Identificar DTMF através de módulo GSM

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Identificar DTMF através de módulo GSM

Mensagempor casebsantos » 16 Dez 2007 22:18

Alo a todos,

Tenho um PIC que está conectado em um módulo GSM TC65 da Siemens, e minha dúvida é o seguinte:
Quero acionar dispositivos que estarão conectados no PIC e este no módulo GSM, sendo que isto deverá ser feito à distância através de um celular ou telefone fixo. Se eu apertar uma tecla no telefone o módulo GSM irá detectar e então o PIC irá identificar esta tecla e irá executar uma determinada tarefa. É possível fazer isto através de comandos AT?
Comando AT, pois a comunicação entre ele e o PIC é através destes comandos. Ou existe outra forma de realizar isso?

Desde já agradeço se alguém puder me ajudar.
casebsantos
Bit

Mensagempor Sergio38br » 17 Dez 2007 08:43

Naum conheço nas normas do gsm qualquer comando at, que faça a decodificação do dtmf, vc tera de usar um detector de dtmf ( ex. 8870)

G. A.

Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor casebsantos » 17 Dez 2007 08:53

Caro Sergio38br.

Até aí tudo bem, mas como irei utilizar um detector de dtmf neste módulo GSM?? Pra fazer isto eu acredito que o módulo deveria permitir uma comunicação com voz para que pudesse realizar tal tarefa em conjunto com o PIC.
Já na lista de comandos AT não existe nenhum comando com esta finalidade (detectar DTMF) e sim, apenas gerar DTMF.

Eu acredito que exista uma maneira sim para realizar isso, só não sei como.

Minha esperança é que alguém seste fórum conhece isso.

Mesmo assim obrigado Sergio38br.
casebsantos
Bit

Mensagempor Sergio38br » 17 Dez 2007 10:18

Caro casebsantos
vc tem o manual do tc65??
Caso naum va no link abaixo, aonde vc encontra toda documentação atualizada referente a este modulo.
http://www.siemens.com.br/templates/produto.aspx?channel=250&produto=16250
Sergio38br
Word

Mensagempor Sergio38br » 17 Dez 2007 10:33

Me desculpe , teclei submite ao em vez preview, qto ao atendimento, qdo o modulo recebe uma ligação ele envia pela serial, algumas sequencias <CR> <LF> RING <CR> <LF>, indicando uma chamada entrante, o mesmo sinal tambem pode ser visto qdo recebe um sms, mas o tempo entre as sequencias muda , fazendo assim a distinção entre os serviços.

verifique se chega a sequencia, envie pela serial um ATA, se vier um error ´como retorno é um sms, se não vier o erro, pelo pino de saida de audio do modulo vc tera o audio proveniente do telefone chamador, ai é só detectar os tons DTMFs enviados

G.A

Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor casebsantos » 17 Dez 2007 20:23

Sergio38br escreveu:Me desculpe , teclei submite ao em vez preview, qto ao atendimento, qdo o modulo recebe uma ligação ele envia pela serial, algumas sequencias <CR> <LF> RING <CR> <LF>, indicando uma chamada entrante, o mesmo sinal tambem pode ser visto qdo recebe um sms, mas o tempo entre as sequencias muda , fazendo assim a distinção entre os serviços.

verifique se chega a sequencia, envie pela serial um ATA, se vier um error ´como retorno é um sms, se não vier o erro, pelo pino de saida de audio do modulo vc tera o audio proveniente do telefone chamador, ai é só detectar os tons DTMFs enviados

G.A

Sergio

Caro amigo, irei verificar se este módulo possui uma saída de áudio e aí fica mais fácil é claro. Você tem toda razão.
Pela serial acredito que esta é uma tarefa quase impossível, mas irei tentar com a dica que você me deu. Vamos vê no que vai dar.

Valeu.
casebsantos
Bit

Mensagempor Sergio38br » 17 Dez 2007 21:08

boa noite,
uma pergunta, vc tem o terminal TC65 ou o módulo TC65???

Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor casebsantos » 18 Dez 2007 21:31

Sergio38br escreveu:boa noite,
uma pergunta, vc tem o terminal TC65 ou o módulo TC65???

Sergio

É o módulo TC65. Nele não tem uma saída de áudio.
casebsantos
Bit

Mensagempor Sergio38br » 18 Dez 2007 22:37

boa noite

Cara vc tem o manual de integração do modulo??? :shock: Pois todos os modulos que conheço da siemens tem saida e entrada de audio, inclusive este tem 2 entradas para microfone e duas saidas de audio, e mais uma interface digital para audio rx e tx PCM.

Caso queira o manual.. http://www.4shared.com/file/32439628/d1b375f1/tc65_hd_v01041_3_.html

G. A.

Sergio
Sergio38br
Word

Voltar para PIC