Relógio DS1307 não funciona com o comando switch

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Relógio DS1307 não funciona com o comando switch

Mensagempor lpagano » 24 Jul 2008 19:32

Pessoal,

Voltando novamente à saga do DS1307, estou fazendo o tal relógio com ele usando o 16F877A no MikroC. Como o barramento I2C utiliza os pinos RC3 e RC4, resolvi fazer uma “gambiarra” no código para obter a seguinte ordem de saída do número em binário:

RC0: bit 0
RC1: bit 1
RC2: bit 2
RC5: bit 3

As declarações dos TRIS foram feitas bit a bit:

TRISC.F0 = 0;
TRISC.F1 = 0;
TRISC.F2 = 0;
TRISC.F5 = 0;

Para se fazer isso construí um código em que eu uso o comando switch para fazer o teste da variável, nesse caso a variável dos minutos. Vejam no exemplo abaixo:

Código: Selecionar todos
switch (minutos) {
Case 0:
   PORTC.F0 = 0;
   PORTC.F1 = 0;
   PORTC.F2 = 0;
   PORTC.F5 = 0;

Case 1:
   PORTC.F0 = 1;
   PORTC.F1 = 0;
   PORTC.F2 = 0;
   PORTC.F5 = 0;

// e por aí vai até o “case 9”

Só que quando compilei o dito cujo (sem erros), a contagem do relógio simplesmente não funciona. Quando eu retiro o comando switch do código, tudo volta a funcionar normalmente.

O I2C está sendo feito pelo hardware interno do PIC.

Alguém poderia dar uma idéia de como arrumar essa meleca???
Desculpe se o tópico está grande, mas é que eu fiquei o dia inteiro apanhando por causa disso e até agora nada.

Valeu!!!
lpagano
Byte

Re: Relógio DS1307 não funciona com o comando switch

Mensagempor andre_luis » 24 Jul 2008 21:03

É preciso que voce dê uma dica do defeito que está acontecendo para que, a partir do sintoma, possamos tirar alguma conclusão.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 28 Jul 2008 15:01

cadê o break?
dica: depois de funcionar faça 1 teste com if: tende a consumir menos memória.
abrçs
ze
Dword

Mensagempor helton » 29 Jul 2008 08:11

Código: Selecionar todos
switch (minutos)
{
  case 0:
    auxdata = 0x00;   
   break; 
  case 1:
   auxdata = 0x01;
  break;
}

PORTC = auxdata;
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor ze » 29 Jul 2008 09:57

+infos:

switch (minutos) {
Case 0:
PORTC.F0 = 0;
PORTC.F1 = 0;
PORTC.F2 = 0;
PORTC.F5 = 0;
break;

ou tente direto:
PORTC=((minutos)|(minutos<<2)) | 0b00011000; //preserva os bits 3 e 4 em 1 ou & 0b111001111 em 0.
+-isso.
abrçs
ze
Dword

Mensagempor lpagano » 29 Jul 2008 11:03

Pessoal,

Eu realmente tinha esquecido do break. Vou colocar isso no código e ver no que dá.

Quando eu troquei pelo comando IF, funcionou normalmente no PORTA mas não no PORTC, em que os pinos 3 e 4 desse PORTC são usados para o I2C.

O defeito que acontece é que o DS1307 e o PIC não se comunicam se eu usar os outros pinos do PORTC como uso geral, como é o meu caso, mesmo declarando certinho os TRIS desse PORTC. Dá a impressão que ao ligar a alimentação o sistema trava logo na inicialização.

Detalhe: o DS1307 está sem bateria de backup conectada.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor Maurício » 29 Jul 2008 17:11

Olá, lpagano.

Ao invés de usar SWITCH, porque vc não indexa uma matriz e faz uma operação lógica no port? Não seria mais prático? E acredito que economizaria memória, tb.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor lpagano » 01 Ago 2008 20:38

Pessoal,

Agora funcionou tudo blz!!! Realmente era o break que faltava.

Brigadão mesmo a todos!!!

Aproveitando a oportunidade, para testar esse DS1307 (está num protoboard) eu liguei na saída do PIC quatro displays de sete segmentos para verificar o funcionamento correto. O que pude perceber é que nos displays havia muito ruído o qual dependia da aproximação da minha mão no circuito do DS1307. Às vezes o ruído era tão intenso que a comunicação I2C parava.

Para se ter uma idéia no Application Note 58 da Maxim tem algumas considerações sobre o cristal que vai nesse integrado e os ruídos que podem causar instabilidades na frequência lida pelo integrado, e no datasheet diz que não são requeridos capacitores ou resistores externos para o bom funcionamento.

Para tentar minimizar esse ruído coloquei um capacitor de 100nF (pode ser cerâmico ou poliéster) entre dos terminais + e - do DS1307 e para minha surpresa o ruído desapareceu por completo e o relógio funcionou perfeitamente. Só é necessário ter dois cuidados:

- não encostar a mão nos terminais do capacitor de 100nF;
- instalar o capacitor de modo que os terminais dele sejam os menores possíveis.

É isso, espero que sirva como dica para quem enfrentou o mesmo problema ou está pensando em usar esse integrado.

Valeu!
Editado pela última vez por lpagano em 01 Ago 2008 21:15, em um total de 1 vez.
lpagano
Byte

Mensagempor RobL » 01 Ago 2008 21:14

Note, você diz que funciona no PORTA, mantendo RC3 e RC4 para o I2C, certo.
Quando muda para o PORTC não funciona. Deve haver algo nesta porta que precisa ser setado.
Experimente deixar somente o I2C funcionando e teste de forma diferente seu funcionamento. Quero dizer, não use função em nenhum pino PORTC a não ser RC3 e RC4. Se foi isso que fez usando o PORTA, não precisa testar, o teste já está feito.
Então deve estar saindo algo no seu I2C, uma sujeira qualquer.
Seu programa está mudando a direção de alguma porta C durante a transmissão ou recepção do I2C? Se sim, pode ser R.M.W.
Neste caso deverá identificar esse momento e aguardar o fim da transmissão ou recepção, ou outro artifício. Será que estas portas são mesmo independentes?!!
Não tem que desabilitar nada nessas portas? Se não, seve ser R.M.W.
RobL
Dword

Mensagempor lpagano » 01 Ago 2008 21:19

RobL,

Acabei fazendo uma edição no meu último post enquanto você escrevia o seu. Dá uma olhada lá em cima em que eu falo que funcionou colocando o break, coisa que eu tinha me esquecido :oops:

Quanto a sujeira no I2C tinha sim e era causada pela proximidade da minha mão no circuito. Coloquei um capacitor entre os pinos + e - do DS1307 e "limpou" o I2C dos ruídos.

Valeu!
lpagano
Byte

Voltar para PIC