Ajuda com RS485

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ajuda com RS485

Mensagempor buiz » 07 Jan 2008 16:09

Olá,

O principio de funcionamento da RS485 eu ja entendi, agora estou tentando colocar em pratica.

Alguem poderia me dar uma ajuda:

Pode ser um código simples em C de mestre X escravo.

Tipo o mestre busca uma variavel no escravo.

Mestre--->>--- valor de X --->>--- Escravo

Mestre---<<--- X igual ---<<--- Escravo.

O resto depois eu me viro, mas para iniciar se tiver uma ajudinha é melhor.

Estou usando o transceptor MAX485.

Antes que perguntem, eu ja procurei no forum, mas como estou iniciando a entender este principio seria melhor um código simples para analisar.

Um abraço, Buiz.
buiz
Byte

Mensagempor zielpunkt » 08 Jan 2008 07:55

Fala aeh, buiz.

RS485 não é protocolo mas, sim, um padrão elétrico onde os níveis dos sinais envolvidos podem ter pequena amplitude e, por serem diferenciais, possui alta rejeição a ruídos (por isso atinge grandes distâncias). Portanto, qualquer outra comunicação (protocolo) que já tenha utilizado(sobre RS232, por ex) pode perfeitamente ser utilizada nesse padrão.

Só vai ter que controlar o fluxo de dados (quem transmite e quem recebe) por meio do pino de controle que existe nesse chip. Vai transmitir um dado? Leva esse pino pra HI. Finalizou? Volta pra LO. Não esqueça que deve levar esses tempos em conta, pq senão alguém pode estar transmitindo e alguém ainda pode não estar apto a receber o dado. E, de resto, adequar a velocidade de comunicação em função das variáveis do teu projeto.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor buiz » 13 Jan 2008 17:42

Olha, desculpe por não ter agradecido a vossa ajuda aqui, mas se não leu desde o inicio o outro topico que lancei não viu que a primeira coisa que fiz foi agradecer.

Mais uma vez, obrigado.
buiz
Byte

Mensagempor tcpipchip » 13 Jan 2008 21:04

NO PROTOCOLO ORIENTADO A BYTE, USE O PROTOCOLO ORIENTADO A BIT, OU SEJA, USE 9 BITS DATA FRAME, O 9 BIT INDICARÁ SE O DATA FRAME É UM DADO OU ENDEREÇO...
T+
Editado pela última vez por tcpipchip em 14 Jan 2008 11:21, em um total de 1 vez.
tcpipchip
Dword

Mensagempor buiz » 14 Jan 2008 06:43

Interessante, vou dar uma analisada!
buiz
Byte

Mensagempor mega.rod » 24 Jun 2008 10:00

Qual a tensão utilizada no RS485 ?

Obrigado...
mega.rod
Nibble

Mensagempor fabim » 24 Jun 2008 10:53

de - 4.3 a + 4.3.

é balanceado, dependendo da distancia e tal´s la do outro lado pode chegar apenas alguns milivolt´s e mesmo assim os 485 detectam a passagem / permanencia de nivel.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor mega.rod » 24 Jun 2008 13:15

Blz...Eu entendo que que RS485 seria apenas um padrão Eletrico(-4,3 até 4,3) e que este padrão elétrico não tem nada a ver com o protocolo que trafega dentro deste padrão...Mas em que situação este tensão varia ? Varia porque ? e o que isso tem a ver com a imunidade contra ruídos ?

Obrigado...
mega.rod
Nibble

Mensagempor fabim » 24 Jun 2008 13:24

Belz.
Seguinte imagina um par de fios onde existe.

Ref = GND.
Data = Vdados.

Por ter GND ele teria que ser referencia entre dois equipos que podem estar a uns 1500 metros, tratando-se de REF os dois equipos teriam que ser aterrados, desta forma em 110% dos casos acontece o tale de DDP entre terras, criando disturbios e ruidos neste par de fios fazendo-se impossivel o trafego de dados.

Agora imagina um par de fios flutuando co-relativo ao terra, onde o que sera enchergado na recepção é a tensão diferencial entre eles, ou seja
-4.3 a +4.3, e pelos meninos estarem trançados os EMI/RFI aplicados ao par torna-se nulos entre eles, diga-se que se estão trançados não á tempo de propagação do fio 1 para 2, desta forma a DDP gerada pelo disturbio sobre o par de fios é nula, porém co-relativo ao terra não, e se esse sistema não se preocupa com terra, torna-se imune a ruidos oriundos de indução externa.

Tendeu ?

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Voltar para PIC