliar,
posto o cógigo ...

Alguém se Habilita ???
==============================================================

TUDO É POSSÍVEL !!! - porém ... algumas coisas são tecnicamente inviáveis - POR ENQUANTO !!!

_ASM
NOP
_ENDASM

==============================================================
behnkebr
Bit

Mensagempor MOR_AL » 20 Ago 2008 17:16

Olá!
Citando o grande filósofo behnkebr para responder a sua primeira pergunta ...
TUDO É POSSÍVEL !!! - porém ... algumas coisas são tecnicamente inviáveis - POR ENQUANTO !!!

Mas, deixando a brincadeira de lado. Se você quer medir de 0 a 5V, porque não usa a referência de 5V?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Sergio38br » 20 Ago 2008 17:52

antes de tudo verifica a questão da frequencia do pwm,por se não me engano a minima frequencia gerada por hardware esta entorno de 150Hz.

[]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor fabim » 20 Ago 2008 18:28

´caramba..To com inveja do6.
Como conseguiram entender alguma coisa?

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor proex » 20 Ago 2008 23:34

Entender o que Fabim?
Do que vc tá falando?

ehehehehehhe
proex
Dword

Mensagempor wgc » 21 Ago 2008 00:58

Olha, por sorte, ontem eu vi e testei um exemplo que resolve parte dos seus problemas.

http://www.ccsinfo.com/forum/viewtopic.php?t=29963

Eu estou usando o CCS para um projeto e ja quase marrete-ei tudo, por conta de execucoes sem sentidos. Simplesmente o timer dava valores diferentes aos setados um caos.

So resolvi isso setando flags para tudo e chamando-os dentro do main.

parece ser meio obvio depois q se usa, mas sao coisas que para mim passaram batidas.

Nesse exemplo tem o usso do pwm e da a/d. Sao duas coisas as quais vc esta utilizando.

Se for possivel queria ver seu codigo para entender melhor como essa tranquera do ccs se comporta em situacoes diversas.

Outra coisa que vc deve se atentar, pelo que eu notei, chame sempre uma isntrucao de cada x, assim vc consegue fazer o pic + ccs trabalhar direito.

Bem se eu estiver enganado aceito diicas e correcoes, estou certo que sera util a todos.
wgc
Bit

Mensagempor wgc » 21 Ago 2008 01:03

ah a versao 4,32 do ccs baixa no emule ta bugada. a 4 69 funga um pouco melhor. No propio forum da ccs vi recomendacoes para se utilizar a versao 3.29. :/

Antes de mais nada eu uso uma versao paga do CCS e inaceitavelmente a versao que baixei do emule, funciona melhor que a paga.:/
wgc
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Ago 2008 14:34

AN3 -> Referência fixa de 2,5V para o AD do PIC

"Referência fixa" de 2.5 Vdc para medir 0-5 Vdc ?

é preferível usar tensão multiplo de 2 , pois, ira facilitar a conversão binário / decimal
sem valores fracionários.

Ref. de 4,096 Vdc (= 4mVdc por bit) seria a mais conveniente ou
2,048 Vdc (= 2 mVdc por bit) e até existem CIs com essas tensões de referência.

Abraço e boa conversão.
:lol:
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Voltar para PIC