Tema para Trabalho de Mestrado

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Tema para Trabalho de Mestrado

Mensagempor ÁgioFelipe » 09 Jan 2008 09:35

Pessoal gostaria de alguma sujestão de um trabalho de mestrado na área de redes com microcontrolador, alguma idéia de dispositivo de rede ou algo do tipo.

Obrigado.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor dennisviana » 09 Jan 2008 10:21

Tente a rede CAN com os módulos MCP2551 e MCP 2510.

Atenciosamente,

Dennis
Automação e Eletrônica
dennisviana
Bit

Mensagempor ÁgioFelipe » 09 Jan 2008 12:39

Mas Dennis, eu precisaria de um problema pra ser proposta uma solução.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor LeandroPIC » 10 Jan 2008 11:39

RS485 é uma boa.....

o problema pode ser a distancia e ruido, a rs485 chega a 1200MT e lida muito bem com ruidos.....
LeandroPIC
Byte

Mensagempor Ander_sil » 10 Jan 2008 13:56

Pode ser RF MiWi ou Zigbee.

falow.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor Meca » 10 Jan 2008 17:24

Vc esta fazendo mestrado em qual universidade?? Eu tbm pretendo fazer mestrado no máximo ano q vem!! Bem umas das área q vc poderia fazer estudo seria na parte de X-10, redes aproveitando a rede eletrica, é um assunto novo e tem um bom campo de estudo, principalmente utilizando PIC ou até mesmo a área de Wi-Fi, abração a todos.
Compartilhar conhecimento só ajuda a aprimorarmos mais nossos conhecimentos.
Meca
Bit

Mensagempor chipselect » 10 Jan 2008 23:04

Você pode elaborar um protocolo leve e que rode sobre outro (como o 485) para integração dos microcontroladores, fornecendo serviços básicos de alto nível, como RPC, roteamento, resolução de nomes, publicação de serviços... isso permitiria que todos os microcontroladores trabalhassem juntos, fornecendo redundância ou performance adicional.

Se fosse compatível com CORBA ou DCOM iria ser mais interessante, mas ficaria pesado pra um microcontrolador.
chipselect
Word

Mensagempor Renie » 11 Jan 2008 01:13

Olá pessALL!

tirando a resposta do Miguel ( chipselect)

acho que todas as outras são inúteis , offtopict!

o colega pediu uma ídeia de projeto, com algumas premissas, O QUE FAZER!

No domínio que ele tem a disposição, chuto uma casa inteligente!
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Mensagempor Afonsop » 11 Jan 2008 09:06

Minha sugestão é você focar em algum projeto para portadores de deficiências especiais (cegos, cadeiras de rodas, etc).
Estes projetos são bem vistos pelos professores.
O meu TCC no meio do ano passado foi um identificador de cédulas para deficientes visuais, consistia em um leitor de cédulas (desse de máquinas de refrigerante), um PIC, um gravador de mensagens ISD2560 e um amplificador de áudio.

Depois você escreve o que você escolheu.

Boa Sorte!
Abraços
Afonso
Afonsop
Bit

Mensagempor tcpipchip » 11 Jan 2008 11:27

Que tal algo sobre experimentação remota com microcontroladores?
tcpipchip
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Jan 2008 12:02

o grande lance, se vc quer fazer algo em redes, eh dividir o problema em 7 camadas (modelo OSI) e atacar cada uma delas individualmente, da primeira para a ultima:

http://en.wikipedia.org/wiki/OSI_model

assim vc comecaria definindo q topologia fisica quer usar. por exemplo, pq vc nao tenta algo em cima de zigbee ? existem mcus jah com zigbee on-chip, como o MC13213. com isso vc poderia montar modulos jah com o mcu e o zigbee integrados. outra opcao seria um mcu com ethernet e phy on-chip, como o MCF52233.

