Projeto LCD Gráfico

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Projeto LCD Gráfico

Mensagempor Paulo_P » 23 Mai 2008 12:50

Pessoal, estou precisando com urgência de uma biblioteca para trabalhar com LCD Gráfico de Alta Definição e outra para LCD com Touch Screen.

Preciso de rotinas para LCD's de tamanho acima de 5.7", porque irá visualizar imagens de desenho feitos no AutoCad, os arquivos do AutoCad será convertido por mim para o formato BMP ou JPG, necessito de uma rotina para conversão de BMP ou JPG para arquivo texto a serem enviados aos LCD's, em formato HEX.

O trabalho está em aberto a quem desejar desenvolver para mim, para maiores detalhes e negociarmos valor, peço que entrem em contato através de meu e-mail.

Obrigado e abraços,

Paulo
ppap@translate.com.br
Paulo_P
Bit

Mensagempor ze » 23 Mai 2008 13:23

olá. me lembro vagamente de ter visto isto com 1 dspic e display colorido numa apresentação duns gringo da microchip da qual participei ano passado. Seu display é colorido? qual resolução? descrição/datasheet dele plz? tenho algumas bibliotecas bem simplórias pra display gráfico tipo aquelas do mikroe. Aí, talvez é 1 opção pra ti. Junto com compilador vem seu tal conversor de bmp pra hex. (na verdade pra C). Só p&b inf.
É claro que já deves ter olhado nos an´s da microchip.com
abrç
ze
Dword

Mensagempor Paulo_P » 23 Mai 2008 15:15

Olá Lellis, não tenho nada sobre esses LCD's gráficos, preciso instalar a pedido de uma empresa ao qual eu presto serviços.

Eles querem que eu compre e instale estes LCD's, preciso criar um programa que envie uma imagem formato BMP ou JPG para aparecer no visor desses LCD's.

>> Um display de LCD Gráfico com Touch Screen.
>> Um display de LCD Gráfico sem Touch Screen.

Como o desenho é de peças feito no AutoCad, com dimensões em polegadas ou milimetros, a imagem deverá ser tão nitida quanto uma televisão, por isso penso que a resolução deve ser de no minimo 640x480, pra mais...

Ainda não comprei o LCD, preciso de alguem que desenvolva essa rotina pra mim, o maximo que ja mostrei uma imagem num LCD foi o modelo gráfico monocromático 128x64, e esse modelo não serve pra mostrar um desenho tão rico em detalhes como eles desejam.

Preciso alguma controladora que opere em VGA, SQVGA ou SVGA.

Meus desenvolvimentos são utilizando os PIC's da Microchip e o compilador C CCS, mas caso alguem tenha uma rotina pronta feita em outro compilador ou mesmo outro microcontrolador, me interessa, preciso instalar tudo isso o mais rapido possivel nesse cliente.

Abraços,

Paulo
ppap@translate.com.br
Paulo_P
Bit

Mensagempor tcpipchip » 23 Mai 2008 17:38

Quantas pçs ?
Pq nao LCD SVGA (de micro mesmo) ?
Serve 320 por 240 ?
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor Paulo_P » 23 Mai 2008 18:23

Olá TCPIPCHIP, a cotação é pra 5 unidades de LCD com Touch e mais 5 para LCD sem Touch.

Pode ser monitor de micro, destes modernos finos em espessura, porque como irá ficar no chão-de-fábrica, não pode ser algo muito grande que ocupe muito espaço fisico.

Quanto a resolução 320x240 até onde eu já fiz alguns testes a imagem fica muito ruim, como ele deverá mostrar um desenho de peça com muitos detalhes, o operador da máquina não poderá confundir um número exemplo, será que é 8mm ou 6mm !

Tudo deverá ser o mais nitido possível, porque não haverá mais o desenho em papel, somente a consulta pelo display.

Imagino que uma resolução de 640x480 seja suficiente, acima disso seria muito melhor, mas também sobe o preço, e como se trata de uma cotação, já existem outras empresas que apresentaram soluções, e diga-se de passagem soluções que enchem os olhos da gente, rs...

Como eu estou tendo a preferencia na cotação, se eu apresentar uma solução viável economicamente falando e que funcione, o projeto fica sendo meu, por isso estou buscando uma parceria nessa cotação.

