relaçao de frequencia com RPM

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relaçao de frequencia com RPM

Mensagempor cristian » 07 Abr 2008 23:13

salve galera ....

estou fazendo um tacometro ( conta giros) para minha moto com led
e um f628a

ai medir a freq e deu 115hz em baixa isso medido no farol

entao pensei :

115hz quer dizer 115 ciclos por seg isso seria entao RPS rotaçoes por segundos?

entao 115 * 60seg seria RPM? ou seja 6900RPM alguem comfirma isso mas se a moto e 4 tempos entao divido por 4 que dar 1725RPM e para jogar no pic seria :

mido quantos pulsos acontece em 0.6 seg e multiplico por 100 para achar a RPM

minha ideia esta certa?
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Mensagempor jorgeluiz » 08 Abr 2008 01:38

Nao entendo muito de motos, mas porque voce quer dividir por quatro? Por acaso o motor da quatro voltas a cada explosao no cilindro? Seu raciocinio esta correto, o valor de RPM da o valor de rotacoes por MINUTO. Nao precisa dividir nada.
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Mensagempor fabim » 08 Abr 2008 08:13

4 ciclos, mass 2 voltas ciclos.

Admite, comprime 1 volta 360°
explode , joga fora 1 volta 360°

Mesmo sendo 2 voltas ciclo completo, o motoca tem 2 giros ciclo. 115 ciclos segundo, arredondando 116 = 58 ciclos completos porem 116rps.

é isso mesmo ta certinho, mais medir rpm na luz !?!?! o induzido da moto que gera os ditos 12V não da um pulso giro, da bem maiss. Se for usar esta forma pergunte para um mecânico ou vá a uma oficina que esta com a tampa do ladodo induzido e conte quantos polos tem. não sei as motos novas, mais a ML e TUDAY antiga da honda tinha 8.

Abraços

Fabim
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Mensagempor cristian » 08 Abr 2008 11:31

fabim fui numa oficina da yamaha

eles me disseram que a moto da 1200RPM com aceleraçao baixa

nos meus calculos deu 6900 ou seja 115hz*60seg onde sera q ta o erro mas ele me disse para pegar o sinal do fio q sai do cdi para bobina do quadro entao vou fazer este teste ainda


mas adiantando onde ta o erro neste calculo


sera que RPM e RPS nao tem nada haver com frequencia ou seja
1 HZ é um PULSO por SEG
1 RPS é um ROTAÇAO por SEG
1 RPM é uma ROTAÇAO por MIN

entao frequencia e rotaçoes nao tem nada haver?
cristian
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Mensagempor Sergio38br » 08 Abr 2008 12:04

Vc deve levar em conta a relação entre os pontos de transferencia de movimento entre o sistema do motor e o dinamo, alternador, ou qualquer outro diospositivo acoplado ao motor.

Sergio
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Mensagempor anderson » 28 Abr 2008 09:21

se vc mediu no farol provavelmente vc mediu uma corrente ac que vem do dinamo da moto e naum tem uma relaçao espesifica com rpm apesar de estar relacionado, e sobre dividir por 4 por ela ser 4 tempos , nisso vc esta equivocado isso so se faz para quatro cilindros quando se mede na bobina de alta-tensao que é uma bobina para 4 cilindros
creio que vc deve medir direto na bobina de alta como quase todos os contadores de rpm fazen
provavelmente no miolo da chave vem esse fio
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Mensagempor cristian » 29 Abr 2008 08:39

http://br.youtube.com/watch?v=hLkew32wsbI

veja este video q fiz medindo os pulsos q vao para a bobina de igniçao no final do video tem os pulsos filtrados


os pulsos sao de pouca duraçao mas a repetiçao dele é que determina o RPM

entao colocaria o ccp pra capturar a borda de subida e incremento um variavel dai tiro a medida entre um borda e outra e saberei o rpm?
cristian
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Mensagempor fabim » 29 Abr 2008 08:55

hehe..
Vamos de uma forma bemmmmm didadita.

Como eu tinha expinicado!!
O motor da 2 giros completos para cada centelho de explosão.


Suponha que entre um centelho e outro no capture voce mediu 200mS.
Sabemos que entre um centelho e outro aconteceu isso aqui ó.

Admite
Comprime
Explode - Centelho
Joga fora

Admite
Comprime
Explode - centelho
Joga fora

criando um loop á cima voce irá perceber que a cada borda de subida de 2 centelhos voce terá 720° ou 2 voltas completas do motor.

Pois bem, sabemos intão que para os 200mS temos 2 voltas.

Calculos, simples.

1000 / 200 = 5 ---- "1000 = 1S pra não mexer com float"
5 * 60"1 min" * 2
= 600rpm

ou se preferir e ficar mais rapido no calculo.

2000 / 200 = 10 <<< ja previ os * 2
10*60 = 600rpm

Resumindo. é isso mesmo que voce disse, só coloquei isso pra te dar uma clareada nas idéias.

OFF. Sobre o display na cara do sol, existe um display de alta temperatura proprio pra ficar olhando para o sol mesmo, temperatura de trabalho de 80 a 95°C.

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Mensagempor phophollety » 30 Abr 2008 08:10

tenho um projeto pronto de tacômetro, que fiz por brincadeira, usei o f84 de teimoso e com o 628 ficaria(te digo o que mudar em detalhes depois) melhor pois teria dois timers a mais, fazendo scan do display e teclas, se interessar, tem 4 digitos, conta de 100 a 9999 rpm, shift light, conta de 1 a 255 pulsos por volta, programa em asm e esquema no kicad... se interessar...
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Mensagempor tecman » 25 Mai 2008 20:52

legal se puder manda para mim esse projeto me interessei tenho alguns carros aqui que posso testar

coisa de arrancada
Editado pela última vez por tecman em 01 Jul 2013 01:38, em um total de 1 vez.
tecman
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Mensagempor vohr56 » 28 Mai 2008 09:51

Olá Cristian!

Como anda o projeto? Está conseguindo medir a frequência?

Abraços!
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Mensagempor luisaoho » 30 Mai 2008 12:38

phophollety escreveu:tenho um projeto pronto de tacômetro, que fiz por brincadeira, usei o f84 de teimoso e com o 628 ficaria(te digo o que mudar em detalhes depois) melhor pois teria dois timers a mais, fazendo scan do display e teclas, se interessar, tem 4 digitos, conta de 100 a 9999 rpm, shift light, conta de 1 a 255 pulsos por volta, programa em asm e esquema no kicad... se interessar...


Oi Phopholleti,
Manda para mim este projeto luisaoho@gmail.com .

Valeu.
Luis
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Mensagempor tecman » 30 Mai 2008 13:20

manda para mim tbem
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