Fonte de alimentação de 5 volts - 100 Acc

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fonte de alimentação de 5 volts - 100 Acc

Mensagempor jvanderleym » 02 Abr 2008 20:27

Boa noite, pessoal.

Estou desenvolvendo uma fonte transistorizada de saída 5 Vcc - 100 Acc. Utilizei uma montagem clássica. Transformador 220 / 5 V - 100 A, mais retificadores e capacitores. Mais quando chego próximo deste valor o ripple é muito alto. Alguém teria uma sugestão para fazer isto de uma forma chaveada para conseguir inclusive reduzir o peso, pois o trafo é pesado ou como posso reduzir este ripple. Atualmente o mesmo está com o valor de 2,5 volts a plena carga, metada da tensão.

Agradeço pela atenção e fico no aguardo do auxilio dos colegas.
Sds
Vanderley
jvanderleym
Bit

Mensagempor fabim » 02 Abr 2008 23:07

5V por 100 Amperes ? :shock:
casaralho..

pra que isso ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ze » 03 Abr 2008 07:41

se for pra galvanoplastia (ou galvanização/anodização/eletrólise/escambal)
Sugestão:
faça com triac na entrada e retifique a saída pegando uma amostra da tensão de saída e pra controlar o tempo de condução do triac. Existem controlador de pot de 220V 30A com triac com controle 4-20mA e etc. Saída: muitas pontes de diodos e cap. em paralelo. Trafo pra solda elétrica.
Loucura?? não. já vi uma máquina assim!! (mas sem controle. eu ia melhorar pro cara mas ele saiu do ramo). A qualidade da V e I não influencia[va]m na da peça. Chaveada pode ser melhor mas écom avançados.
abrç
ze
Dword

Mensagempor jvanderleym » 03 Abr 2008 07:47

fabim escreveu:5V por 100 Amperes ? :shock:
casaralho..

pra que isso ?

Bom dia, colega.

Estou desenvolvendo uma maleta de testes que contemplará as seguintes funções:
- fonte de corrente para resistência de contato em disjuntores, secionadoras, contatores e transformadores. Pois a norma NBR para estes equipamentos manda injetar 100 Acc, para a obtenção da resistência destes materiais, que é geralmente na casa de micro ohms.
- testes de reles trifásicos de proteção, pois converterei a corrente continua em trifásica, tensão fixa e corrente variando sua posição na curva corrente tempo (adiantando até 90 graus ou atrasando até 90 graus).

Ontem estava pesquisando na net e li sobre os IGBT, não tenho experiência neste tipo de componente. Pergunto:
Posso usá-lo como um MOSFET normal, aplicando um tensão no seu gate controlo a saída, pergunto isto Pois estou com a intenção de retificar a entrada de energia que pode ser 110 Vca ou 220 Vca, sair com uma tensão de aproximadamente 30 Vcc, modulala em 2KHz na entrada de um trafo e sair com 5 Vcc com excelente sinal. A ideia é está. Peço a opinião dos colegas, pois sou novato nesta area de eletrônica de potência.

Agradeço pela atenção e fico no aguardo de vosso parecer.

Sds
Vanderley
jvanderleym
Bit

Mensagempor fabim » 03 Abr 2008 08:34

zóia.. a forma que colocou até funfiona mass.

100A... putz.

hum xo pensar!!

Acho que eu ja vi algo em algum lugar no meio das minhas tranqueiras digitais.

Vou dar uma procurinhada, e lhe mando.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Sergio38br » 03 Abr 2008 10:02

bom dia, de uma olhada neste tutorial da microchip

http://ww1.microchip.com/downloads/en/T ... 090106.zip

Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor renatokodaira » 03 Abr 2008 10:45

Quanto tem de capacitores na fonte (filtragem/reservatorio) ? Será que o que estão na fonte são suficientes ?
renatokodaira
Byte

Mensagempor jvanderleym » 03 Abr 2008 16:40

renatokodaira escreveu:Quanto tem de capacitores na fonte (filtragem/reservatorio) ? Será que o que estão na fonte são suficientes ?

Tenho 30 capacitores de 4700 microFarad X 25 Volts.

Sds
Vanderley
jvanderleym
Bit

Mensagempor Peters » 03 Abr 2008 17:07

Uma idéia seria usar um trafo trifásico, por si só, sem capacitores, o ripple será menor que o que vc está tendo.
Peters
Byte

Mensagempor fabim » 03 Abr 2008 17:13

cara só uma coisa.

Quando chega perto deste valor o riple é muito alto!!!<<100A

Será que esse trafo não esta mal dimensionado e a 100A esta saturando o menino ? e outra sempre se trabalha com fonte tendo uma folga de pelomenos 30% a mais, por causa de isterese, perdas pela resistência do fio e por aí vai..

