INTERFERÊNCIA NA INDÚSTRIA

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

INTERFERÊNCIA NA INDÚSTRIA

Mensagempor Jagger » 26 Mar 2008 12:01

Estou fazendo um projeto por controle remoto cujo receptor ficará montado em caixa de comando na qual existem inversores de freqüência e outros ruídos provenientes do ambiente industrial. No intuito de tornar meu projeto resistente a esse tipo de interferência pergunto: quais as freqüências mais prejudiciais na indústria e qual a melhor forma de evitar que isso reflita no meu microcontrolador e circuito externo?

Obrigado.
Jagger
Nibble

Interferência

Mensagempor Marc » 26 Mar 2008 13:31

No ambiente industrial os piores ruídos são provocados por comutação de circuito magnético (reles, contatores, transformadores, motores,..), escova de motores. Estes podem influir na parte de RF e/ou no funcionamento do próprio microcontrolador - ele pode resetar ou travar.
Prover a placa de blindagem metálica, desacoplar ruídos de rf por meio de capacitores na linha de alimentação, circuitos de chaves, etc.

Marc
Marc
Bit

Re: Interferência

Mensagempor Jagger » 26 Mar 2008 13:53

Marc escreveu:No ambiente industrial os piores ruídos são provocados por comutação de circuito magnético (reles, contatores, transformadores, motores,..), escova de motores. Estes podem influir na parte de RF e/ou no funcionamento do próprio microcontrolador - ele pode resetar ou travar.
Prover a placa de blindagem metálica, desacoplar ruídos de rf por meio de capacitores na linha de alimentação, circuitos de chaves, etc.

Marc

Ok, mas quais os valores mais comumente utilizados para o desacoplamento e em quais pinos? Qual é, em média, a freqüênia desses sinais? Alguém sabe uma boa referência bibliográfica pra isso? Mas sem muita enrolação, algo prático e objetivo.
Jagger
Nibble

Mensagempor EDSONCAN » 26 Mar 2008 14:42

Estou muito interessado neste post.
Desenvolvo a uns 15 anos e sei o basico deste assunto, com muitos projetos de automação, RF e dias em cima de literatura.
Gostaria de ver quem ira conseguir responder isso de forma tão simples, rapida e objetiva.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor ze » 26 Mar 2008 14:53

gozado, parece que to teno um djavu. rs.
parece que já temos aqui alguma literatura prática (!) inclusive com a rapidez e objetividade requeridas pelo autor. dá uma pesquisada. tem inclusive algumas minhas obsevações cujo autor disse que lhe foram úteis. O dele era + especiífico. Tô com pregui de procurar pra ti.
Boa colheita!
ze
Dword

Mensagempor Jagger » 26 Mar 2008 15:28

lellis escreveu:gozado, parece que to teno um djavu. rs.
parece que já temos aqui alguma literatura prática (!) inclusive com a rapidez e objetividade requeridas pelo autor. dá uma pesquisada. tem inclusive algumas minhas obsevações cujo autor disse que lhe foram úteis. O dele era + especiífico. Tô com pregui de procurar pra ti.
Boa colheita!

Respostas desse naipe eu dispenso, Sr. Má-vontade.
Jagger
Nibble

Mensagempor RobL » 26 Mar 2008 15:44

Sua pergunta é bastante genérica e a resposta é complicada. Só dá para responder se indicar algo específico, como, por exemplo, quem é a fonte, possível frequência, tempo, etc.
O espectro varia de forma intensa até 30Mhz, em geral, mas as antenas (fios para lá e para cá) passam a funcionar bem acima dos 30Mhz e não falta ruído aí também.
Não há expert que de jeito nisso. A gente só consegue corrigir quando acontece e após detectar a fonte. Claro que já se projeta circuitos com os clássico filtros básicos mas a defesa é probabilística.
Resposta rápida e complicada:
Use fibra óptica e blinde tudo e ainda assim ...
RobL
Dword

Mensagempor ze » 26 Mar 2008 15:46

de nada sr mala_gradecido.
ze
Dword

Mensagempor fabim » 26 Mar 2008 15:53

sei não mais ví algo bem pensado estes dias.
um conhecido trocando idéia comigo a respeito de ruidos loop etc.

Falei o seguinte.
Po sergim ja que é assim fioti.

Faça a fonte com 2 secundários de 12V.
1 para o uC, e outro para os reles interfaces etc, e 4N25 nos meninos, sendo que o GND dos reles etc não será comum com o gnd do uC.

Bom como ja estava sanado os paus no AC, e os ruidos estavam vindo pelas saidas de controle.

Zé FINI
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor zielpunkt » 26 Mar 2008 16:05

Edson, Lellis, tsc, tsc...não façam isso!

