problema PIC USB - Rede Eletrica

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

problema PIC USB - Rede Eletrica

Mensagempor SoMeWhErE » 16 Abr 2008 15:13

olá pessoal......mais uma vez venho recorrer aos mestres.....

Então....tenho um PIC18F4550 comunicando via USB com meu PC...
o pc envia três bytes (1º - Andar[A ou B]; 2º - Rele[1,2,3...]; 3º - Estado[1 ou 0]), e dependendo do que for ligo ou desligo o rele correspondente.... simples ! ! !

Tenho 6 reles em um andar do predio e mais 8 reles no andar de baixo, todos acionando reatores de lampada com 220v. A pci com PIC fica no andar com 6 reles.
Acontece o seguinte.... quando aciono os 6 reles do andar, tudo normal, vai que uma beleza, porem quando aciono os 8 reles do andar de baixo, aciona umas 2...3...4...5...as vezes 6....depois trava a comunicação....o pic não responde mais aos comandos, só reiniciando a comunicação.

fiz todos testes já, trouxe a placa dos 8 reles e liguei perto da pci do pic..sem acionar carga com o rele.....depois instalei novamente no local onde estava, sem acionar carga.....td perfeito até ae....porém quando ligo o 220 no relé......começa a travar a comunicação novamente.

Estou acionando o rele através de um BC548 com Resistor de 10k na base, e o rele está com o diodo na bobina...
O PIC está sozinho no andar de cima....do resistor pra frente está no outro andar.

Se alguém puder me ajudar...OBRIGADO
SoMeWhErE
Byte

Mensagempor frmtins » 16 Abr 2008 23:49

Provavelmente são os fios que voce usa para ligar os rele de uma andar para outro. Que são longos e funcionam com antena

Tente usar (se não estiver usado) um cabo com malha, aterrando a malha num das pontas
frmtins

Mensagempor Maurício » 17 Abr 2008 03:01

Nos AVRs, problemas com ruídos são causados por causa do uso do oscilador interno. Resolve utilizando cristal externo.

Vc está utilizando cristal, ou oscilador interno nesse PIC?
Não seria o caso de experimentar cristal externo?

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor ze » 17 Abr 2008 07:45

acopladores óticos [na placa do pic é lógico] . 2 fontes.
ze
Dword

Mensagempor SoMeWhErE » 17 Abr 2008 08:15

frmins

Não estou usando cabos com malha.......

Mauricio

Estou utilizando cristal externo de 8MHz.

lellis

Ok... tudo bem.....mas pq quando aciono a placa com os 6 reles...que é igualzim a de 8 aciona normalmente.

Pra complementar.....ontem fiz uma reestruturação do software do PIC e curiosamente resolveu o problema, só falta deixar rodando pra testar se vai travar novamente.....só que o modo como estava acionando os 6 reles era o mesmo que estava usando para acionar os 8 do outro andar....

Antes: fazia a leitura de cada byte do buffer atraves do comando if:
ex: if(userRD_buffer[1]=='1')......
if(userRD_buffer[1]=='2')......
if(userRD_buffer[1]=='3')...... e assim por diante

troquei por :
switch (userRD_buffer[1])
{
case '1' : .......
case '2' : .......
case '3' : .......
}

Depois de muitos testes ontem a tarde parece que resolveu o problema, e como já disse só falta deixar rodando pra se vai travar. Caso continue travando, vou implementando as sugestões de vocês.

OBRIGADO .....pessuar
SoMeWhErE
Byte

Mensagempor Mersin » 11 Mai 2008 15:56

Sugestão:

Se seu pino (MCLR) estiver direto nos 5V, tenta ligar atravéz de um resistor de 10k e também no pino 1 um capacitor de 100nF para terra.

Vários problemas de reset por causa de acionamento de relê são resolvidos dessa maneira.

Té+!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor phophollety » 11 Mai 2008 16:03

Uma pequena bobina em série com a linha de alimentação pode lhe cair bem também, afinal, ela vai suprir a necessidade de corrente em curtíssimos períodos de tempo...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor RobL » 11 Mai 2008 21:56

Penso que a bobina evitaria ruído entrando por esta linha, mas suprir corrente só com capacitor.
RobL
Dword

Mensagempor phophollety » 11 Mai 2008 22:49

RobL escreveu:Penso que a bobina evitaria ruído entrando por esta linha, mas suprir corrente só com capacitor.

Ao contrário, enquanto o capacitor supri a necessidade de tensão a bobina supri a necessidade de corrente, pois ela armazena corrente em campo magnético enquanto o capacitor armazena tensão em campo elétrico.

Veja:Imagem

Por isso é recomendável a associação de uma bobina em série na linha se alimentação e capacitores antes e depois da bobina, suprindo assim, corrente e tensão :wink: :wink:
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor RobL » 12 Mai 2008 10:18

Se estamos falando da mesma situação:

Qual a equação da corrente na saída com uma bobina em série com um R (carga)? Ah!! É isso que se tem lá, não é?
Suponha uma experiência, com uma bobina em série com a alimentação da cpu, solicite uma grande corrente (dê um curto nos pinos do chip, ou uma brusca redução na impedância). Qual o valor da corrente que a bobina forneceu no tempo t=0s? Resposta: zero Ampère e a tensão será máxima, a da fonte. Só que o chip trabalha com energia e não só com tensão sem corrente.
Você sabe, a corrente crescerá exponencialmente a partir do zero, enquanto a tensão decairá do máximo para zero, sobre os pinos da alimentação.
O circuito no caso é LRC, com indutor em série.
No caso da bobina em série com a alimentação do chip, aparecerá somente tensão e zero de corrente no tempo t=0 (contribuiçã do indutor). Já o capacitor fornecerá corrente. Em um capacitor temos campo elétrico e carga pronta para ser usada, uma fonte de boa qualidade mas não estabilizada, rápida o bastante para suprir energia nos chaveamentos internos do chip. A perda será "lentamente" reposta pela fonte.

Nota 1: Um circuito PI ou duplo PI, colocado na alimentação do chip, somente evita ruído por condução, nos dois sentidos: tanto da entrada para a linha do chip, como no sentido do chip para a linha de alimentação. Mas quem vai ser a fonte nos momentos de solicitação será o capacitor em paralelo com Vss/Vdd. Neste momento temos um circuito RC sendo R a carga, o chip.

Nota 2: A equação que você apresentou é a da tensão sobre o indutor(auto indução) e não no ponto da alimentação do chip (nos pinos Vss/Vdd). Como você pode concluir, por estar em série o indutor, poderá ter até polaridade contrária à necessária no momento de picos. Por estar em série, esta tensão não será aplicada diretamente sobre o chip devido ao capacitor sobre Vdd e Vss. Por outro lado os indutores usados são beads com muito pouca energia acumulada, o suficiente para ruído.
Vale lembrar que mesmo em uma fonte de alimentação, o indutor reduz sua resposta à corrente e em troca nos dá menor ondulação.
RobL
Dword

Voltar para PIC