Reset do PIC.

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Reset do PIC.

Mensagempor Pask » 09 Jan 2008 13:39

Olá amigos, estou trabalhando com o PIC 16F876A de 28 pinos e o seu pino 1 é o pino de Master Clear. Eu estou usando este PIC numa aplicação com um circuito indutivo ligado próximo a ele (um transformador grande). Em alguns momentos, quando eu desligo este transformador, o PIC resseta repentinamente. Informo que o circuito interno de BROWNOUT está desabilitado. Isto não poderia acontecer!
Alguém saberia uma solução para evitar este reset indesejável?
Obrigado.
Pask
Word

Mensagempor Ander_sil » 09 Jan 2008 14:17

Usa a mesma fonte? Deve ser por causa da tensão reversa, tem que usar um circuito regulador bom e precaver dos picos e surtos de tensão.

falow.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Snubber

Mensagempor buiz » 09 Jan 2008 14:33

Coloca um Snubber na alimentação deste transformador.

Snubber = Um capacitor de poliester de 47nF X 400V em série com um resistor de 100R.

Liga este circuito em paralelo na alimentação deste transformador.

Teste ai e posta o resultado.

Abraços Buiz.
buiz
Byte

Mensagempor Pask » 10 Jan 2008 09:59

Daqui a alguns dias voltarei a fazer experiências com este circuito e retorno para vocês com as novidades. Obrigado a todos.
Pask
Word

Mensagempor ze » 10 Jan 2008 10:15

ligação (trilha) curtíssima entre [resistor] pullup vcc, [capacitor] reset e terra próximo do ci. pra verificar eficácia, faça ligações aéreas exclusivas. o conector de gravação também deve estar "colado" no uC. Brownout: é relativamente importante deixar habilitado. O trafo TEM que ficar perto MESMO?
abrç
ze
Dword

Mensagempor LeandroPIC » 10 Jan 2008 11:35

ligue o pino MCLR direto na alimentação do PIC, sem resistor e coloque um capacitor de 100nF e um de 100nF na alimentação do PIC......
LeandroPIC
Byte

Mensagempor fabio_ » 10 Jan 2008 11:43

tenho placas com PIC em ambientes industriais a mais de 2 anos e algumas delas com reles que acionam cargas indutivas. Quando desenvolvi esta aplicação eu tive o mesmo problema. As soluções adotadas foram:

- Usar um bom regulador 7805 na alimentação
- Colocar um cap. na entrada e saída do regulador. Para vocer uma idéia, eu uso um cap. eletrolítico de 10000uF na entrada de alimentação de TODAS as minhas placas. Já fui questionado algumas vezes por isso e alguns engenheiro amigos meus que estudaram comigo sempre me zuaram falando que sou muito exagerando, mas se exagerado significa não ter problemas eu prefiro ser assim. Obvio que na saída do regulador por ser um cap. bem menor.
- O básico cap. de desacoplamento (100nF) o mais próximo possível dos pinos de alimentação de TODOS os CIs.
- O snubber recomendado pelo buiz eu utilizo quando tenho que acionar alguma carga indutiva.

Desde que adotei estas medidas nunca mais tive este problema.

espero ter ajudado.
fabio_
Byte

Mensagempor Pask » 10 Jan 2008 11:45

Já fiz as seguinte alterações [u]sem experimentar [/u]o circuito porque estou aguardando a chegada uma peça:

1) Coloquei na linha do VCA da rede elétrica um varistor de 175V;

2) Coloquei em paralelo com este varistor, um snubber feito com um capacitor poliester de 0,47uF x 250V em série com um resistor de 180R. A tensão neste ponto não ultrapassa a 125V;

3) O pino MCLR está diretamente ligado ao Vcc da fonte;

4) No MCLR coloquei também um capacitor eletrolítico de 33uF para o terra;

5) Este modelo de PIC tem dois pinos de terra. O pino 8 e o pino 19. Somente um deles está conectado ao terra; o outro está flutuante. Será que eu devo ligar os dois ao terra?

Informo-lhes novamente que não experimentei o circuito porque estou na dependência da chegada de uma peça importante. Sem ela, não dá para testar o circuito. Obrigado.
Pask
Word

Mensagempor ze » 10 Jan 2008 12:18

-deve ligar o outro gnd SIM.
-pino rst ligado ao vcc, não recomendo, pois pode eventualmente impedir atualização de fw (se LVPEN=1 e se for smd). e+: RC ajuda a filtrar ruídos no reset.
-pode tentar adicionar robustez [e custo] colocando um [desnecessário] supervisor de voltagem na linha de reset
abrç II
ze
Dword

Voltar para PIC