Onda Quadrada.

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Onda Quadrada.

Mensagempor bomber-eng » 01 Jul 2008 17:28

Caro pessoal alguém teria alguma sugestão de como poderia gerar uma onda quadrada de 33Hz à 30Khz. Varinado de 1em 1Hz. Estou usando um PIC18F4685 que ganhei como amostra, com um cristal de 16MHz e o CCS como complicador. Tentei com PWM, o problema são as baixas frequências. Não sei mais o que fazer.
Estou tentando controlar um drive de motor de passo que recebe trem de pulsos na entrada.

Agradeço a atenção e espero sugestões.

Abraço a todos e obrigado.
bomber-eng
Bit

Mensagempor xultz » 01 Jul 2008 17:57

Por interrupção de timer, você vai variando o valor do prescaler do timer conforme a frequência.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 01 Jul 2008 18:04

Olá bomber-eng! Tudo bem?

Esta precisão é realmente necessária?
Olhe que são cerca de 33 mil valores. Cerca de 15 bits de precisão. Para você obter toda esta precisão, sua fonte que alimenta o motor também precisaria ter toda esta precisão. Se este motor for acionado por chaves eletrônicas (transistor, mosfet, etc.), as tensões de condução das chaves terâo que ser levadas em conta também.
Sugiro que você comece com um número de valores mais modesto e, a medida do observado, tente ir melhorando aos poucos. Quanto maior for a precisão desejada, mais parâmetros terão que ser controlados, inclusive variação de temperatura no seu sistema.
Tente iniciar com 256 valores (um byte apenas) e verifique o comportamento do seu sistema.

Em tempo. Se você realimentar o seu sistema, poderá reduzir bastante as não linearidades inerentes dele.

Boa sorte!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor bomber-eng » 02 Jul 2008 09:07

Caros amigos estou tentando controlar um drive de motor de passo da Geckodrive modelo G203V. Ele responde muito bem a frequencia na qual falei.
Na verdade criei um pulso pwm e ao inves de variar o o ciclo variei a frequencia e o drive se comportou muito bem. O grande problema no uso do pwm, é que não consigo gerar baixas frequencias, nem consigo uma linearidade nestas frequenciaa.

O site deste drive é http://www.geckodrive.com/.

Caso alguém tenha mais alguma sugestão fico grato.

Abraço e Obrigado.
bomber-eng
Bit

Voltar para PIC