uc + ht9200

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

uc + ht9200

Mensagempor edusoppa » 22 Jan 2008 17:09

Ola pessoal,

Estou querendo fazer um discador que envia voz, gostaria de saber se teem alguem ai que jah usou o ht 9200, para este fim.
O que eu desejo é o seguinte, quero fazer ligaçao para um telefone e quando este telefone atender quero enviar uma mensagem de voz, logo, pensei em usar o ht 9200 para discar mas nao tenho ideia de como fazer quando o outro telefone atender.

Alguem tem uma ideia?

Eduardo.
edusoppa
Nibble

Mensagempor fabim » 22 Jan 2008 17:38

tom de chamada c ñ me engano 50hz..1X cada 3S...

sequendia de uso..

1° veja c tem tensão na linha.(4n25).
2° disk o tel tal....0121670707070"c não der 70 de novo"rs
3° espere até 5 segundos para escutar os 50hz..
"se dentro de 5S ñ escutar o ton de chamada(tem algo errado), desligue a linha siga a sequencia à cima novamente...
4° a cada 3S mais ou menos acontece o tom de 50hz informando que o tel do outro lado esta sendo chamado"lm567", se dentro de 10 tons, por exemplo 6 o 7° não acontecer, é porque tem boi na linha...

Funciona perfeitamentementemente.....

Só num lembro corretamente qual a frequencia de tom de chamada..

abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor phophollety » 22 Jan 2008 17:45

Não é 440Hz que corresponde a nota Lá!?

Ao menos é o que os músicos me dizem....
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor LUCK » 22 Jan 2008 19:20

Pra saber se o telefone para o qual você discou atendeu, você precisa contratar um serviço de inversão de polaridade da linha telefônica.Toda vez que se atende uma ligação muda-se a polaridade da linha. Então você verifica essa mudança e sabe que a ligação foi atendida.
Me parece que também há outra possibilidade, a de utilizar um tom na faixa de 12 a 24 KHz enviado pelas operadoras quando o telefone é atendido. Isso também deve ser cobrado como um serviço.

O que é Inversão de Polaridade?

Quando é usado o PABX para realizar um ligação externa, este não possui a informação do momento exato que a ligação foi atendida, e nem quando ela foi terminada. Este problema deve-se a falta de inversão de polaridade na linha. O PABX determina a duração da chamada de acordo com o tempo que o ramal ficou com o telefone fora do gancho. Normalmente após 15 segundos (este tempo depende do PABX) depois de discar o último número do telefone chamado, é iniciado o tempo da chamada. Esta chamada só vai ser terminada quando o ramal colocar o telefone no gancho, isto pode ocasionar muitas diferenças.Por exemplo se for feita uma ligação, e ela, não for completada por que não foi atendida, mas o ramal ficou o tempo suficiente para o PABX tratar esta ligação como completada, o tarifador irá considerar esta ligação.

Estes problemas são resolvidos com linhas com inversão de polaridade. Este é um serviço oferecido pelas concessionárias, normalmente com cobrança mensal, que depende de disponibilidade. Nem todos as centrais PABX reconhecem a inversão de polaridade, e em algumas, são necessárias alterações de hardware.

http://www.dexa.com.br/duvida.htm
LUCK
Byte

Mensagempor fabim » 22 Jan 2008 19:39

ou intão..
ésta forma que eu bolei foi pra evitar coisas deste tipo..

foi um projetinho que fiz em 2004 pra um doido de santos..

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor zielpunkt » 22 Jan 2008 22:34

A solução do fabim pode ser bem razoável pra esse caso, mas incorre em alguns erros de especificação. A frequência da sinalização é de 425Hz (+- 25Hz), sendo que:

- Verificar se Vlinha > 6~8V, antes de tomar a linha;
- Pronto pra discar, um sinal contínuo;
- Chamando, 1s sinal, 4s silêncio;
- Ocupado, 250ms sinal, 250ms silêncio;
- Atendeu, dentro de certos limites de tempo, o sinal cessa (claro!).

