FONTE E BATERIA

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

FONTE E BATERIA

Mensagempor Jagger » 26 Mar 2008 14:18

Olá amigos. Estou desenvolvendo um projeto no qual utilizo um relé que atua na alimentação do circuito selecionando a fonte do mesmo para alimentação geral. Na queda de energia o relé comuta para a posição inicial e passa permite a alimentação por bateria. Minhas dúvidas: Esse tempo de comutação do relé pode causar problema ou posso usar esse sistema? Caso negativo, qual a melhor opção para alternar entre a fonte e a bateria? Transistores? Por fim, se vou desenvolver um circuito para trabalhar com pilhas alcalinas pequenas, esse circuito terá uma a autonomia mínima de quanto tempo? Como posso calcular isso?
Jagger
Nibble

Mensagempor ze » 26 Mar 2008 15:03

como deves saber são vários "depende".
Algumas obs:
-caso o tempo de comutação do relé for mui grande, sugiro que coloque um capacitor maior na entrada n.reg. do circuito. Isto deve bastar para não desenergisar seu ccto.
-pilhas alcalinas: me lembro vagamente que no site duracel tem algumas curvas consumo/duração. Precisei de +detalhes há alguns anos e lhes enviei email perguntando. Até hoje espero a resposta. Envie pra outras marcas tbém.
abrç
ze
Dword

Mensagempor RobL » 26 Mar 2008 15:30

A durabilidade de sua bateria vai depender de quantos Ah sua bateria tem e qual sua corrente em uso e a temperatura.
Quanto ao tempo de passagem de um sistema ao outro, se não quiser encrenca e o processo não poder falhar, o sistema deverá ser alimentado pela bateria, através de um inversor e a bateria constantemente carregada pela linha. Desta forma não há comutação.

De outra forma, dependendo da corrente e perdas, usar um MosFet mas como normalmente para detetar a falha deverá levar uns 8ms + 5 a 10ms do rele até fechar, com bounce, reduzindo a corrente, levar isto em consideração.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 26 Mar 2008 15:33

Nota: uso do inversor se a alimentação for alternada.
RobL
Dword

Mensagempor Jagger » 26 Mar 2008 16:32

lellis escreveu:como deves saber são vários "depende".
Algumas obs:
-caso o tempo de comutação do relé for mui grande, sugiro que coloque um capacitor maior na entrada n.reg. do circuito. Isto deve bastar para não desenergisar seu ccto.
-pilhas alcalinas: me lembro vagamente que no site duracel tem algumas curvas consumo/duração. Precisei de +detalhes há alguns anos e lhes enviei email perguntando. Até hoje espero a resposta. Envie pra outras marcas tbém.
abrç

Agora sim, camarada! Valeu!!!
Jagger
Nibble

Mensagempor Jagger » 26 Mar 2008 16:59

RobL escreveu:Nota: uso do inversor se a alimentação for alternada.

Ok. Mas, perdoem-me a ignorância, que inversor que vocês se referem?
Jagger
Nibble

Mensagempor fenix3 » 27 Mar 2008 10:17

Nao da para usar um diodo em serie com a bateria?
Quando faltar energia do inversor/fonte/carregador com tensao maior ou quase igual da bateria, automaticamente a energia ira fluir da bateria.
Isto funciona quando a energia da bateria/pilhas ainda serao reguladas por um dispositivo, deve-se levar em consideracao que o diodo elimina quase 0,6Volts da pilha, isto pode ser critico quando usado em circuitos de baixa tensao, por exemplo 3,0 volts, apos o diodo ira ter so 2,4Volts.
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Voltar para PIC