AJUDA COM PIC 16F628A

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

AJUDA COM PIC 16F628A

Mensagempor antsergio » 14 Mar 2008 20:59

Ola pessoal do forum,boa noite.
Pela primeira vez entro,solicitando ajuda de como projetar um timer de 60 minutos com pic 16F628A que não seja multiplexados,claro;sou novato neste assunto e gostaria que alguem me ajudassem neste assunto,me dando um exemplo de como seria o comando em assembly,se for possivel.
Acho muito estranho um projeto multiplexado,o display de sete segmentos correndo do primeiro display para o terceiro (03 display 7 seg.)Gostaria de saber se existe a possibilidade de os numeros ficarem parados,mudando somente o valor do display.Tenho lido muitos livros de PICs,ou sou cego,ou sei la o que,não vejo esta possibilidades.Gostaria muito que alguem me dessem uma luz para eu treinar no meu PROTEUS 7.1 SP4.
Desde ja peço desculpa se estou fazendo um pedido absurdo.
antsergio :oops:
antsergio
Bit

Mensagempor renatokodaira » 15 Mar 2008 10:15

Se voce usar somente 2 displays e nao se importar com precisao, eh possivel usar o 16F628(A) para fazer o seu timer de 60 min sem precisar multiplexar os display. Alias fica muito mais facil implementar sem multiplexaçao de displays.

O que voce precisa programar:
1) Configurar um timer interno pra te dar a base de tempo (por ex. o TMR1)
2) Ligar cada segmento dos 2 displays a uma porta de I/O. Serao precisos 14 portas (o 628A tem 15 de I/O e 1 somente de entrada).
3) Configurar o oscilador para interno (assim liberando os pinos do cristal/ressonador para I/O).
4) Monte uma tabela com os digitos relacionando segmentos e portas.
5) De acordo com a base de tempo do timer interno, ir decrementando as variaveis de decimos de minuto e unidades de minuto. A cada decremento, atualize os displays.
6) Voce pode acrescentar alguns botoes para controlar o timer (reset, stop).

Se precisar de mais displays, vai precisar de um PIC com mais portas.