por kleder » 03 Mai 2008 10:51
No ano passado eu estive "ralando" com trasnmissão wireless e posso te passar algumas considerações. No meu caso eu estava usando um módulo pronto da keymark (RXD1 e TXC1) que operam em 434MHz.
Pelo que voce escreveu, está pensando em usar a porta UART do Pic? Se sim, então estará fazendo exatamente o que eu fiz. O maior problema deste módulo é que o receptor fica recebendo ruído digital enquanto não se está transmitindo, e por incrível que pareça seu receptor vai receber um monte de bytes e "pensar" que está correto mesmo com o tx desligado. Então voce precisa de um protocolo de verificação razoável para evitar este efeito.
Eu tentei algumas alternativas como por exemplo:
- modular os bits da sua informação em duas dut cycles diferentes, por exemplo: quando vc quer transmitir 1 (high level), vc envia ao tx uma frequencia de 2KHz com largura de pulso de 80% ativo, e quando quer transmitir 0 (low level) envia ao tx 2KHz com 20% ativo. No receptor voce usa um filtro passa-baixos para recuperar o sinal. O inconveniente é que vc só consegue transmitir a baixas taxas de transmissão. Este funcionou bem, se quizer te passo o esquema que eu fiz por e-mail.
- Outra que eu tambem fiz e funcionou, foi ficar transmitindo sempre. Transmita um código qualquer apenas para o receptor não receber ruido. É importante voce manter um delay entre os bytes transmitidos (algo em torno de 1/2 do tempo total do byte, por exemplo, se estiver a usar 1200bps vc vai levar aproximadamente 8,4ms para enviar o byte, então vc aguarda 4ms antes de enviar novo byte) isso serve para ajudar a sincronizar o tx com o rx.
Em ambos os casos, este receptor é muito suceptivel a ruídos externos, por exemplo de telefones sem fio, celulares, controle de alarme, etc.
Isso é muito prejudicial dependendo da aplicação, então avalie o seu projeto e veja se estes módulos atendem suas expectativas, caso contrário eu sugiro que voce use os módulos de 2.4Ghz da nordic NRF2401, estes são infinitamente melhores e mais seguros.
Espero ter ajudado