por ze » 07 Mar 2008 13:37
amigo, seja bem vindo ao clube dos chorões devido a ruídos. Sou membro dele há alguns anos. Well, let´s go:
-trilha do reset: o pino de reset do pic deve ir direto ao gnd do PIC sem passar por NINGUÉM. E trilha BEM CURTA. Se impossível, faça ligação aérea.
-fios dos sinais (termopar, teclado, leds, etc) se possível blindados.
-faça um teste: ligue um cap(10n/400) // res (1M) do chassi ao terra LÓGICO mas direto no center tape do trafo. Funcionou comigo 1 vez, mas sem aplicação prática.
-redistribua as ligações de sua máquina de modo a ficar longe do uC.
-display lcd é uma baita antena. O ruído esta deixando ele lôco e o uC é contagiado. coloque um resistor 10R em série e um cap de de dez a 1000pF na linha LCD_EN pro gnd. (vai distorcer o sinal mas azáprálá). Prov. terá que aumentar o tempo de enable. Se você usa busyflag do display, aí f****! mude pra delay.
-Afaste o display do chassi. deixe-o pra fora pra testar.
E creia-me: depois de tudo funcionando direitinho, perfeito, um dia alguém vai te ligar do Chile falando que a máquina só dá pau, te chingando você e sua família e você não entendendo nada e acalmando e agradecendo em portunhol mal falado, depois disso só uma pescaria mesmo!!!rsrs
É meu amigo, se estás começando agora sugiro que faça um alongamento e aquecimento prolongado. A caminhada é dura...
(só falta você falar que resolveu ligando um capacitorzinho do ponto tal ao ponto tal. grrrrrrrrrrrrrrrr!)
Abrç