Winpic800 - novos problemas na gravação

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Winpic800 - novos problemas na gravação

Mensagempor lpagano » 20 Jan 2008 18:18

Pessoal,

Estou postando novamente um tópico sobre o Winpic800 que não consigo gravar de jeito nenhum no meu micro. O gravador é o PIC Burner, desse que você compra a 25 reais no Mercado Livre.

Depois que troquei de micro (um dual core agora, "top de linha") nunca mais consegui gravar utilizando o Winpic800. Só dá certo se eu usar o IC-Prog, ou seja, a porta serial do micro está funcionando corretamente. Veja na imagem abaixo uma imagem do erro que dá.

Imagem

Veja também a configuração de hardware dele:

Imagem

Sugestões serão muito bem vindas.

Valeu!!!
lpagano
Byte

Re: Winpic800 - novos problemas na gravação

Mensagempor andre_luis » 21 Jan 2008 08:09

Esse gravador propoe-se a ser um "baixo-custo", e por isso ele dispensa uma fonte de alimentacao externa, implementando-a a partir dos sinais de controle de fluxo da serial. Me parece um problema relacionado ao chipset de periféricos do seu micro.

No meu desktop funciona, mas no laptop, não. Já tentei com o conversor USB/serial da Clone, mas nao gravou. Aparentemente nao tem jeito, a menos que voce utilize uma fonte externa.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Winpic800 - novos problemas na gravação

Mensagempor lucastanure » 21 Jan 2008 17:28

Eu tenho uma maquina parecida com a sua... utilizo a versão 3.62 do winpic800...
não tenho problemas... quando vc pede para testar o hardware o que acontece?
lucastanure
Bit

Mensagempor lpagano » 22 Jan 2008 12:36

O hardware é testado numa boa, sem problemas.
Eu também acho que o problema é a falta de um driver para a porta, no caso um MAX232 e uma fonte de alimentação separada.
lpagano
Byte

Mensagempor cscharf » 22 Jan 2008 13:09

Olá Ipagano.
Já implementei um gravador serial para PIC do zero e estou implementado um gravador novo usando USB para PIC, AVR entre outros e posso tentar te ajudar. Vc tem o esquema eletrico deste gravador?
Dicas:
1) Normalmente o problema com relacao a gravadores seriais se localiza no fato de que ele utiliza da tensao da porta serial
2) Como vc relatou que funcionou como ICProg, imagino que outro possivel problema seja a temporizacao de cada sinal para a gravacao de cada byte. Por isto te perguntei sobre o esquema, pois estou procurando capacitores chave...
3) Estes dois softwares tem configuracoes diferentes para gravadores seriais.
cscharf
Bit

Mensagempor phophollety » 22 Jan 2008 17:47

pode usar um ou dois max 232 sendo alimentados pela usb do pc para roubar tensão ou usar um inversor simples, como 2 transistores e um indutor com cap e diodo ou um mc34063 que custa 1.50 real e um indutorzinho, como segue o datasheet...

que tal!?

[]s!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor lpagano » 23 Jan 2008 10:10

cschaft,

Veja no link abaixo um desenho do gravador igual ao meu.

http://www2.eletronica.org/Members/FB/circuitos-ckts-em-geral/gravador%20para%20pic%20no%20circuito.pdf. Veja na página 2 desse arquivo.

Quando eu tinha um micro mais lento ele funcionava legal. Agora que o meu micro é mais rápido, será que os dados não estão sendo transmitidos a uma velocidade maior e com isso dá pau na gravação?

Outra coisa é que aquela temporização que aparece na janela de gravação do Winpic800. É por volta de alguns microsegundos e no ICProg é da ordem de 10ms. No Winpic800 não encontrei um local para mudar esse tempo.

Será que se eu diminuir a velocidade da porta serial, através do painel de controle do Windows, pode ajudar?

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor cscharf » 23 Jan 2008 10:44

Ipagano
Com relacao ao seu circuito posso dizer que vc pode colocar capacitores entre os pinos RB6 e RB7 e o terra na ordem de 15pF a 33pF. Vc pode ter ruidos nestes sinais fazendo com que o clock e os dados da gravacao percam o sincronismo.
Att
cscharf
Bit

Mensagempor otavio luiz » 23 Jan 2008 11:01

Eu acho que o seu problema é realmente este gravador, ele chaveia somente a tensão de programação (Vpp) mas não chaveia a tensão de alimentação do pic (5Vcc) tenta colocar um transistor chaveando tambem esta tensão e veja se funciona.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor ze » 23 Jan 2008 11:11

lembrei-me que tive um probl. semelhante no icprog. para conseguir gravar tive que retirar o capacitor que fica no pino reset do ucontr. (só que ele era 10u!). Ele estava atrapalhando a subida do vpp. Quem sabe...
ze
Dword

Mensagempor lpagano » 23 Jan 2008 21:18

Pessoal,

Vou tentar fazer essas modificações sugeridas, mas só dá mesmo no fds.

Valeu a força.
lpagano
Byte

Mensagempor styg » 03 Fev 2008 12:58

Olá lpagano,

recentemenente tb comprei o picburner pra gravar um PIC ai.. tambem nao gravava de jeito nenhum com o winpin800, tentanto de tudo.
Mas no cd que vem junto com o picburner vem um outro programinha pra gravaçao, que no meu caso, esse funcionou.

Detalhe: tentando gravar a partir do conector ISP nao funfou, só colocando o PIC no soquete do picburner msm.
Lucas
styg
Word

Mensagempor kaoalex » 03 Fev 2008 15:41

Também tenho um picburner e grava no winpic800 e muito mais rápido(30x) que no icprog. Eu uso a versão 3.62.
kaoalex
Byte

Mensagempor Ander_sil » 05 Fev 2008 12:10

Os pessoal da microgenios utiliza o WinPic800 e gravam pela serial e tambem tem uma chave de gravação, eles ou alguem que conhece o circuito podiam repassar o esqueminha para esclarecer essas duvidas.

Seria de grande ajuda...

falow.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor lpagano » 07 Fev 2008 21:22

Pessoal, seguinte:

Aboli de uma vez por todas esses gravadores pequenos pois acabei de comprar uma placa EasyPIC 5 da MikroElektronika. Ela é realmente sensacional!!!!

No caso da Microgenios, eles usam o WinPic800 na placa que eles mesmos projetaram e nunca dá problema. Acho que é porque tem um MAX232 na entrada da serial.

Valeu!
lpagano
Byte

Próximo

Voltar para PIC