Quando entra a chave contactora o display fica doido.o q ser

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Quando entra a chave contactora o display fica doido.o q ser

Mensagempor HC908 » 07 Mar 2008 10:41

Bom amigo do forum. estou com um pequeno problema, quando o pic liga o contactor que esta sendo acionado por um rele auxiliar da placa q contem o pic, o display 16x2 fica doido e as vezes o pic trava. Lembrando q o circuito esta com fotoacoplador, tem capacitores de acoplamento de 100nf, 1n8f na alimentáçao do pic. o q poseria esta acontecendo? eu vejo no osciloscopio um impulso na fonte de aplimentçao quando o contactor entra, ja coloquei tambem até filtro passa baixa no pic ( com o inductor +{ capacitor ) mais nao resolveu. algum amigo sabe me informar o q esta acontecendo. existe alguma valores de componentes ja padronizado para esta aplicaçao?
HC908
Byte

Re: Quando entra a chave contactora o display fica doido.o q

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2008 10:54

Já tive problema parecido.

No meu caso, foi a trilha de 12v que alimenta a bobina do rele, que estava recebendo inducao da válvula e repassando pro circuito.

A solução foi matar essa trilha e jumpear por fora.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor HC908 » 07 Mar 2008 10:59

hummmm. como assim? vc colocou o jumper por fora. vc colocou um fio direto na bobina para o +12v da alimentaçao?
HC908
Byte

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2008 11:36

sim, coloquei um fio por fora da placa, substituindo a única trilha de 12v que estava a uma distancia de 12mils de outro net.
andre_luis
Dword

Mensagempor lopesjm » 07 Mar 2008 11:39

Olá HC908,

Seu circuito tem um bom capacitor eletrolítico na saída do +5 ? O relé é de 12V ? Está acionando como ? Por transistor BC ou FET ?

Os capacitores de 100nF ajudam a reduzir o ruído de alta frequencia, mas pode estar havendo algum ripple no acionamento do relé. Você colocou diodo em paralelo com a bobina do relé ?

Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2008 11:51

Jorge,

No caso a que me referia acima - além do diodo anti-paralelo - eu soldei até por debaixo da placa, um capacitor ceramico 220kpF na bobina do rele, e nao adiantou. Somente radicalizando e partindo pra ignorancia é que funcionou.

Nota: Na versão seguinte da placa, aumentei para mais de 40mils a distancia da trilha de 12v para o restante do circuito e o problema sumiu.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 07 Mar 2008 13:37

amigo, seja bem vindo ao clube dos chorões devido a ruídos. Sou membro dele há alguns anos. Well, let´s go:
-trilha do reset: o pino de reset do pic deve ir direto ao gnd do PIC sem passar por NINGUÉM. E trilha BEM CURTA. Se impossível, faça ligação aérea.
-fios dos sinais (termopar, teclado, leds, etc) se possível blindados.
-faça um teste: ligue um cap(10n/400) // res (1M) do chassi ao terra LÓGICO mas direto no center tape do trafo. Funcionou comigo 1 vez, mas sem aplicação prática.
-redistribua as ligações de sua máquina de modo a ficar longe do uC.
-display lcd é uma baita antena. O ruído esta deixando ele lôco e o uC é contagiado. coloque um resistor 10R em série e um cap de de dez a 1000pF na linha LCD_EN pro gnd. (vai distorcer o sinal mas azáprálá). Prov. terá que aumentar o tempo de enable. Se você usa busyflag do display, aí f****! mude pra delay.
-Afaste o display do chassi. deixe-o pra fora pra testar.

E creia-me: depois de tudo funcionando direitinho, perfeito, um dia alguém vai te ligar do Chile falando que a máquina só dá pau, te chingando você e sua família e você não entendendo nada e acalmando e agradecendo em portunhol mal falado, depois disso só uma pescaria mesmo!!!rsrs

É meu amigo, se estás começando agora sugiro que faça um alongamento e aquecimento prolongado. A caminhada é dura...

(só falta você falar que resolveu ligando um capacitorzinho do ponto tal ao ponto tal. grrrrrrrrrrrrrrrr!)

Abrç
ze
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2008 14:40

lellis escreveu:...ligue um cap(10n/400) // res (1M) do chassi ao terra LÓGICO mas direto no center tape do trafo. Funcionou comigo 1 vez, mas sem aplicação prática...

Poisé...eu costumo ligar direto o GND do meu circuito ao chassi do gabinete sem frescurada de resistor e capacitor. Em 2 ocasioes diferentes resolveu questão de ruído em aplicaçoes completamente diferentes ( medicina e industrial ).

Outra coisa que poucos conhecem é a diferença de ruído modo-comum e de ruído modo-diferencial. Para cada um existe uma abordagem de prevenção diferente.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 07 Mar 2008 15:24

legal andré, intão num tô tão só. mas eu não sentiria muito a vontade em ligar um note (interface serial) cujo terra lógico estaria ligado diretamente no chassi de uma máquina 220V em que os fdp CORTAM o fio terra. Tinha até de 380/440 mas neste caso o terra é obrigatório. (mas isto foi na época. os wireless vieram pra resolver isso). O RC talvez evitaria dissabores. (ou não)[/quote]
ze
Dword

Mensagempor HC908 » 07 Mar 2008 17:06

Problema resolvido. Coloquei um resistor e um capacitor ao terra da maquina + o q resolveu mesmo foi colocar o resistor e o capacitor no enable do display. at[e agora a naquina esta funcionando ( 4h de funcionamento). vamos até amanha pra ver se vai aparecer o problema. + ao amigo q escreveran estou muito agradecido. foi com as dicas daqui do forum q aparetimente resolveu o problema. vamos aguarda amanha.
HC908
Byte

Mensagempor silverbolt » 07 Mar 2008 18:17

separe as alimentações
deixe a placa do rele com alimentação separada da do pic.
Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 07 Mar 2008 19:38

andre_teprom
Seus equipamentos passam no teste de fuga de corrente para terra da norma 601?

Edsoon
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 07 Mar 2008 20:00

por isso é bom eu ser designer e trabalhar com sistemas de proteção.
E obrigatoriamente CEM.... Normas 601 325C.

Fico só na miuda vendo o sofrimento alheio..hehehe

tiks tiks tiks
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ze » 10 Mar 2008 09:10

não sou designer e nem engenheiro mas tenho compaixão pelo sofrimento alheio.
Fico [in]feliz apenas em [não] ajudar!!!
A soluçao do rc no enable display era apenas TEÓRICA e intuitiva!!! eu nunca a havia usado! obrigado por sua confirmação PRÁTICA!!! Compartilho sua vitória! Mas lembre-se: vai dar pau no Chile!! rs
ze
Dword

Mensagempor fabim » 10 Mar 2008 09:14

vou dar algumas dicas praticas para acabar com sofirmento de muitos.

Como exemplo pratico.

Por favor descreva o seu circuito.

EX: o contactor é 220V chaveado por um relê.
É uma solenoide de X Volts DC com VCC em comum com regulador do circuito ?

ETC ETC..

Só por estas descrições da para matar a charada.

Abração

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Próximo

Voltar para PIC