duvida UART

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

duvida UART

Mensagempor andre_bcs » 16 Jan 2008 15:06

Amigos, eu estava trabalhando com o 18F4585 pra receber dados na USART, e transmitir pela UART (criada nos pinos RB4 e RB5). Funcionou direitinho!
Porém, agora eu mudei para o PIC18F4550 e não funciona mais! O que poderia ser?? Estes dois terminais do PORTB já não são inicializados como I/O??
Se alguém puder me dar uma luz, eu agradeço!
Obrigado!
andre_bcs
Nibble

Mensagempor andre_bcs » 18 Jan 2008 08:42

Amigos, descobri o problema! Mas queria enteder o PORQUE disso...

Acontece que, se eu deixo o meu ICD2br plugado na placa, meu MCLR fica em 0, o programa não roda!!
Resultado: Não posso programar minha placa e deixar o ICD2br ligado nela?!?!? Tem sempre que ficar ligando-desligando-ligando-desligando!?

Estranho porque qdo eu estava com o 18F4585 isso nunca me aconteceu! deixava o ICD2 ligado direto na placa.

Alguém teria uma explicação/solução??

Obrigado,

André Barros
andre_bcs
Nibble

Mensagempor LeandroPIC » 18 Jan 2008 11:31

Não seria um PIC que vc pode ou não ativar o MCLR ou pino de IO.
LeandroPIC
Byte

Mensagempor andre_bcs » 18 Jan 2008 12:26

Na verdade, a minha duvida agora eh sobre o ICD2br.
Eu tenho um pull-up no meu MCLR, e junto a ele também ligado o ICD2! Só que o ICD2 joga 0 no meu MCLR depois que executa a programação, logo trava o programa!
Isso eh normal do ICD?? Tem como arrumar isso?? Senão tem que ficar tirando o ICD da placa toda vez q eu quiser rodar meu software! Não mto inteligente isso não...
Deve ter alguma coisa errada! =/
andre_bcs
Nibble

Mensagempor fabio_ » 18 Jan 2008 13:08

Andre,

Voce tem que selecionar a opção "Run after sucessful program" para que o PIC comece a rodar após a gravação.

Está opção está no menu PROGRAM => SETTINGS => PROGRAM => no final da janela tem as funções AUTOMATICALLY.

Outro detalhe que já me tomou um tempinho quando comecei a usar o ICD: Só consegui rodar com o ICD utilizando o resistor de pull-up no MCLR de 1K. A maioria dos livros e informações que tenho sobre os PICs sempre recomendam o resistor de 10K. Mas com ele eu não consegui rodar o programa. Então já padronizei o resistor de 1K para todas as minha aplicações e nunca coloquei um capacitor no MCLR.

Atualmente eu utilizo o ICD2br da Mosaico.

Espero ter ajudado.
fabio_
Byte

Mensagempor Sergio38br » 18 Jan 2008 14:38

Boa tarde, sobre o resistor de 10k no MCLR, sempre o utilizei, tenho tanto o ICD2 como o ICD2BR, a única diferença que notei foi que o original vem com o cabo do tamanho muito menor en torno de 12cm, inclusive tem um topico no forum da microchip que recomendam diminuir o cabo que era originalmente maior para evitar problemas na hora de gravar e debugar.

G.A.

Sergio
Sergio38br
Word

Voltar para PIC