Sensor de presença com Pic

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Sensor de presença com Pic

Mensagempor DGordo » 23 Jun 2008 14:31

Saudações colegas!

Esses dias me deparei com um problema na firma. Todos os sensores de presença estão queimando e fui incubido de projetar um novo, microprocessado. Vcs tem alguma sujetão de componente para usar?

Poderia usar Sonar, mas ficaria muito caro.

Alguém me ajuda?
DGordo
Bit

Mensagempor zielpunkt » 23 Jun 2008 17:27

Aeh, Dgordo.

Não deu pra entender bem o seu problema. A sua firma fabrica ou utiliza os sensores que estão queimando? Dependendo do caso , terá respostas bem diferentes. Mas, em qualquer caso, usar ou não microcontrolador não tem nada a ver com o problema que está enfrentando por aí. Se utiliza sensores de presença, e eu presumo que sejam IR passivos, compre outros de melhor qualidade e fuja dessa idéia de desenvolver um produto e tals. Não é tão simples quanto pode parecer. Ou utilizam circuitos analógicos (AmplifOper), ou analógicos e mcu, ou chip customizado. Se fabricam sensores por aí, então te jogaram uma bomba na mão, porque parece que não conhece o suficiente para encarar um projeto assim. Agora, se quer aprender, tem muita literatura na net a respeito. Procure por "Passive IR" no google ou no site de fabricantes dos detectores passivos IR.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor DGordo » 23 Jun 2008 17:39

zielpunkt escreveu:Aeh, Dgordo.

Não deu pra entender bem o seu problema. A sua firma fabrica ou utiliza os sensores que estão queimando? Dependendo do caso , terá respostas bem diferentes. Mas, em qualquer caso, usar ou não microcontrolador não tem nada a ver com o problema que está enfrentando por aí. Se utiliza sensores de presença, e eu presumo que sejam IR passivos, compre outros de melhor qualidade e fuja dessa idéia de desenvolver um produto e tals. Não é tão simples quanto pode parecer. Ou utilizam circuitos analógicos (AmplifOper), ou analógicos e mcu, ou chip customizado. Se fabricam sensores por aí, então te jogaram uma bomba na mão, porque parece que não conhece o suficiente para encarar um projeto assim. Agora, se quer aprender, tem muita literatura na net a respeito. Procure por "Passive IR" no google ou no site de fabricantes dos detectores passivos IR.

Abço.

Usamos sensores na ilumição predial... eles estão queimando direto. Ai o grande e podereso Chefão virou para mim e disse "Você que gosta de Eletronica e adora fazer circuitos, faz um sensor pra mim..."

É Ziel, não conheço muito a respeito de sensores passivos. Imaginei um micro-controlado pq de PIC já entendo alguma coisa.

Valeu a força!
DGordo
Bit

Mensagempor fabim » 23 Jun 2008 17:42

sensores PIR..

O que queima é a fonte capacitiva.

99%, zener que pode variar de 9 a 12,5V.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor phophollety » 23 Jun 2008 20:09

se você não quiser MESMO comprar os comerciais, compre os sensores de presença de alarme, eles tem uma saidinha NF, quando acionado torna-se aberta, dispare um 555, use um triac ou relezino e pimba...(não recomendo triac para reatores eletrônicos a menos claro, que você faça um filtro)...

Mas eu ainda acho que não vale a pena, é como entrar nesse mercado de reatores eletrônicos ou você copia o projeto do concorrente e faz igual para ter o mesmo custo e ser um pouco competitivo ou você tá na roça se quiser usar as soluções high end (a menos que estejamos falando de ambiente industrial... né)
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor zielpunkt » 23 Jun 2008 21:27

Pensei que utilizava em sistema de segurança... Esses sensores pra iluminação normalmente utilizam um circuito de alimentação mal dimensionado, como disse o fabim. Muitos desses fabricantes apenas copiam o circuito do outro fabricante, que copiou do outro, e ninguém sabe muito bem o que faz. Eu sugiro que você levante o esquemático desse sensor que utiliza, estude o circuito (posta ele aqui, pra todo mundo meter o bico) e tente melhorar o que tem à mão. Não deve ser impossível de resolver, não.

Mas, afinal, o que queima no sensor?

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor phophollety » 23 Jun 2008 21:36

95% deles vão ter um retificador meia onda, um zener com resistor de potência + um capacitor para fazer fonte por reatância e um LM324
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor guest2003 » 24 Jun 2008 07:24

Ola DGordo,

Como os amigos disseram, se o que estiver queimando for a fonte mesmo, você pode sim projetar algo para agradar o Big Boss... mas seria uma PROTEÇÃO para ligar antes dos sensores, pode ser que oscilações e picos na rede estejam queimando a fonte dos sensores.

Ai a proteção pode ir desde as mais simples, com TVS / Varistor etc... ate as mais completas com filtros e tals...

Mas ai passo a vez que o Fabim sabe tudo nesta area ;)

[]'s
Marcelo
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

fonte podre !!

Mensagempor tecman » 22 Jul 2008 09:53

rsrsrrs isso ai e comum meu irmão esquece esse tipo de fonte ou trabalha com fonte linear no esquema central tipo uma fonte alimentando 10 sensores ou mais dependendo da corrente e logico . essa fonte ponte retificadora capacitor resistor e zener esquece isso ou parte para uma solução tipo fonte chaveada que usa neste carregadores de celular que vc compra a um custo ridiculo e a miniaturização e ótima
tecman
Byte

Re: fonte podre !!

Mensagempor andre_luis » 22 Jul 2008 10:06

Só justificaria usar microcontrolador se voce quizesse monitorar a presença no local, ou se quizesse medir a distancia do elemento ( por ultrassom ), que julgo não ser o seu caso.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 22 Jul 2008 12:31

Pois é, estamos ficando viciado em uC e esquecendo que as vezes, alguns comparadores e uma eletrônica de portas resolve...
phophollety
Dword

obrigado amigos

Mensagempor tecman » 05 Ago 2008 20:35

aproveitando o topico alguem tem esquema destes tipo de sensores coisa simples e funcional

agradeço

tecman
tecman
Byte

Mensagempor fabim » 06 Ago 2008 09:14

da uma googleada.
HT7610A.

Ele explica como funciona a parte de detecção do piro eletrico, tanto como parte de tempo movimento massa etc.

Só não o utilize, senão vai ter prejuizo de 26000 em um ano igual a empresa aqui.
Na epoca eu fui contra utilizar mais o engenheiro quiz intão ja viu né.

Tem varios erros no projeto original da holtek descobri todos depois de 3 anos dando manutenção. Refiz o projeto e ficou um sensor perfeito e imune a EMI/RFI, só que o custo dobrou..

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Pesquizar...

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Ago 2008 11:43

Pesquisar:
1º) O que esta queimando ? Qual componente ?
2º) Porque esta queimando?
Após isso é que deve pensar como solucionar .
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 23 Ago 2008 16:25, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Ago 2008 11:46

Pesquisar
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 23 Ago 2008 16:28, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Próximo

Voltar para PIC