Como colocar diversas rotinas no PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Como colocar diversas rotinas no PIC

Mensagempor cservidone » 15 Fev 2008 12:09

Senhores, tenho que fazer um programa em q tenho q utilizar comunicação serial, colocar informações em 1 display, controlar PWM e outras rotinas. Bem, para todas estas rotinas é facil encontrar o codigo fonte na net, porém sempre separadas. Minha duvida é como fazer para colocar todas estas rotinas e coloca-las juntas no pic ao gravá-lo. Basta eu escrever no mesmo codigo fonte todas? preciso de um software para unir as rotinas e depois compila-las no mplab..
Vlw ..
Abraços :shock:
cservidone

Mensagempor zielpunkt » 15 Fev 2008 12:22

Vc já disse como o programa deve ser, ou seja, faz isso, depois aquilo, etc. Agora vc traduz isso que disse a partir de uma rotina principal que faz as chamadas (call, goto - assembly, ou chamada às funções - linguagem C) às diversas rotinas (funções), como 'adquire dado pela serial', 'trata o dado', 'joga no display', 'ativa o PWM'...). Então, não basta juntar tudo e compilar, sem ter uma rotina que gerencie tudo isso. Nem software que junte tudo pra vc. E sem alguma noção de programação, fica muito difícil pra vc fazer algo proveitoso. Precisa estudar e pesquisar +, mesmo.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor ze » 15 Fev 2008 12:55

+ 1 chegando a pôucu de fora. rs
sugiro que faça = ao jack stripator: por partes. P.ex. faça escrever no display: escreva meu nome (rs), chame os amigos/família, mostre, ria, etc;
ponha algo da serial nele (display); controle [e entenda] um sinal pwm; erre; acerte; chore; ria; e assim sucessivamente. Por FIM pergunte algo menos genérico aos nossos oráculos locais.
abrçs
ze
Dword

Mensagempor mastk » 15 Fev 2008 13:11

cservidone, não pegue codigo fonte de nada on-line, geralmente não funciona ou é para um hardware especifico, afinal a programação de micro-eletronica não é como a programação de PC é.

No caso vc deve ter feito esse hardware que discreveu certo? Então vc deve saber lidar com as perculiaridades dele, se vc é estudante existem um monte de livros para a sua situação...
mastk
Dword

Re: Como colocar diversas rotinas no PIC

Mensagempor andre_luis » 15 Fev 2008 14:50

Acho que a dúvida dele é menos básica.
Suponho que esteja se referindo a como ´linkar´ no mesmo projeto.
( do tipo, colocando-as em arquivos separados, ou no programa principal )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 15 Fev 2008 20:20

Como já foi dito, um passo de cada vez, não adiante querer fazer um controle com realimentação se nunca fez um pisca led, para começo de tudo, fez um fluxograma!?

Qual sua experiência com eletrônica embarcada?
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor cservidone » 18 Fev 2008 12:55

Pessoal agradeço pela ajuda mesmo.
Claro que quero ir com calma.. um passo de cada vez.
Mas a minha duvida é bastante simples, somente se preciso colocar no mesmo codigo fonte todo o controle do pic...
Sei progrmar em assembly e C e sei como utilizar rotinas para tal confecção, só não sabia se tinha que fazer toda a logica no msm cod. fonte msm..
MAS d qqer formaa Vlw a todoss..
cservidone

Mensagempor avenito » 18 Fev 2008 18:24

cservidone

talvez vc tenha que considerar tb que essas rotinas tenham que funcionar todas juntas e que nenhuma delas deva "travar" a outra, ou seja, talvez o display tenha de ser atualizado independente de chegar ou não um dado pela serial. Se esse for o caso, elas devem funcionar em paralelo. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas fica um pouquinho mais complicado simplesmente "juntar" td neste caso, mas nada impossível. No mínimo vc vai aprender muito! Qq coisa é só falar!

Abço,

Alexandre Venito
avenito
Nibble

Voltar para PIC