O LM567 + micro resolve o problema. O resto é interface, que deve ser bem estudada pra evitar interações além do áudio. O que o LUCK falou é correto, mas de difícil realização. Não deve ser o caso do edusoppa.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor edusoppa » 23 Jan 2008 12:58

ola pessoal gostei das dicas estarei analisando, gostaria de saber se estes funcionamentos sao os mesmos para uma ligacao para celular?

Ja vi que essa galera manja de telefonia.

Valeu.
edusoppa
Nibble

Mensagempor edusoppa » 23 Jan 2008 13:13

Ola pessoal, mais duvidas.

Para discar utilizo o ht9200, ai verifico a linha, se o sinal cessar significa que foi atendido, aqui o meu raciocinio está certo?

Agora vem a pergunta como posso fazer para colocar um sinal de voz na linha? eu estou pensando em utilizar um isd2590 para armazenar as mensagens, mas nao estou visualizando a interligação dele com o sistema telefonico, será que a ligação não irá cair quando eu fizer a comutação.

Obrigado, aguardo ajuda.
edusoppa
Nibble

Mensagempor fabim » 23 Jan 2008 13:43

utilize um trafo 600R 1:1, usado em telefonia.!!
no primario do tel, cuja sera a inserção de tons DTMF, bole um mixer simplim, que sera o receptor do ISD e do HT9200..

Prontio..

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Sergio38br » 23 Jan 2008 15:55

um trafo de 600 R de impedancia vai carregar muito a linha, o nivel vai cair e vc pode não transmitir com nivel suficiente para a central entender os dtmf, o melhor é carregar a linha com um choque de 1,5 mH e usar o trafo de 600 1:1 , isolado por dois capacitores apenas para mandar e receber os sinais.

G.A.

Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor fabim » 23 Jan 2008 16:15

Sergio38br. blz ?
A holtek vende uns trafinho pra telefonia banca passante de 300 a 3300hz "passa disso"..
Resistência primario 58R.
Resistência secundário 62R.

saca o seguinte.

1°. pegue um telefone qualquer ligue na linha telefonica meça a tensão!, tire o monofone do gancho e meça a tensão novamente.
de -45V+/- cai pra valor entre 8 e 14V +/-..

no meu caso especifico, fiz simulação com resistor para atingir os 10V, isto com uma ponte retificadora, o valor foi de 520R..

Agora 520R - 60R do trafinho"arredondei" = 460R, chuta o balde pra um de 470R"funfa perfeitinho"..

bom acoplei o trafinho de 58 para os 520R da linha telefonica.!!

como usar o dito cujo.

1° ponte retificadora, com AC para linha telefonica.
2° trafo ja acoplado à impedância de trabalho da linha
3° relezinho micho, para acionar o rele à linha!!

consegui um resultado bom usando um capacitor de 10nF em paralelo com o resistor de 470R.!!

Sacou o pulo do gato ?

fabim[img]http://www.proenergysafety.com.br/arquivos/projetos/coupler.bmp
[/img]
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor edusoppa » 24 Jan 2008 13:04

Ola fabim, deixa eu ver se entendi, entao a saida do isd2590 entra no trafo e ai quando eu comuto o rele o audio vai para a linha de telefone?

É isso?
edusoppa
Nibble

Mensagempor fabim » 24 Jan 2008 13:25

imagina o seguinte..

ISD2560 >> POT1
HT9200 >> POT2

POT1,POT2 (mixer) > LM380 > excita o trafo acoplador..

Relê = liga desliga sistema da linha telefônica!!

mais simples que isso!! não consegui pensar em nada!

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor edusoppa » 25 Jan 2008 12:42

Cara valeu vou comprar uns componentes e montar alguma coisa aqui se eu tiver mais duvidas pergunto novamento Ok!

Obrigado a todos que me deram uma força até agora.....
edusoppa
Nibble

Voltar para PIC