proteção para redes-485 com pic

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

proteção para redes-485 com pic

Mensagempor marcospaf » 17 Fev 2008 09:08

Fala galera,

Vamos supor uma rede com 10 pics, sendo que 1 mestre e 9 escravos.

Vamos supor que um elemento deste , apenas um elemento queime provocando um desbalanceamento na rede, ou seja neste momento a rede fica comproblema.

Existe como fazer alguma coisa fisicamente para que a rede não fique com problema , ou seja, a rede fica ok e somente o chip com problema fica ruim??

valeu
marcospaf
Bit

Mensagempor cservidone » 18 Fev 2008 12:34

Mude alguns conceitos da rede. (solução por software)
1º Faça o mestre perguntar quem está na rede a cada intervalo de tempo.
2º A placa que for conectada na rede "slave" deve receber um endereço pelo mestre.
Pronto, agora sempre que for retirada ou der problema em um"slave" mestre deixa de enxerga-lo. Pois ele vai perguntar na rede 02 vc está aí?
Se não responder é pq ocorreu algum problema ( na comunicação ou no hardware ).Pra eliminar a possibilidade de comunicação refaça a rotina algumas vezes.

Agora diga-me podes me arrumar o cod. fonte da comunicação entre pics por serial 485, queria ver como fez.
Abs...
cservidone

Mensagempor EDSONCAN » 18 Fev 2008 12:55

Daria para fazer um time-out no slave e desconectar do barramento se ele não fosse acessado pelo mestre durante x segundos por exemplo.
Isso o colocaria em condição de erro de comunicação e poderia usar um rele de duplo contato para desconectar do barramento.
Crie uma mensagem de broadcast que todos sejam acessados simultaneamente pelo mestre para manter a rede viva e que não gere resposta alguma pelo slave.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor marcospaf » 19 Fev 2008 09:27

cservidone.

A rede é exatemtne assim , pois este é o conceito de mestre -escravos.

oque eu procuro é proteção física. pois se um elemento queimar e por um aaso desbalancear a rede, não tem como ocorrer comunicação, ouseja, eu quero apenas desacoplar o elemento ruim .

Naverdade eu tenho que garantir niveis eletricos de funcionamento da rede, não importa se nenhum queimar. de qualquer forma valeu.

Edsoncan

é a solução é funcinal sim ,mas para aplicação complica um pouco pois vou ter um crescimentos nas placas , mas totalmente funcional !! legal valeu pela dica
marcospaf
Bit

Mensagempor xultz » 19 Fev 2008 11:06

Acho que para a proteção ser bem boa teria que usar dois relés, um para cada fio, e o microcontrolador escravo ao ser acionado fecha os relés e entra no barramento. Acho que reed relé são mais que suficientes. Isso não garante 100%, porque o micro pode dar uma travada o queimada ou sei-lá-o-quê com os relés fechados, e domina o barramento, e tua rede foi pro saco, mas a probabilidade disso acontecer é muito pequena.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor marcospaf » 19 Fev 2008 11:55

xultz escreveu:Acho que para a proteção ser bem boa teria que usar dois relés, um para cada fio, e o microcontrolador escravo ao ser acionado fecha os relés e entra no barramento. Acho que reed relé são mais que suficientes. Isso não garante 100%, porque o micro pode dar uma travada o queimada ou sei-lá-o-quê com os relés fechados, e domina o barramento, e tua rede foi pro saco, mas a probabilidade disso acontecer é muito pequena.

realmente este caso é complicado mesmo. mas beleza valeu
marcospaf
Bit

Voltar para PIC