de acordo com a topologia fisica, claro, vc vai prender algumas camadas a essa opcao, mas independente disso vc pode bolar as camadas de mais alto nivel, permitindo o controle remoto de dispositivos e transferencias de dados. dependendo do mcu, vc poderia ateh implementar uma stack ip.

tendo essas camadas de base, entao vc pode entao escolher uma aplicacao em particular, q pode ser um dos varios citados, como por exemplo, uma casa inteligente, aquisicao de dados remotos, controle remoto de maquinas, etc.

lembrando sempre que vc tem q escolher a aplicacao levando em conta o dimensionamento de trafego q as camadas de baixo suportam!

e, claro, tem q pensar no q existe de inovacao em suas escolhas, afinal o objetivo do mestrado nao seria mostrar o q se pode fazer com a tecnologia disponivel, mas mostrar alguma *inovacao* que se pode fazer com a tecnologia disponivel.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 11 Jan 2008 12:20

Afonsop,
não posso pois o mestrado é na área de redes, os meus colegas vão fazer trabalhos em banco de dados distribuidos, segurança de redes, educação à distancia, etc... Eu queria algo que envolvesse microcontroladores.

Marcelo, vc disse bem oq é um trabalho de mestrado, agora preciso dessa invoção, algum problema pra abordar, peço que me ajude um pouco mais pra encontrar esse problema.

Muitíssimo obrigado a todos pelas dicas, já estava quase desistindo de fazer algo com MCU pra ir atrás de temas como os dos meus colegas.

Ágio Felipe.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor chipselect » 11 Jan 2008 20:07

implementa corba no microcontrolador pra fazer rpc...
chipselect
Word

Mensagempor MOR_AL » 11 Jan 2008 21:41

Caro ÁgioFelipe.

Sinto que você está meio perdido.

Vamos por partes:

Você possui um orientador acadêmico durante o período do oferecimento das cadeiras de mestrado.
Normalmente este orientador sugere que você faça algumas cadeiras que fazem parte do universo das cadeiras oferecidas. Esta sugestão tem duas finalidades:
a) Alcançar o número mínimo de créditos necessários para poder realizar a sua dissertação.
b) Direcioná-lo para um tema de interesse da área do mestrado.
Não sei como funciona os cursos de mestrado de universidades privadas, mas nas públicas (fiz a COPPE na UFRJ) há verbas da CAPES e CNPQ, para desenvolver trabalhos de mestrado e doutorado.
Com isso o seu orientador acadêmico ou lhe chama para fazer um destes trabalhos sob a responsabilidade dele, ou, ao final do período das cadeiras, os professores do curso apresentam os temas que desejam prosseguir.
Neste ponto, se você desejar seguir esta última opção, você tem que conversar com este professor para ver se ele o aceita como aluno para desenvolver o trabalho.
Em qualquer das duas opções você passa a ter um orientador do trabalho de mestrado.
É a ele que você TEM que se reportar.
Caso algum deles permita que você faça um trabalho sugerido por você, ele deverá ser capaz de lhe orientar.

O trabalho de tema de mestrado é árduo e existe uma formalidade. Seu relacionamento com o orientador tem que ser muito bom, pois caso contrário você pode ter surpresas desagradáveis durante a sua defesa.

Espero ter lhe esclarecido.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Iran » 12 Jan 2008 10:49

ÁgioFelipe,

O que o companheiro MOR_Al fallou em relação a sintonia de vc com seu orientador é extremamente relevante, ele deve sugerir (um tema) e delimitar seu trabalho de forma que vc possa terminar em tempo hábil (acho que a CAPES hoje deseja que se conclua em 2 anos), claro que o tema tb deve ser de seu interesse.

Vc não tem interesse em investigar alguma coisa relacionada a Paralelismo, Processamento Paralelo com microcontroladores ?

Converse com seu professores.

Boa Sorte,
Zé Iran.
Iran
Word

Próximo

Voltar para PIC