Página 1 de 1

Shit Register 74LS165

MensagemEnviado: 20 Ago 2008 08:13
por microbel
Bom dia Amigos,


Estou desenvolvendo um projeto onde haverá 16 entradas digitais. Pensei em usar o shift register 74LS165 para esta função, cascateado dois afim de ler esta entrada. O que eu fiz foi ligar em comum as linhas de clock e de shift/load e pegar a saída QH de um registrador e ligar na entrada SER do outro e do QH deste outro registrador ler os sinais digitais dessas entradas. A questão é que não estou conseguindo ler com sucesso estas entradas. O que eu estou fazendo primeiramente é gerar um pulso em nível baixo na entrada shift/load e em seguida gerar 16 pulsos de clock, lendo a entrada de dados na borda de subida. Estou fazendo algo errado?

Abs,
MBel!

MensagemEnviado: 20 Ago 2008 09:32
por Djalma Toledo Rodrigues
O Clock Inibit, pino 15 dos 2 CI 74LS765 estão com nível baixo, isto é, aterrados ?

MensagemEnviado: 20 Ago 2008 09:37
por microbel
Estão sim.

Att,
Mbel!

MensagemEnviado: 20 Ago 2008 10:12
por Djalma Toledo Rodrigues
Suponho que vc esteja setando o pino de saida de clock em uma instrução, dando um nop e lendo o pino de entrada com a instrução seguinte é isso ?

Ex.:

BSF PortX,n
NOP
BTFSC PortX,n

MensagemEnviado: 20 Ago 2008 10:40
por microbel
Sim, é isso mesmo.

Att,
Mbel!

MensagemEnviado: 20 Ago 2008 11:49
por Djalma Toledo Rodrigues
É que estou online rsrsrs

Então introduza uma rotina de tempo relativamente longa dentro Loop para que possas acompanhar externamente o comportamento, a saída, dos 74LS175
Ligar 3 LEDs provisoriamente ao Load, Clock e pino 9 , do 74LS165 facilitaria monitorar o comportamento dele e do PIC também.

Algo assim :

Volta:
BSF PortX,SR_clock
NOP
BTFSC PortX,SR_dado
NOP ; Para não pular tempo
Call Tempo
BCF PortX,SR_clock
Goto Volta

MensagemEnviado: 20 Ago 2008 12:52
por turuna
O Microbel utilize dois 4051, com eles vc. chaveia tanto digital quanto analógico e é uma baba trabalhar com eles, é só colocar o binário correspodente ao pino pretendido e mais um ou dois para selecionar o dispositivo.

Turuna

MensagemEnviado: 20 Ago 2008 13:53
por microbel
É verdade, não tinha pensado nesta solução. O problema é qua agora a PCI está pronta, estou trabalhando na mesma.

Att,
MBel!

MensagemEnviado: 20 Ago 2008 15:19
por Djalma Toledo Rodrigues
Mas, não presisa alterarar a PCI "pendura" os LEDs por fora, é apenas para monitorar o funcionamento dos SR e tentar localizar o que esta dando erro.

MensagemEnviado: 20 Ago 2008 15:40
por microbel
Ok meu amigo, vou tentar, obrigado!

Att,
MBel!