Abraços,

Paulo
ppap@translate.com.br
Paulo_P
Bit

Mensagempor fenix3 » 24 Mai 2008 12:03

Nada melhor que acoplar em um Monitor LCD comum, um computador mesmo, se for um PC so para mostrar a imagem, pode ser ate um usado Pentium II...
Mais rapido que isto...sei nao...

Os monitores LCD comun tem uma resolucao incrivel...

Ai so complica na parte do LCD com Touch, mas tem solucao pronta...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Fábio Pereira » 24 Mai 2008 13:20

Acho que é muito mais simples utilizar um PC ou embedded PC rodando Windows ou Linux ...

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Paulo_P » 24 Mai 2008 13:22

Olá Luis Fenix.

Preciso instalar em meu aparelho que tem saida serial RS-232 e RS-485, o cliente irá adquirir o conjunto completo, meu aparelho eletrônico ao qual eu vou retirar o LCD 128x64 ao igual é de linha em meus produtos, e no lugar desse LCD deverá entrar as versões com Touch Screen e sem Touch Screen, o desenho irá ser enviado por algum terminal da rede na empresa deles, tenho um software que irá pegar esse desenho em formato Bitmap (BMP) e levar até o meu aparelho no chão-de-fábrica, através de minha rede RS-485, chegando em meu aparelho ele deverá mostrar nesses LCD's a imagem do desenho.

Eu terei um aparelho eletrônico com apenas um LCD acoplado nele, um conjunto desses em modo com Touch e outro sem Touch.

A minha sugestão quando eu disse em usar um monitor de video, más obviamente com uma placa controladora de video a ser desenvolvida ou alguma que já exista no mercado, tudo isso para ser embarcado em meu produto já existente, mesmo que eu tenha que desenvolver uma outra placa PCI com qualquer outro PIC de 8, 16 ou 32 bits, desde que eu tenha essa solução apresentada ao cliente a um preço competitivo.

Abraços,

Paulo
ppap@translate.com.br
Paulo_P
Bit

Mensagempor Paulo_P » 24 Mai 2008 13:35

Olá Fábio

A minha intensão era futuramente partir para essa solução, até mesmo porque a apresentação desse tipo de produto é simplesmente maravilhosa, mas como eu tenho essa cotação em aberto e preciso tentar atender esse cliente, não posso perder tempo em aprender de um dia para o outro ARM com Windows-CE embarcado, isso eu tenho como minha linha de desenvolvimento futuro, inclusive no seu devido tempo eu ia contactar você a respeito, para a sua ajuda.

Inclusive hoje os concorrentes que já procurei informações ao qual eles tem esse sistema ao qual busco hoje aqui com vocês, alguns deles utilizam ARM outros PIC da Atmel e até mesmo Microchip que é o nosso caso, e nem um deles utilizam o Windows embarcado, com isso o preço cai muito, sem ter que pagar licenças ou royaltis para a Microsoft dentre outras despesas.

O mais complexo da coisa é mostrar o desenho o resto eu tenho tudo pronto, porque trata-se de somente caracteres ascii normais (modo texto), por isso até mesmo se eu tivesse no meu sistema um LCD 128x64 (gráfico mono) e junto esse LCD VGA somente para mostrar o desenho, tudo isso serviria provisóriamente para eu ganhar essa cotação, e futuramente melhorar o sistema todo e trabalhar somente com o LCD VGA.

Vindo de vocês desse forum, tudo representa um aprendizado em minha profissão, desde já agradeço a atenção de todos vocês por estar tentando me ajudar !

Abraços,

Paulo
ppap@translate.com.br
Paulo_P
Bit

Mensagempor Fábio Pereira » 24 Mai 2008 15:24

Bom,

Em primeiro lugar, eu falei de PC ou Embedded PC e não de máquinas ARM.

Em segundo lugar, tudo vai depender do seu display. Displays grandes os que você precisa, normalmente não possuem controladoras internas e dependem de um chip externo para isso.

MCUs e MPUs mais avançados (e complexos e caros) incluem controladores de display internamente.

Veja que controlar um display de 640x480x256 cores exige BASTANTE hardware: são 311kbytes só para a memória de vídeo! Não existe PIC, DsPIC, PIC32, ou outro microcontrolador com esta capacidade de memória interna (isto porque estamos falando apenas da memória de vídeo).

