por geraldomelo » 01 Jul 2008 07:07
Bom pessoal , então vamos lá .. respondendo um a um ..
- fiz o teste como mandaram , chaveando somente um canal ... nada aconteceu .. não fez diferença nenhuma , mas mesmo assim , eu deixei lendo primeiro um canal , depois chaveando e lendo o outro .
O multimetro que estou utilizando não eh um fluke , mas ele tem ainda uma casa decimal a mais para as medidas em questão , e também usei um segundo multimetro e os resultados foram semelhantes .
Minha fonte está filtrada , não sei se está muito bem , mas acho que não vem muito ao caso , pois estou fazendo essas medidas com e sem carga e os resultados são os mesmos. e já respondendo a seguintes questões : a placa com o pic tem alimentação só dela e alimenta só o LCD ... o AO , tbm tá em outra plaquinha , onde vem alimentação só pra ele tbm atraves de outro regulador (7812) e quando faço as medidas , para valores baixos e para valores maiores de tensão na saida , tbm vou sempre verificando o V ref , que nunca está sempre cravado em 5.03 V ..
Sim , eh uma fonte , mas quanto a carga , tbm acho que não tem muito haver , pois estou fazendo as medições com e sem carga .. O Vref não muda como já disse , pois está com um regulador só para a plaquinha do pic e ele dá sempre os 5.03 com ou sem carga , para a alimentar o pic e tbm para o Vref.
5 - Quanto o maior numero de amostras , maior a precisão de minha medida ..... AQUI QUE ESTA O PROBLEMA ... quanto mais eu aumento o numero de minhas amostragens , mais ele vai aumentando a constante de multiplicação do AD ...
+1 .. ler 16/16 .. até 64/64 ... aqui que está o problema ... quando altero isso , altera a sua linearidade ..
+1 vou testar com esse resistor +capacitor de 1uf .. depois falo os resultados ..
+1 estou lendo os valores com o multimetro nas patas do pic e tbm antes, nas entradas e as tensões são as mesmas .. não muda ...... 5V esta exclusivo , não esta na protoboard , tá na pci interia só para o pic , e outra só para o AO .. outra para a fonte e demais ..
Fabim , entedo seu raciocínio , mas esse resto eh acumulativo ?? se for , pode ser ai o problema , mas se não , acho que tbm não eh por ai , pois como eu disse , no começo da escala , quase não tem erro , e no final , o erro eh bem grande , vai aumentando ... o problema de linearidade que eu to falando , e que não eh pequeno como disseram , e também aqui no caso , tá variando , conforme vario a quantidade de amostragens , mas que , quanto maior o numero de amostragens também não esta convergindo para uma linearidade , e sim , para um erro em outra faixa de leitura .. (COMPLICADO !!!!!!) ..
Não estou convertendo para string , estou mostrando os valores das variaveis mesmo .... não estou usando o Vref. como já dito , mas a referencia não esta variando conforme já disse .
Orcino , para toda a minha faixa de leitura , o Vref fica em 5.03
BUD ... do jeito que está configurado , o Vref - , está ligado internamente ao Vss ..
Mor_al .. entendi seu raciocinio ... pode ser que seja isso ... não tenho um osciloscópio por aqui para ver se tem esses ruidos mesmo , mas pode se considerar essa idéia ... vou testar aqui como vc disse ..
bom , fiz umas tabelas de medidas aqui , mas não vou colocar inteiras , vou colocar apenas a primeira e ultima leitura para as seguintes situações :
aqui foram feitas 16 amostragens ... percebam que já esta fora , pois 5,03V/1023=0,0049 e como o ad tá em 104 , era pra ter na entrada 0,512V ... percebam também , que para ter 0,487V na entrada do ad , o valor dele teria que ser menor que 100 .. :
Valor do AD----tensão medida na entrada do ad-----tensão q deveria ser
104 0,487V 0,512
.
.
.
904 4,170V 4,453
percebam que a diferença aumenta demais aqui no final ..
bom ... eh isso .... to vendo que vou ter que fazer uma gambiarra tipo y=Ax+B para corrigir isso ... mas que tá errado tá ...
abs
Geraldo