conversor usb serial

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

conversor usb serial

Mensagempor josias » 27 Fev 2008 11:40

Bom dia

Alguem ja teve problemas de gravação com conversor usb/ serial
e conseguiu resolve-lo?

Só estou conseguindo gravar no pc no, lap top não consigo abrir o gravador no mplab, e o conversor esta bom.
josias
Bit

Mensagempor Sergio38br » 27 Fev 2008 13:59

qual o sistema operacional dos dois , PC e lap?

Tive problemas mas unicamente consegui corrigir trocando o cabo, era alguma coisa a ver com o circuito interno, não tinha alguns sinais no DB9.

Como descobri, testei num modem USR externo que estava parado tomando poeira, ele naum respondia quando conectado ao cabo adaptador.

Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor josias » 27 Fev 2008 14:09

Sergio38br escreveu:qual o sistema operacional dos dois , PC e lap?

Tive problemas mas unicamente consegui corrigir trocando o cabo, era alguma coisa a ver com o circuito interno, não tinha alguns sinais no DB9.

Como descobri, testei num modem USR externo que estava parado tomando poeira, ele naum respondia quando conectado ao cabo adaptador.

Sergio

Tenho o xp igual nos dois micros, o lap funcionou algum tempo depois deixou de funcionar, sem motivo aparente.
eu consigo trabalhar com outros dispositivos com esse conversor.
por exemplo clp e inversor.
josias
Bit

Mensagempor Sergio38br » 27 Fev 2008 14:24

No PC voce ja gravou com o cabo adaptador??
Sergio38br
Word

Mensagempor andre_luis » 27 Fev 2008 16:47

Se for gravador que utilize os pinos de controle de fuxo da serial, como o Picburner, realmente nao funciona...o dobrador de tensao do conversor nao consegue gerar os 13v necessários pra gravar o PIC
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Sugestão

Mensagempor gbventura » 13 Mar 2008 08:20

Uso bastante destes conversores USB/Serial no meu trabalho. Eles funcionam razoavelmente bem, mas~de fato dependendo da aplicação eles não fornecem alguns sinais.

Um erro comum é a porta COM que é atribuido a ele em 'gerenciador de hardware' do windows. Percebni que se voce conectar em conectores diferentes de USB ele pega uma porta COM diferente. Isso explicaria voce ter sonseguido gravar umas vezes e agora napo conseguir mais.

Voce so preciusa espetar na USB, ver qual a porta que foi associada no gerenciador e configurar o seu gravador.
Existe ainda a possibilidade de vc usar oipcoes avancadas e forçar usar um numero de COM que voce queira (caso esteja disponivel)

Boa sorte,
Gustavo
gbventura
Bit

Re: Sugestão

Mensagempor Jorge_Francisco » 13 Mar 2008 08:35

gbventura escreveu:Uso bastante destes conversores USB/Serial no meu trabalho. Eles funcionam razoavelmente bem, mas~de fato dependendo da aplicação eles não fornecem alguns sinais.

Um erro comum é a porta COM que é atribuido a ele em 'gerenciador de hardware' do windows. Percebni que se voce conectar em conectores diferentes de USB ele pega uma porta COM diferente. Isso explicaria voce ter sonseguido gravar umas vezes e agora napo conseguir mais.

Voce so preciusa espetar na USB, ver qual a porta que foi associada no gerenciador e configurar o seu gravador.
Existe ainda a possibilidade de vc usar oipcoes avancadas e forçar usar um numero de COM que voce queira (caso esteja disponivel)

Boa sorte,
Gustavo

Estes conversores são uma m***, uso muito eles ainda, e param de funcionar do nada, tem que colocar várias vezes para serem reconhecidos, e sem contar no que foi descrito, cada porta USB que é conectada cria uma nova COM, isso tem muita lógica, mas não deixa de ser um problema em muitos casos. Tive que implementar no software um sistema de busca pelo dispositivo por portas e adaptadores, esse foi um dos motivos para mudar para PIC com USB, agora sei muito bem quando e onde conversar com o PIC.

Vlw
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Mar 2008 09:18

gbventura escreveu:...Percebni que se voce conectar em conectores diferentes de USB ele pega uma porta COM diferente...

Embora isso seja um problema, é contornável via programação.
Quando programo usando as API´s do windows, abro as postas disponíveis, e aquela ( na qual está conectada minha placa ) que responder ao ´eco´ identifico como a porta correta.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 13 Mar 2008 09:22

andre_teprom escreveu:
gbventura escreveu:...Percebni que se voce conectar em conectores diferentes de USB ele pega uma porta COM diferente...

Embora isso seja um problema, é contornável via programação.
Quando programo usando as API´s do windows, abro as postas disponíveis, e aquela que responder ao ´eco´ identifico como a porta correta.

+++

Minha solução tb foi esta.Mudando de assunto, como a identificação das portas usando API é feita lendo o registro(nem sempre), será que não resolve o seu problema da porta paralela? Não tenho um conversor USB-Paralela, senão procuraria mais informações.
Jorge_Francisco
Dword

Voltar para PIC