Um sistema como este precisa de memória externa (no mínimo 512kbytes) e um processador rápido.

Um dos projetos em que estou trabalhando atualmente é um display 320x240 (P&B) com touch screen. Neste caso, utilizei um STR711 (ARM7) para trabalhar com o display e um MC9S08QG8 para controlar o touch screen, gerar a tensão negativa para o display, controlar o backlight e outras funções auxiliares. Apesar de utilizar um processador relativamente rápido (48MHz), algumas operações com o display tiverem de ser bastante otimizadas pois apresentavam tempos de execução excessivamente longos.

Imagine um display de 640x480 ?

Ainda insisto: para tarefas dessa magnitude, microcontroladores mais simples não são suficientes. Não adianta querer resolver tudo com PIC ou com outro MCU. MCUs simples são para tarefas simples. Mesmo que você consiga chegar a um resultado (que provavelmente não será nem ao menos satisfatório), quanto tempo será necessário?

Um PC simples, mesmo rodando DOS, pode facilmente apresentar gráficos e imagens em um display ou monitor. O esforço de programação é incomparavelmente menor.

Além disso, como outras pessoas já disseram aí em cima: antes de perguntar como se faz, é necessário especificar o hardware. Existe uma infinidade de displays e controladores no mercado. Dependendo do modelo utilizado a tarefa de programá-lo para esta função pode ser mais fácil, mais difícil ou inviável.

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor fenix3 » 24 Mai 2008 18:29

Bom, entao o que voce vai precisar, basicamente, eh um processador de video com DMA, porque?

O seu micro controller ira receber a imagem via RS232, 485, etc, formatar a imagem e transferir por DMA para a memoria do gerador de video, que ira apresentar na saida (S)VGA(LCD).

Neste site tem uma infinidade de controladores de video:

www.semiconductorstore.com

Especificamente este:
http://www.semiconductorstore.com/cart/ ... duct=10562

Eles tem disponivel a venda o kit pronto, com LCD PB de 5.7", do jeito que voce precisa.

Mais ainda acho que um PC(Usado) sai mais em conta, e mais rapido de fazer, mesmo usando LINUX ou DOS(como o Fabio comentou).

Tem muita coisa nao comum a maior parte das aplicacoes!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor vtrx » 24 Mai 2008 23:23

Cara,voce tera muito trabalho mesmo...
Eu desenvolvi a um tempo para caça niquel,um controlador de video usando um processador 386 onde é gerado imagens bmp de 16 bits,mas esse controlador apenas gera os sincronismos e o s sinais RGB.
Voce tera que usar um processador relativamente rapido,uns 50 mhz para fazer a tarefa de ler o arquivo bmp(que é bem simples em 16 bits)e transferir para a memoria de video ,ou decodificar um arquivo JPG etc...
vtrx
Dword

Mensagempor helton » 25 Mai 2008 19:14

uma pico tx resolve o teu problema, caso o problema seja mecânico:

http://www.mini-itx.com/2007/06/02/via- ... itx-review

agora, trabalhar com imagens, jogar dentro de um display, como se fosse um gps, há diversas maneiras, com windows, linux, rodando aplicações em php, flash, c++, etc...

Não adianta querer reiventar a roda...tempo é dinheiro...
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor HC908 » 25 Mai 2008 22:56

pode ser saida de video composto amigo? tem um decode da analog device q aceita o padrã digital ITU-656. dai vc manda os dados da imagem neste padrã e ele converte para video composto. agora o clock de envio dos pacotes tem q ser 27mhz, ok? pode ser uma solução.
HC908
Byte

Mensagempor Sergio38br » 26 Mai 2008 08:34

Bom dia,
A melhor solução seria mesmo uma Single Board Computer(SBC) , algumas inclusive ja possuem a RS-485 nativa e saída para dois monitores independentes, e voce teria de apenas escolher o sistema operacional e desenvolver a parte do software embarcado, um exemplo seria a ECM-5716 fornecido pela Avalue, esta é apenas um exemplo mas de uma olhada nas especificações em http://www.avalue.com.tw/products/ECM-5716.cfm para ter uma idéia do produto.

Sergio
Sergio38br
Word

Próximo

Voltar para PIC