Frequencimetro com Pic

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Frequencimetro com Pic

Mensagempor juarezbazzo » 13 Jul 2008 18:46

:?: Olá caros colegas, tenho uma duvida cruel, a mais de seis anos, montei um frequencimetro de uma certa precisão com a parte de conformação de entrada retirada da saber eletrônica
nº 184, usei o cristal 6144000 com o Ci 4060 com 10 V, dividi por 1024 (6000), então foi ao 4518 que dividiu por 100 (60) que foi ao 74LS92 que dividiu por 6 (10)e que foi para o 74LS90 que dividiu por 10 (1)e que voltou pra outro parte do 74LS92 e dividiu por 2 (0,5 hz) então essa ultima divisão é que abre e fecha a porta (74LS08), 1 segundo conta, outro segundo fecha pra mostrar leitura do sinal que será medido pelo o aparelho, o 1º contador que também serve como “prescaler” é também 74LS90 de uns 32 Mhz, depois o restante é usado como contador o 4029.

Mas e a duvida???
É o seguinte, no site do Renie e na revista da Saber tem um frequencimetro de 50 MHz com Pic. Nos contadores normais os Cis como o 74LS90 é quem decide a freqüência máxima de operação ou leitura do aparelho, esses Cis não são controlado por clok algum a não ser pelo reset dos controle, mas e o Pic? Digamos que vou usar o cristal de 20 MHz, como vou usar os contadores do Pic pra controlar os Display até 50 MHz? se o Maximo que o Pic irá trabalhar é com 20 MHz? e o restante dos 30 MHz??? está me “fugindo” algum detalhe que não entendo nessees aparelho.
Quem tem o Multisim 9 ou 10, de uma olhada no 74LS92, pois o mesmo está errado, é um divisor por 6 e não por 8, fui inventar de simular o controle das portas do meu aparelho, achei que meu aparelho estava errado, mas eu regulo relógios de ponto com esse aparelho e sempre deu certo, não tinha mais o esquema do mesmo, então abaixei o datasheet e qual foi minha surpresa (pra minha alegria, é claro) realmente, é um divisor 6. Ufa, chega.
100+; um abraço Juarez Bazzo NH - RS
juarezbazzo
Bit

Mensagempor Iran » 13 Jul 2008 23:01

Juarez,

Não conheço PIC e não sei se compreendi bem sua dúvida, mas o que vc vai fazer basicamente é usar um contador para contar os pulsos do sinal que vc quer medir a frequencia, durante um intervalo de tempo. Se essse intervalo de tempo for 1 segundo a frequencia em Hz é igual ao numero de pulsos que vc contou.

Por exemplo se vc contou 50.000.000 pulsos em 1 segundo a frequencia é 50MHz, não depende da frequencia de clock do MCU, resta saber se seu MCU tem capacidade de contar essa quantidade de pulsos em 1 segundo e a variável que vc vai usar para armazenar essa contagem tem de ter capacidade de receber um valor dessa magnitude.

Abraços,
Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor juarezbazzo » 16 Jul 2008 01:32

:D Iran.
Não lembro-me se já te agradeci pela resposta que me deste algum tempo atrás, senão, muito Obrigado.
Você entendeu minha duvida em parte, pois digamos que usarei um pino do pic para controlar uma porta AND, numa entrada, eu entro com o sinal a ser medido, na outra, eu controlo com o pic em 1 segundo aberto pra dar passagem ao sinal no outro 1 segundo, eu fecho pra ver a contagem (freqüência) no mostradores, até aí tudo bem, mas o sinal a ser contado vou fazer entrar no pic pela interrupção externa, digamos que o sinal é de 30Mhz, nesse 1 segundo que a porta deixa passar o sinal, o pic “vibrou ou clokou” 20 Mhz, comandando as variáveis, contadores, etc, mas e restante dos 10 Mhz? os contadores irão incrementar os dígitos em 20.000.000 (teórico), pois não irão incrementar alem do clok do pic.
100+; um abraço Juarez Bazzo Novo Hamburgo - RS
juarezbazzo
Bit

Mensagempor andre_luis » 16 Jul 2008 08:21

Juarez,

Até onde pude perceber, voce está usando os conceitos corretos.

Mas voce tem que olhar no datasheet do Pic, qual a máxima frequencia permitida para a entrada de timer, que segundo acredito, não deve haver impedimento para ser maior que a frequencia do Clock.

Só que há 2 problemas :
1) O tratamento da interrupção do Pic consome alguns ciclos de máquina, e nesse caso voce já estaria perdendo precisao.
2) O Pic que trabalhei possuia timer de no máximo 2 Bytes, e nesse caso voce também perderia precisao.

O melhor a fazer, seria voce usar o PSoC da Cypress, que permite voce criar timers de 24 bytes, ou maior.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 16 Jul 2008 13:15

pq vc nao coloca alguns 74F90 cascateados antes da entrada de timer do PIC ? cada 74F90 vai dividir o clock de entrada por 16 (com uma entrada maxima, se nao me engano, de ateh 125MHz), ou seja, funciona como um prescaler.

com um clock mais baixo, vc conta no proprio PIC e entao soh multiplica na hora de exibir o resultado para compensar a pre-divisao feita pelos 74F90.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor otavio luiz » 16 Jul 2008 13:21

Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Voltar para PIC