Perda de memoria

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Perda de memoria

Mensagempor lafourcade » 22 Fev 2008 09:09

Bom dia a todos

Eu ja fiz "alguns" firmwares usando eeprom. Nunca tive problema. Resolvi migrar para o PIC16F916 e começaram as incomodações. Fiz um novo hardware e um novo firmware. Todas as veses que eu gravo um lote e deixo eles ciclando (ligando e desligando com um temporizador) , um por um, de forma bem aleatória, vão perdendo os dados que eu escrevi na eeprom. Refiz minha rotina de escrita e leitura na eeprom: igual. Peguei exemplos de outros amigos: nada. Poderia ser o hardware, mas tenho outro projeto, com outro hardware que tb está igual. Alguém ja passou por isso? Alguém usa a eeprom do 16F916 com sucesso?

Obrigado a todos
lafourcade
Byte

Mensagempor ze » 22 Fev 2008 12:12

pra chegar até aqui já deve ter percorrido:
-já trocou o xip (observação idiota).
-e o lote (menos idiota)
-seu fw não escreve na eeprom durante o funcionamento.(p.ex. registrador de temp.)
-os fusíveis relacionados ao reset estão habilitados. WDT, PWRTEN, BOREN etc (não conheço este pic)
-já deve ter colocado supervisor de tensão. (reset externo)
-capacitores de descoplamento BEM perto do uC
-o uC não tira uma soneca e acorda com algum ruído indo pra rotina de wreeprom (xut)
-deve ter contatado o suporte uXip (brincando, pode passar p. aqui 1º)
-não tenho + ideia. na 6ª fico igual ao seu pic

editando: sem reset ou com ele muuuuuitio lôco existe 1 possibilidade da cpu começar a trabalhar em outro ponto do prog. p.ex. no wreeprom. Já aconteceu algo assim. Mas o ccto trabalhava com 2,4V. Com sup de tensão, não sei se resolveu, mas este argumento acalmou o cliente. rs.
Editado pela última vez por ze em 22 Fev 2008 13:11, em um total de 1 vez.
ze
Dword

Mensagempor FLUGEL » 22 Fev 2008 12:41

Boa tarde.
Eu nunca trabalhei com este micro. Mas até onde sei sobre E2pron, a unica forma de alterar os dados escritos é escrevendo novamente ou apagando o micro. Não existe reset capaz de apagar esses dados.
Presumindo que a Microchip não colocaria um microcontrolador no mercado com um Bug deste tamanho, de alguma forma o seu firmware deve estar alterando estes dados.
O que aparece na eeprom? Algum valor aleatório ou 0FFh?
Abraço, até mais
FLUGEL
Bit

Mensagempor lafourcade » 22 Fev 2008 13:56

lellis
Cara, esses procedimentos eu ja adotei. A não ser uma substituição por um u de outro lote. Agradeço a ajuda.

E FLUGEL: Usando a mesma rotina de escrita e leitura da eeprom eu ja fiz uns outros projetos e eu nem acreditaria se alguém me contasse. é muito estranho. Na maioria das veses ele escreve 0xFF mas as veses da uns valores muito fora da casinha.

Ta complicado...
lafourcade
Byte

Mensagempor Cláudio » 22 Fev 2008 14:09

Pra qual PIC anterior você tinha feito as rotinas de EEPROM??
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor lafourcade » 22 Fev 2008 14:15

claudio

Eu ja tinha usado os pics: 16F870, 872, 877, 628, 628A, 18F252, 2520, 452, que eu me lembre.
lafourcade
Byte

Voltar para PIC