Muito feio negar ajuda ao colega, numa dúvida tão básica e que requer apenas boa vontade na resposta. Aí, levam nome de "Dr. Má-vontade" e ficam chateados, fazendo beicinho. Vamos lá, então:

- Valores típicos para os capacitores você vai obter a partir da leitura dos ruídos de RF presentes no ambiente em que o teu circuito vai operar. Não fique preocupado, pois basta você pegar o seu espectômetro e passar umas duas semanas relacionando e comparando as leituras obtidas, tira-se a média, aplica-se a regra de von Kleist e utiliza-se o Ábaco de Capacitores de Desacoplamento (procure esse ábaco no Google, como "Capacitive Decoupling Abaco" ou CDA).

- Quanto aos pinos pra desacoplar: muita atenção nesse momento, ok. Pegue o microcontrolador e observe pelo lado inferior, com a marcação do pino 1 (um) à sua esquerda. Agora, com uma lupa (10x deve bastar), você observará que existem marcas nos extremos superiores dos pinos que devem ser desacoplados. Fácil, viu? (observar que nem todos os fabricantes fazem estas marcas em baixo relevo, o que pode dificultar um pouco a identificação. Paciência, portanto.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor ze » 26 Mar 2008 16:27

snif! goo goo dá dá....
sorry! I can`t resist. It´s stronger than I !!!!

Escolha uma opção:
A-gradeça sempre. Mesmo se não tiver dado certo. A gratidão é uma virtude.
B-ote a mão na conciência. O interesse é seu. Pequise sim!! Aqui tem MESMO o que precisa!!
C-ultive amigos. Mesmo que virtuais. A colheita é garantida!!!
D-ê algo de si também. Caso ache a solução, compartilhe. E por último:
F- agOra, se os DetAlhes anterioreS, não lhE tocaram, sinto muito.
Boa sorte....
Obs: ajudante-=1;
I can forgive you....!!!

fabim, só pra constar um amigo já fez isso há alguns anos. Deu pau do memo jeito. Mas na teoria estás totalmente correto! pode ser a opção G pro nosso amigo.
ze
Dword

Mensagempor Jagger » 26 Mar 2008 17:35

lellis escreveu:snif! goo goo dá dá....
sorry! I can`t resist. It´s stronger than I !!!!

Escolha uma opção:
A-gradeça sempre. Mesmo se não tiver dado certo. A gratidão é uma virtude.
B-ote a mão na conciência. O interesse é seu. Pequise sim!! Aqui tem MESMO o que precisa!!
C-ultive amigos. Mesmo que virtuais. A colheita é garantida!!!
D-ê algo de si também. Caso ache a solução, compartilhe. E por último:
F- agOra, se os DetAlhes anterioreS, não lhE tocaram, sinto muito.
Boa sorte....
Obs: ajudante-=1;
I can forgive you....!!!

Ô Lellis, desculpa meu irmão... Não escrevi aquilo com tom de revolta, mas de brincadeira. Não quero perder a tua ajuda nem tua amizade virtual que seja. Desculpe, de coração.

fabim, só pra constar um amigo já fez isso há alguns anos. Deu pau do memo jeito. Mas na teoria estás totalmente correto! pode ser a opção G pro nosso amigo.
Jagger
Nibble

Mensagempor fabim » 26 Mar 2008 19:09

bom pra não falar que fui eu quem fez..rsrsrs

sabe aquelas maquinas de solda por RF efeito capacitivo..

tão.

5.3KV -- 300khz.. 100% eletromecânica.

1° caixa metálica . carcaça aterrada com relação a massa da máquina
2° EMI/RFI no ac dentro dessa caixa metálica, com fios de no máximo meu caso 1,8cm.
3° fonte chaveada 25khz 2 X 12V@1A com gnd´s e VDD´s separados.
sendo que a saida dos 12V para o sistema de controle tinha um filtro com toroide em modo diferencial PI.
4° tinham 5 relês de controle AC, todos com filtro modo comum e curtissimos
5° acoplamento do cabeção com parte de potência tudo com 4N25.
6° cabeção e potencia, separador por 2 compartimentos
7° ta acabando a tinta do teclado
8° f io ou ito m.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Mar 2008 22:49

Olá Jagger.

Clique no ícone "Pesquisar" do fórum e use a palavra chave "Eletromagnética". Vai aparecer muita coisa interessante.

Mas vou adiantando que este é um dos problemas mais chatos de se resolver. Tenha paciência, pois você certamente vai precisar.

Boa sorte.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jagger » 27 Mar 2008 08:20

Muito obrigado amigos!
Jagger
Nibble

Próximo

Voltar para PIC