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relaçao de frequencia com RPM

MensagemEnviado: 07 Abr 2008 23:13
por cristian
salve galera ....

estou fazendo um tacometro ( conta giros) para minha moto com led
e um f628a

ai medir a freq e deu 115hz em baixa isso medido no farol

entao pensei :

115hz quer dizer 115 ciclos por seg isso seria entao RPS rotaçoes por segundos?

entao 115 * 60seg seria RPM? ou seja 6900RPM alguem comfirma isso mas se a moto e 4 tempos entao divido por 4 que dar 1725RPM e para jogar no pic seria :

mido quantos pulsos acontece em 0.6 seg e multiplico por 100 para achar a RPM

minha ideia esta certa?

MensagemEnviado: 08 Abr 2008 01:38
por jorgeluiz
Nao entendo muito de motos, mas porque voce quer dividir por quatro? Por acaso o motor da quatro voltas a cada explosao no cilindro? Seu raciocinio esta correto, o valor de RPM da o valor de rotacoes por MINUTO. Nao precisa dividir nada.

MensagemEnviado: 08 Abr 2008 08:13
por fabim
4 ciclos, mass 2 voltas ciclos.

Admite, comprime 1 volta 360°
explode , joga fora 1 volta 360°

Mesmo sendo 2 voltas ciclo completo, o motoca tem 2 giros ciclo. 115 ciclos segundo, arredondando 116 = 58 ciclos completos porem 116rps.

é isso mesmo ta certinho, mais medir rpm na luz !?!?! o induzido da moto que gera os ditos 12V não da um pulso giro, da bem maiss. Se for usar esta forma pergunte para um mecânico ou vá a uma oficina que esta com a tampa do ladodo induzido e conte quantos polos tem. não sei as motos novas, mais a ML e TUDAY antiga da honda tinha 8.

Abraços

Fabim

MensagemEnviado: 08 Abr 2008 11:31
por cristian
fabim fui numa oficina da yamaha

eles me disseram que a moto da 1200RPM com aceleraçao baixa

nos meus calculos deu 6900 ou seja 115hz*60seg onde sera q ta o erro mas ele me disse para pegar o sinal do fio q sai do cdi para bobina do quadro entao vou fazer este teste ainda


mas adiantando onde ta o erro neste calculo


sera que RPM e RPS nao tem nada haver com frequencia ou seja
1 HZ é um PULSO por SEG
1 RPS é um ROTAÇAO por SEG
1 RPM é uma ROTAÇAO por MIN

entao frequencia e rotaçoes nao tem nada haver?

MensagemEnviado: 08 Abr 2008 12:04
por Sergio38br
Vc deve levar em conta a relação entre os pontos de transferencia de movimento entre o sistema do motor e o dinamo, alternador, ou qualquer outro diospositivo acoplado ao motor.

Sergio

MensagemEnviado: 28 Abr 2008 09:21
por anderson
se vc mediu no farol provavelmente vc mediu uma corrente ac que vem do dinamo da moto e naum tem uma relaçao espesifica com rpm apesar de estar relacionado, e sobre dividir por 4 por ela ser 4 tempos , nisso vc esta equivocado isso so se faz para quatro cilindros quando se mede na bobina de alta-tensao que é uma bobina para 4 cilindros
creio que vc deve medir direto na bobina de alta como quase todos os contadores de rpm fazen
provavelmente no miolo da chave vem esse fio
Anderson

MensagemEnviado: 29 Abr 2008 08:39
por cristian
http://br.youtube.com/watch?v=hLkew32wsbI

veja este video q fiz medindo os pulsos q vao para a bobina de igniçao no final do video tem os pulsos filtrados


os pulsos sao de pouca duraçao mas a repetiçao dele é que determina o RPM

entao colocaria o ccp pra capturar a borda de subida e incremento um variavel dai tiro a medida entre um borda e outra e saberei o rpm?

MensagemEnviado: 29 Abr 2008 08:55
por fabim
hehe..
Vamos de uma forma bemmmmm didadita.

Como eu tinha expinicado!!
O motor da 2 giros completos para cada centelho de explosão.


Suponha que entre um centelho e outro no capture voce mediu 200mS.
Sabemos que entre um centelho e outro aconteceu isso aqui ó.

Admite
Comprime
Explode - Centelho
Joga fora

Admite
Comprime
Explode - centelho
Joga fora

criando um loop á cima voce irá perceber que a cada borda de subida de 2 centelhos voce terá 720° ou 2 voltas completas do motor.

Pois bem, sabemos intão que para os 200mS temos 2 voltas.

Calculos, simples.

1000 / 200 = 5 ---- "1000 = 1S pra não mexer com float"
5 * 60"1 min" * 2
= 600rpm

ou se preferir e ficar mais rapido no calculo.

2000 / 200 = 10 <<< ja previ os * 2
10*60 = 600rpm

Resumindo. é isso mesmo que voce disse, só coloquei isso pra te dar uma clareada nas idéias.

OFF. Sobre o display na cara do sol, existe um display de alta temperatura proprio pra ficar olhando para o sol mesmo, temperatura de trabalho de 80 a 95°C.

Fabim

MensagemEnviado: 30 Abr 2008 08:10
por phophollety
tenho um projeto pronto de tacômetro, que fiz por brincadeira, usei o f84 de teimoso e com o 628 ficaria(te digo o que mudar em detalhes depois) melhor pois teria dois timers a mais, fazendo scan do display e teclas, se interessar, tem 4 digitos, conta de 100 a 9999 rpm, shift light, conta de 1 a 255 pulsos por volta, programa em asm e esquema no kicad... se interessar...

RPM

MensagemEnviado: 25 Mai 2008 20:52
por tecman
legal se puder manda para mim esse projeto me interessei tenho alguns carros aqui que posso testar

coisa de arrancada

MensagemEnviado: 28 Mai 2008 09:51
por vohr56
Olá Cristian!

Como anda o projeto? Está conseguindo medir a frequência?

Abraços!

MensagemEnviado: 30 Mai 2008 12:38
por luisaoho
phophollety escreveu:tenho um projeto pronto de tacômetro, que fiz por brincadeira, usei o f84 de teimoso e com o 628 ficaria(te digo o que mudar em detalhes depois) melhor pois teria dois timers a mais, fazendo scan do display e teclas, se interessar, tem 4 digitos, conta de 100 a 9999 rpm, shift light, conta de 1 a 255 pulsos por volta, programa em asm e esquema no kicad... se interessar...


Oi Phopholleti,
Manda para mim este projeto luisaoho@gmail.com .

Valeu.

RPM

MensagemEnviado: 30 Mai 2008 13:20
por tecman
manda para mim tbem