Refaça uma analize do projeto, e veja se não esta engolindo caroço em alguma coisa!!

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor renatokodaira » 03 Abr 2008 17:21

Tenho 30 capacitores de 4700 microFarad X 25 Volts.

Em teoria esses 141 mF seriam suficientes. Será que algum(ns) deles não está com defeito (fuga, etc) ?
Existem aqueles capacitores de 1F (é um farad mesmo) ou 2F que o pessoal de som automotivo usa pra equipar os carros e ajudar a bateria/alternador a suprir os picos de demanda causado pelos milhares de watts de amplificadores instalados. Quem sabe um desses pode resolver o problema.
renatokodaira
Byte

Mensagempor Sergio38br » 03 Abr 2008 17:59

Qual a tensão depois do retificador???sem carga e com carga?
Sergio38br
Word

Mensagempor zielpunkt » 03 Abr 2008 18:02

Amigo jxkmiyderm,

Sem querer te desanimar na tua luta, mas projetar uma fonte desse porte, sem experiência, para uso em equipamento de testes destinado a atender norma técnica, eu acho que perde tempo. Vc fala em fonte linear com 30 capacitores de tamanho razoável, trafo de 5V@100A bem pesadinho (se a tal norma pede isso de corrente, já deveria fornecer, de cara, uns 20% a mais...), mais circuitos e tais, numa "maleta"? O colega deveria pensar melhor no caso.

Agora que já te chateei, vou dar uma idéia. Acho que deveria optar por alguma solução pronta pra incorporar no teu projeto. Como é que vc vai brigar com uma fonte chaveada de 5V@120A que pesa 2,5Kg, de baixo ripple, têm uma porrada de proteções, pequenas dimensões, etc., como uma dessas daí: http://www.hartronic.com.br/src/meanwell/SE-1000.pdf Vai desculpando qquer coisa ai, ok.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor MOR_AL » 04 Abr 2008 06:51

Olá jvanderleym.

Concordo inteirmente com os comentários do Zielpunkt.

Porém, caso você insista, aí vão algumas dicas com relação à sua fonte:

1 - Se você tem que aplicar uma corrente, então você deve fazer uma FONTE DE CORRENTE e não uma FONTE DE TENSÃO. A diferença é que com a fonte de tensão, você deve ajustar a tensão para fornecer a corrente na carga, se o contato da carga aquecer e variar a sua resistência, você vai ter que reajustar a tensão para manter a corrente fixa na carga. A fonte de corrente já regula a corrente diretamente, independente das variações da resistências de contato.

2 - Não sei de onde você tirou este valor de capacitor (4700uF x 33), mas para ter um ripple de 15% sobre os capacitores (que é o valor usual de ripple) você precisaria de 44 deles, com a tensão de 25V. A expressão que dá o valor do capacitor é:
C(uF) = 52xI(mA) / Vc(V)
Como sua tensão sobre os capacitores não é de 25V, o número de capacitores necessários então será bem maior.

3 - O rendimento de uma fonte linear é bem baixo, às vezes 30%, se você considerar que a tensão de saída tem que ficar estabilizada para as variações da tensão da rede (se for usar a rede). A variação da tensão da rede pode estar em torno de +10% e -15%. Isso faz com que a potência fornecida pela fonte deva ser de 500W / 0,3 = 1.666W. Isso vai te exigir um caminhão de dissipadores para os transistores.

4 - O trafo deve ser muito bem projetado. Você deve considerar as perdas devido às resistências dos enrolamentos primário e secundário, além das perdas no ferro.
Outro detalhe é que o transformador não satura com o aumento da corrente que passa por ele. Ele satura com o aumento da tensão sobre o enrolamento primário. O aumento da corrente acarreta em aumento da queda de tensão nos enrolamentos (lei de Ohm), daí a redução da tensão de secundário.

5 - Principalmente. Se você está fazendo um instrumento de teste para qualificar algum dispositivo, este seu instrumento tem que ser qualificado por algum órgão oficial, caso contrário os resultados dos testes não possuirão valor oficial.

Boa sorte.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 04 Abr 2008 08:40

Outro detalhe é que o transformador não satura com o aumento da corrente que passa por ele. Ele satura com o aumento da tensão sobre o enrolamento primário. O aumento da corrente acarreta em aumento da queda de tensão nos enrolamentos (lei de Ohm), daí a redução da tensão de secundário.

Mais eim /?!?!?!?!rsrs xa pra lá.. mais da uma relida nos livros de trafo!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Próximo

Voltar para PIC